Ibope: Bolsonaro continua na liderança, mas perderia para Haddad ou Ciro no segundo turno

por Carlos Britto // 26 de setembro de 2018 às 16:00

Foto: UOL/reprodução

Uma nova pesquisa Ibope de intenções de voto para presidente da República foi divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios no sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24).

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 27%

Fernando Haddad (PT): 21%

Ciro Gomes (PDT): 12%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 6%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Guilherme Boulos (PSOL): 1%

Cabo Daciolo (Patriota): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 11%

Não sabe/não respondeu: 7%

Em relação à pesquisa Ibope anterior (com entrevistas feitas no sábado, dia 22 e domingo, dia 23), a atual pesquisa (realizada no sábado, 22, domingo, 23 e segunda-feira, dia 24) mostra os seguintes destaques:

Jair Bolsonaro passou de 28% para 27%;

Fernando Haddad saiu de 22% para 21%;

Ciro Gomes foi de 11% para 12%;

Geraldo Alckmin se manteve com 8%;

Marina Silva saiu de 5% para 6%;

Os indecisos oscilaram de 6% para 7% e os brancos ou nulos, de 12% para 11%.

Todas as oscilações ocorreram dentro da margem de erro.

Rejeição

Os entrevistados responderam em qual candidato não votariam de jeito nenhum (nessa hipótese, o entrevistado por responder mais de um nome; daí, a soma superar 100%). Os resultados foram:

Jair Bolsonaro: 44%

Fernando Haddad: 27%

Marina Silva: 27%

Geraldo Alckmin: 19%

Ciro Gomes: 16%

Cabo Daciolo: 11%

Henrique Meirelles: 11%

Eymael: 10%

Alvaro Dias: 9%

Guilherme Boulos: 9%

Vera Lúcia: 9%

João Amoêdo: 8%

João Goulart Filho: 7%

Poderia votar em todos: 2%

Não sabe/não respondeu: 7%

Simulações de segundo turno

Haddad 42% x 38% Bolsonaro: branco/nulo – 16%; não sabe – 4%)

Ciro 44% x 35% Bolsonaro: branco/nulo – 17%; não sabe – 3%

(Fonte: G1-Brasília)

Ibope: Bolsonaro continua na liderança, mas perderia para Haddad ou Ciro no segundo turno

  1. Jose Carlos disse:

    Apesar de não confiar nessas pesquisas – digo o seguinte: Ou a pesquisa é mal feita ou os jornalistas não sabem repassar, pois, se são dois pontos de erro para mais ou menos, o correto seria tecnicamente empatados.
    Haddad 42% (-2%) = 40% x 38% (+2%) = 40% Bolsonaro: branco/nulo – 16%; não sabe – 4%)

    1. Deus não existe disse:

      Ou Haddad 44% e Bolsonaro 36%. Dentro da margem de erro. A turma da extrema direita anda tendo pesadelo a cada pesquisa que mostra o vermelhinho subindo. Pena que meu candidato (Alckmin) não decola. Mesmo assim vou votar nele. Dia 07 de outubro é 45 na cabeça!!!

      1. Guilherme disse:

        Típico idiota hodierno que acha cult ser ateu, mas olhando mais de perto hinos apenas um idiota analfabeto, adorador de presidiário e partidário de uma quadrilha que destruiu o Brasil.

  2. José Francisco da Silva disse:

    aletra geral 7 de 10 de 2018 dia D está em jogo ou alvar ou acabar de maar o Brasil;a queles que trabalham por um Brasil melhor e mais desenvolvido precisa eleger no primeiro tuno a quele que vai governar o Brasil ; pelo o andar das coisas é arriscado deixar para o segundo que Deu ajude-nos a tirar o nosso Brasil do fundo o poo

  3. Edilberto disse:

    Essas pesquisas absurdas e mentirosas deveriam ser proibidas, o Brasil tem 5.570 municípios 126 não quer dizer nada. Esse tipo de pesquisa fajuta só induz o eleitor ao erro, inclusive aquele eleitor idiota que nem com ele tem compromisso, imagine com o pais, vota apenas naquele que está na frente segundo pesquisa mentirosas. Hoje Bolsonaro tem 80% de aceitação pelo o povo, a eleição de 07/10 vai mostrar na prática que essas pesquisas não valem nada, essa cambada de corruptos que disputam com ele hoje não chegam nem a 10% na pretensão de votos. Bolsonaro só não ganha se houver fraude nessas urnas eletrônicas fajutas sem confiança.

    1. Defensor da Liberdade disse:

      A culpa então é de quem interpreta oras, brasileiro sempre foi vitima dos marqueteiros, com pesquisa eleitoral não seria diferente. E 80% é com base em quê? Nestas pesquisas fajutas de grupo de whatsapp, que são compartilhadas só entre amigos? Fala sério!

    2. Naja disse:

      Já tá inventando uma desculpa para não aceitar a derrota? 80% de aceitação? Com 50% de rejeição? A campanha do Bozi tá fazendo água, é só desespero e fake news kkkkk

  4. popo disse:

    Bolsonaro aqui em Petrolina vai da 65% votos validos…..Rumo a Brasila Bolsonaro pra moralizar essa Republica Falida, Fico besta como ainda tem gente mal informado nesse Brasil, A pessoa se sujeitar a um Bolsa Familia(Fabrica de Malandros) e fumadores de Craque foi isso que o Presidiario (Lula) levou nossa Naçao pra o fundo do Poço….Graças a Deus ele ja esta condenado e preso……Bolsonaro 17 Neles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários