Jaguarari: Buscando valorizar cultura local, estudantes produzem documentário sobre o artesanato de palha

0

artesanato-palha-estudantes-jaguarariOs estudantes do curso técnico em Administração do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, no norte da Bahia, produziram um documentário sobre o artesanato de palha, buscando valorizar a cultura local. O filme, ‘Artesanato de Palha de Jacunã: Grupo geração jovem por um futuro melhor’, será exibido até 28 de setembro na unidade escolar e tem como objetivo também ser distribuído para outras escolas.

O artesanato de palha é um trabalho tradicional da localidade. Eles produzem chapéus, esteiras, tapetes, bolsas, chaveiros e lembranças em geral. A produção do vídeo é uma parceria com o departamento de Cultura da prefeitura, que disponibilizou o equipamento e logística para dois dias de gravação”, explica a professora e coordenadora do projeto, Karine Tafre. Ela ainda ressalta que os alunos passaram por oficinas e foram responsáveis por toda a concepção do trabalho, do roteiro ao acompanhamento da edição.

Além do vídeo, a turma realizou um plano para ajudar a cooperativa a gerir o negócio. “Muitas vezes, as artesãs gastam mais do que ganham, por isso aplicamos o que aprendemos no curso para ajudar as trabalhadoras. Fizemos o documentário em três momentos: uma parte contando a história do artesanato de palha, outra contando o projeto que estamos realizando e um bate-papo ouvindo as artesãs sobre o seu trabalho e vida pessoal”, destaca a estudante Thayná Ferreira, 17 anos. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome