Leitora relata transtorno com vizinhos e reclama do atendimento da Polícia Militar através do 190

por Carlos Britto // 18 de fevereiro de 2014 às 19:33

telefone 190Os novos vizinhos estão tirando o sossego da comunitária Maria José, leitora assídua do Blog. Ela nos escreveu aflita relatando um episódio ocorrido no último domingo (16), quando esses mesmos vizinhos estariam armados em frente a sua casa, em Petrolina.

A leitora, que não quis identificar o bairro com medo de represálias, ainda se diz revoltada com o que considera “falta de ação” do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Ela e o marido entraram em contato com o 5º BPM através do serviço 190, no entanto disse ter recebido a informação de que não haveria viaturas para atender a ocorrência.

Confiram:

Terror gratuito

No último domingo (16), eu e minha família passamos alguns momentos de muito medo, de terror.

O domingo começou bem, fizemos uma feijoada, recebemos uns amigos e no final da tarde – quando os amigos foram embora – vimos que uns vizinhos, que mudaram recentemente para a nossa rua, resolveram fazer um churrasco na praça (não urbanizada) que há aqui em frente, debaixo de uma das árvores que plantamos há 10 anos, quando construímos a nossa casa. O detalhe é que o churrasco ocorreu bem em frente ao portão da minha casa, não em frente à casa deles.

Até aí tudo bem (ou não), pois já estou acostumada com a falta de educação dos vizinhos, que por causa da minha linda e frondosa árvore sempre param o carro na frente da minha garagem, sem se darem conta de que isso pode atrapalhar a entrada ou saída do carro (confesso que sou barbeira). Mas ninguém ainda tinha feito um churrasco no espaço que meu marido mantém limpo e ainda coloca areia de vez em quando para meus filhos pequenos brincarem.

O espaço é público sim, mas nunca vi ninguém ir com churrasqueira, mesa, cadeiras e muitas latas de cerveja às praças da cidade. Nem, ao parque Josepha Coelho, nem à Praça da Sementeira, nem às praças novas que a prefeitura fez nesses últimos anos.

Mas o medo e o terror, aonde estão?

Isso ocorreu quando um amigo e vizinho, que mora do outro lado da praça, me telefonou para avisar que, ao chegar em casa, viu do carro algo que parecia um homem com uma espingarda em frente à minha residência. Quando eu desliguei a TV para ouvir melhor o que o amigo falava, meu marido escutou gritos vindos da rua. Então, ele foi ver da janela do andar de cima o que estava acontecendo e voltou muito assustado porque não era um, mas três homens com armas grandes tipo rifle. Eles estavam em posição e atitude de como se estivessem caçando algo ou alguém. Logo depois ouvimos os tiros.

Levamos os nossos filhos para o nosso quarto e ficamos deitados com medo de alguma bala perdida. Liguei para a polícia, contei o que estava havendo e a atendente avisou que enviaria uma viatura. Eram exatamente 20h. Às 21h, a viatura não havia chegado e os homens armados estavam lá fora. Então, meu marido telefonou novamente e falaram que não iriam mandar viatura, pois não havia nenhuma. Como assim?

Agora me diga: você é um pai ou mãe de família e vê três homens armados na frente da sua casa. O que você faz? Liga para a polícia? E se não tem polícia? O que você faz?

Algum tempo depois, o meu vizinho (aquele que tinha nos avisado) ligou informando que ficou olhando da casa dele do outro lado da rua e que achava que eram armas de paintball, aquelas espingardas que atiram tinta. Mas também não temos certeza disso.

Pesquisei na internet as armas e equipamentos de paintball e, para quem não conhece armas, elas se parecem com aquelas que vemos no noticiário na mão de bandidos traficantes. Além disso, vi que essas “balas de tinta” machucam bastante.

O que eu devo pensar? Que felizmente eram armas de “mentira” e eles estavam apenas “brincando”? Eu penso diferente.

Sabe qual é a definição de Sociopata? “Alguém incapaz de se enquadrar nas normas da sociedade, que é extremamente egoísta, não se envergonha de seus atos, não sente necessidade de melhorar porque não acredita estar errado nunca”, não sente culpa e sequer se arrepende de seus atos.

Infelizmente meus vizinhos são sociopatas!

E agora, o que faço? E agora?

Maria José/ Comunitária

Leitora relata transtorno com vizinhos e reclama do atendimento da Polícia Militar através do 190

  1. Snoop disse:

    História estranha…

  2. Galvão disse:

    Não tinha viatura disponível?!
    E as que ficam rondando pela cidade? Elas só servem para passear, é isso?

    Já me disseram a mesma coisa uma vez, quando liguei para relatar um assalto na Orla de Petrolina.

    O que nos falta ouvir agora?

  3. Verlania disse:

    Aí está a prova de que o nosso nobre governado tá pouco se lixando pra o cidadão. Cadê a segurança? cadê a polícia que nunca chega na hora?
    Cadê o pacto pela vida? Ele tá preocupado com a campanha dele e com o seu sucessor. E o povo que se dane. Lastimável…

    1. lorena s s faizão disse:

      snoop concordo com voçê essas pessoas já se deram conta do tamanho e da proporção da população de petrolina voçês sabem qual numero do efetivo disponivel que fica se virando nos 30 pra toda cidade. Reclamem com a presidente Dilma que é quem libera verba por Estado com o governador Eduardo Campos que é quem governa o Estado e o prefeito Júlio Lossio que é quem governa a cidade e só tem outra alternativa colocar um segurança particular disponivél 24 horas .

      1. Luis Fernando disse:

        Já vi uma viatura com 3 policiais fardados comprando (muita) bebida alcoólica no Makro. Já vi viaturas paradas a noite inteira em frente a bares, fazendo, descaradamente, segurança do local. Já vi várias viaturas com motoristas à paisana dirigindo e que, nem de longe, pareciam estar em ronda ou diligência. Isso é se virar nos 30??? Acredito que o efetivo esteja realmente baixo, mas se nem com o que temos podemos contar fica complicado. Pagamos altos impostos até na energia que consumimos para termos segurança e nos entregam isso. Faço coro com esta comunitária. E agora, o que faremos?

        1. De pior a pior disse:

          Tem uma lanchonete na rua (avenida) da Polônia que sempre tem policiais batendo um lanche lá. Tem outra na av. São Francisco que os policiais nem saem do carro, o lanche é levado a eles.

          1. Marya disse:

            ÔÔÔÔ, policial não precisar comer?

      2. Rafael disse:

        A PM é competência do estado não da União! A união só administra as forças armadas, Polícia Federal e a força nacional de segurança pública!

  4. Frank disse:

    Não existe viaturas porque algumas estão estacionadas lá no Cond. Residencial Governador Carlos Wilson, próximo ao MAKRO. Já cheguei a ver viaturas da ROCAM(Preta e Cinza caracterizada), S-10, Parati e Palios Weekends do 5ºBPM Estacionadas lá por mais de horas. se lá fica umas 4 ou 5 imagine em outros locais da cidade. Agora pergunto…É carro particular é????

    1. Gabriel Oliveira disse:

      Bom! O problema do Brasil é que ninguém quer fazer direito o seu papel. Existem PMs suficientes em Pernambuco para policiar cada esquina da cidade, do mesmo modo que há viaturas suficientes para rondar cada bairro. É só olhar o efetivo da PM-PE que é de cerca de 30.000 homens, o número de PMs é mais do que suficiente para a quantidade de habitantes. O que ocorre então que não vemos PMs nas ruas?

      1- Cerca de 30% do efetivo está posto em atividades que NÃO SÃO DE SUA COMPETÊNCIA. Serviços administrativos (atender telefone “190”) Serviços de Investigação “Inteligência da PM” uma coisa que não deveria existir já que constitucionalmente a parte de investigação cabe somente às polícias Civil e Federal.
      2- Cerca de 5 % está escalado em escolas, para darem palestras sobre drogas, está dando aula em cursos e realizando outras atividades do gênero.

      Somando isso, temos quase metade do efetivo da PM sem fazer o seu papel que é de PREVENIR O CRIME, EVITAR QUE ACONTEÇA.

      Consequencias:

      1- Falta de policiais para a real atividade da PM, Policiamento OSTENSIVO, ou seja, aquele que o povo e os criminosos enxergam, o uso de farda não é à toa, é para INIBIR o bandido de agir. Até pouco tempo enxergávamos sempre dois policiais ANDANDO A PÉ pelo centro e nos outros bairros, perto dos comércios, escolas e casas. Nunca mais eu vi isso e depois que inventaram de botar ar condicionado em algumas viaturas, é que não tem policial fardado andando mesmo.

      Exemplo: Há pouco mais de um mês tentaram assaltar uma joalheria em pleno “Calçadão Bahia” no centro em frente a um posto da PM (QUE EU NUNCA VI FUNCIONAR POR SINAL), não conseguiram assaltar porque a dona inconscientemente reagiu e os ladrões correram.

      1. Gustavo disse:

        o Senhor esta enganado com o numero de efetivo da PM-PE o numero hoje não chega a 24 mil policiais tento em vista os que saíram para completar esse ano vamos ter mais ou menos a perca de 3 mil homens se aposentando e pedindo demissão mesmo, aqui em Petrolina são 550 homens para o qual cobri Petrolina,izacolandia,nova descoberta, todos esses projetos de irrigação, dormentes e Afrânio, você acha isso suficiente e como você mesmo situou desse 24 mil tem alguns lotados em outras funções que não é a do policiamento ostensivo,no carnaval o efetivo de Petrolina vai diminuir vão para recife fazer a segurança do carnaval(e a nossa cidadãos de bem como essa senhora ai como ficamos), o governado de Pernambuco mostra direto a diminuição do estado em homicídios roubos etc…. coisa para rir quando eu vejo, acredite quem quiser nas palavras deles! só olhar para Petrolina e perceber que esta totalmente errado e isso não acontece só aqui não!
        e outras são poucas viaturas com ar-condicionado quase não tem viaturas com ar aqui em Petrolina, o senhor não viu mais eles a pé no centro ou qualquer lugar de Petrolina por um motivo falta de efetivo, anda dois policiais em cada viatura ai a senhora relata 3 homens atirando quem é o policial que vai (2)dois contra 3 a regra na corporação é a diferença numérica ninguém é herói para ir 2 contra 3 se não tivesse armado ou pelo menos dois com arma eles iam,isso é uma regra no estatuto da PM de todas as PM´S do Brasil…
        Eu só espero que o governador antes querer ir governador o pais faça novas contratações investimento na segurança do estado! se ele não fizer isso o meu voto ele não ter mesmo sendo um conterrâneo que poderia fazer mais por nosso estado!

  5. alves disse:

    amigos a verdade é que vocês estão crucificando as pessoas erradas,aqui em recife as vt atendem atem ocorrência de cão revirando lixo,pois tem muito efetivo,viaturas a todo momento são 4 batalhões fora cipmotos,xoque,radio patrulha,cavalaria,cipcães,lutem por mais efetivo para sua cidade,pois 20 ou 30 pms nas ruas de petrolina não é nada.

    1. De pior a pior disse:

      Concordo plenamente. Mas também o descompromisso da PM em Petrolina é grande.

  6. MSP disse:

    Rezar…. É o que resta fazer.

  7. Indignada! disse:

    Que absurdo!
    Não acho que devemos cobrar dos governantes! Devemos cobrar de nós próprios, nossa sociedade, por um pouco mais de BOM SENSO, EDUCAÇÃO e RESPEITO AO PRÓXIMO!!!!

  8. Jack Herer disse:

    Apesar dessa história estar realmente muito estranha.. Enquanto os cidadãos precisam das viaturas para conter as ondas de violência, os policiais estão preocupados em abordar os maconheiros que estão tomando conta da própria vida.

  9. Jair Lima disse:

    Nenhuma novidade.

  10. Rafael disse:

    Amigos a verdade é a seguinte: A PM de pernambuco é um lixo que só serve para comer dinheiro público! Petrolina tem apenas 500 PMs para cobrir três municípios que somam quase 400.000 habitantes. O certo seria uns 1.000! As viaturas nem se fala pois não chegam nem a 30 unidades! Faltam equipamentos para os policiais, inclusive coletes a prova de balas! é fácil identificar nas viaturas três policiais e tem sempre algum no meio sem colete! O pacto pela vida é uma piada de mau gosto do governo Campos que só serve para enganar os bestas! Se funciona só se for no recife, onde o governador pretende arrancar daqui do sertão 500 policiais para ajudar na segurança do carnaval ( aí eu me pergunto para que serve a força reserva da PM que não é acionada para ajudar, e que com certeza consome milhões de reais por ano para não fazer nada!). Os núcleos de excelência da PM ( ROCAM, rádio patrulha, CIOSAC, CIOE, etc) Só existem na capital! O que há aqui é uma imitação de força especial da PM! Então, quer confiar em alguém, confie em Deus que com ele estaremos mais seguros, pq se depender da PMPE estamos fritos!

  11. caveira disse:

    Santa ignorância. Arma de airsoft n faz barulho (como é que ela ouviu tiros?) , e se trata de um esporte legalizado pelo exército brasileiro. O que mostra o comentário infeliz desta leitora assídua. E o pior. Planta árvore no meio da rua e quer ser dona??? Planta no seu quintal então.

  12. caveira disse:

    Cabe inclusive processo dos vizinhos nessa leitora que erroneamente os enquadrou como sociopatas.

    1. será mesmo??? disse:

      Será mesmo que essa coitada é ignorante, Caveira?
      Se ela ouviu tiros então não devia ser arma de paintball então….então não são sociopatas são bandidos mesmo. E esse negócio aí pode brincar no meio da rua como se fosse jogar bola? É inofensivo? Será que não machuca ninguém?
      Quanto a ser dona da árvore também não acho que é assim não. Ignorancia é quem não planta nada e quer usar a sombra dos outros.
      Essa mulher tá fazendo um favor para a cidade em plantar um árvore, aposto que o vizinho nunca nem pensou nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários