Homem reclama de abordagem e é agredido por guarda municipal de Petrolina; prefeitura se pronuncia

por Carlos Britto // 12 de junho de 2022 às 20:42

Ganhou uma enorme repercussão a abordagem de guardas civis municipais de Petrolina a um homem na Praça Dom Malan, Centro de Petrolina, neste final de semana.

A cena foi registrada em vídeo e rapidamente ganhou as redes sociais. No vídeo, é possível perceber que um dos guardas aborda o homem (o qual provavelmente seria um ambulante) e cobra dele a nota fiscal.

O mesmo reclama da forma como o guarda tocou no seu ombro, alegando estar machucado. “Você é cego?”, desabafou o homem. Nesse momento, o guarda desfere um forte soco no rapaz, que joga areia no guarda e depois corre para fugir de outras agressões (vejam o vídeo).

Nota de esclarecimento

Por meio de nota, a Prefeitura de Petrolina informou que será aberto um procedimento administrativo sobre a conduta do guarda civil municipal envolvido nesse fato. “O agente deve ser inicialmente ouvido nesta segunda, 13, e pode ser afastado da atividade operacional até que sejam concluídas todas as apurações”, frisou o órgão municipal.

A Guarda Civil Municipal é uma instituição respeitada pela população e referência no Nordeste. Preza pela ordem e proteção de todos os cidadãos petrolinenses, bem como, não aceita condutas que fogem à legalidade e garantia dos direitos. Por isso, qualquer atitude que desonre o corpo da Guarda será devidamente apurada e corrigida”, encerrou a nota, que foi assinada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade e a Secretaria Executiva de Segurança Pública.

Homem reclama de abordagem e é agredido por guarda municipal de Petrolina; prefeitura se pronuncia

  1. Defensor da liberdade disse:

    Ando por aí e não vejo ninguém referenciando a guarda civil de Petrolina.

  2. A verdade disse:

    Errados os dois. O ambulante não pode agredir o guarda verbalmente demonstrando falta de respeito, nem o guarda pode agredir o ambulante fisicamente demonstrando desequilíbrio.

  3. Bodega6488 disse:

    Falta de respeito com o cidadão. Essa guarda só serve para onerar os cofres públicos e não tem serventia nenhuma. Lembrando quem paga eles somos nois.

  4. Bodega6488 disse:

    Quando falo essa guarda, não é só em Petrolina não, e sim em todo Brasil.

  5. Bodega6488 disse:

    Nosso Brasil está precisando voltar a respeitar o cidadão, pois a quase 4 anos vem só descendo a ladeira da hipocrisia, violência, corrupção e tudo que não presta. A eleição está próxima…

  6. Bodega6488 disse:

    Existe sim, muitos guardas humanos e respeitosos. Mas uma minoria faz isso acontecer. Essa Guarda Municipal era para está nas escolas municipais, praças etc, fazendo o que é de direito, fazendo a proteção dos bens públicos e não o papel de fiscalização sobre NF.

  7. Renan Santos disse:

    Bom dia! Devemos respeitar as autoridades,esses guerreiros estão todos os dias prestando um serviço de proteção para a população.Ele desacatou o guarda municipal,temos que ter em mente que devemos respeitar as autoridades e ensinar aos nossos filhos o respeito aos princípios da lei.Não devemos aqui nos opor as autoridades;pois,,eles estão constantemente zelando por nossa segurança.

  8. Renan dos Santos Silva disse:

    Bom dia! Devemos respeitar as autoridades,esses guerreiros estão todos os dias prestando um serviço de proteção para a população.Ele desacatou o guarda municipal,temos que ter em mente que devemos respeitar as autoridades e ensinar aos nossos filhos o respeito aos princípios da lei.Não devemos aqui nos opor as autoridades;pois,,eles estão constantemente zelando por nossa segurança.

  9. Renan Santos Silva disse:

    Bom dia! Devemos respeitar as autoridades,esses guerreiros estão todos os dias prestando um serviço de proteção para a população.Ele desacatou o guarda municipal,temos que ter em mente que devemos respeitar as autoridades e ensinar aos nossos filhos o respeito aos princípios da lei.Não devemos aqui nos opor as autoridades;pois,,eles estão constantemente zelando por nossa segurança.

  10. São abusados! Motoristas destas viaturas da GM desconhecem leis válidas e cobradas de outros motoristas em geral. Jogam os veículos em cima de outros, não ligam seta, param em qualquer lugar sem necessidade, avançam e contrariam as regras de uma rotatória…

  11. Mito disse:

    Esses guardinhas se acham demais… pensam que são da Swat americana.
    Não me representam.

  12. José carlos disse:

    Não vai dá em nada, essa é a vida do pobre honesto.
    Guarda covarde.

  13. João galdino disse:

    Olhe isso não pode acontecer, sempre tem a primeira vez.
    Sr. Prefeito, vossa excelência não pode admitir um absurdo desse.
    Como conheço vossa excelência, creio q isso tudo tem q ter um desfecho na ordem de uma punição.

  14. Jose Oliveira disse:

    Bom dia! Ok está errado o tipo de abordagem com violência por parte do guarda, mas tb quero dizer q esse cidadão q estão dizendo q é vítima não tem nada de ambulante, esse cara é um “cracudo” usuario de drogas q anda sempre por ali nos arredores da catedral e portas dos bancos importunando pedindo dinheiro ao povo nos semáforos e nas calçadas para alimentar seu vício. Nao duvido q ele estava tentando vender algo roubado e o guarda estava pedindo NF do produto! Nao parece ser nenhum inocente! A agrecao na verdade nem se concretizou, o soco desferido pelo guarda pegou de raspão no boné, mas tb vale ressaltar q houver desrespeito por parte do indivíduo, q o xingou verbalmente o chamando de “cego”. Lembrando q o guarda está fazendo o trabalho dele, ele é a autoridade publica presente, nao custa nada colaborar com o trabalho dele. Já pensou q se todos q ele abordar agir dessa forma desrespeitosa com ele? O q existe no momento por parte dessa mídia imunda, é tentar difamar de alguma forma as forças de segurança pública do estado, tentando inverter as coisas, onde mocinho é bandido e bandido é mocinho.

  15. Vanda. disse:

    Eu vejo todos os dias, ou melhor todas as noites, os guardas dando apoio aos meliantes de drogas que fazem da praça mercado livre de drogas, eles ficam é amigo deles.

  16. Marlene Gomez disse:

    E nessesario uma avaliação psicológica mensal ou trimestral, nos guardas municipais, abordagem truculento como essa mancha a imagem da corporação.

  17. Caveira disse:

    Um covarde, despreparado em todos os sentidos, inclusive fisicamente, pois nem correr consegue no vídeo. Deve ser mais um que esquece que é servidor público e não servido público.

  18. Despreparo disse:

    Imagina um cidadão desse com porte de arma.

  19. Kauam disse:

    Total despreparo. Pra que tocar no ombro do cidadão. Ele não apresentou nenhuma resistência nem ameaça. Essa é a guarda tão elogiada por Miguel Coelho, menos pela população. Kkkk

  20. Alcides Martins de Souza disse:

    Os guardas civis são mal selecionados, não tem preparo nenhum para trabalhar com o público, tem que haver um reciclagem. São violentos, querem na marra serem polícias.
    Nas minha opinião essa instituição tem que ser instita, e fazer outra com melhor preparo, piscicologico e psicriaticos.

  21. Nota zero disse:

    Procedimento totalmente errado por parte do guarda deveria ser espumoso chegou logo batendo no rapaz isso em praça publica imagine em outras situações outra também nunca ouvi alguem fazer comentários de bons serviços prestada por parte desses guardas amostrados,prepotentes ,incompetentes e muito criticados pela grande maioria da população petrolinense nota zero para esta guarda totalmente despreparada

  22. Alguém disse:

    Agressão pura. Que o guada seja punido.

  23. Truculência são medidas inaceitáveis por qualquer agente da segurança pública.

  24. Francisco Militão lima disse:

    A cada dia a desvalorização e desrespeito aos agentes da segurança pública, são mas contudentes, quem em sã consciência, arriscará o seu emprego daqui pra frente?

    ” NO BRASIL, QUANTO MAIS ERRADO, MAIS VALOR SE TEM!”

  25. Nota zero disse:

    Deveria ser expulso

  26. ferreira disse:

    Já já eles começam a dar tapa na cara, mataleão e jogar na viatura com gás lacrimogêneo…
    Despreparados se comportam nas ruas como deuses da vida e da morte.
    Mas na folga senta-se num buteco e enche a pança de cachaça sem esquecer de levar a pistola de lado, bem visível.

  27. Emerson Paz disse:

    A realidade é que a Guarda Civil Municipal não pode abordar e revistar caso não seja flagrante delito. Esse dever é da Polícia Militar. Já começa daí !!

  28. Evair disse:

    A função desses guardas é igual a função de peito em homens. Não serve pra nada

  29. Rogério Cavalcanti Bezerra disse:

    Demostração de total despreparo desse guarda municipal nessa cidade de Petrolina, não si deve agir dessa forma humilhando e agredindo o cidadão que tá ali tentando sobreviver, é um absurdo vê a forma que esse guarda cobra do comerciante a nota fiscal e sabendo que isso não é competência desse guarda municipal e sim da secretaria da fazenda.esse vídeo está circulando no Brasil inteiro e espero que as autoridades dessa cidadã tome as medidas cabíveis e que não deixe passar despercebido pq isso não está mais(esse guarda não tem condições de fazer parte da corporação é totalmente despreparado)

  30. Alice souza disse:

    Enfim, totalmente despreparado..e esses guardas são cheios de direito só pq tem o apoio do prefeito.e acham q são policiais.culpa disso é o próprio prefeito q deu essa ousadia toda a eles.

  31. Alcides Amaral disse:

    Os dois estão errado, faltou preparo do Guarda municipal
    Uma abordagem desse tipo em que houve abuso de autoridade teria que ser mobilizado e encaminhado para uma audiência de custódia, a autoridade não pode partir para agressões física, se for recebido a bala, têm todo direito de revidar para salvaguarda sua vida.
    Se encontrava nas condições de suspeito para averiguação.

  32. Bodega6488 disse:

    A Guarda Municipal tem que proteger o patrimônio público e não fazer o papel da PM. Numa ocasião especial ela pode ser acionada. O gasto com combustível num sobe e desce de viatura pelas avenidas da cidade, é um absurdo. Guarda Municipal sim, mas no patrimônio do município.

  33. Bodega6488 disse:

    A Guarda Municipal tem que proteger o patrimônio público e não fazer o papel da PM. Numa ocasião especial ela pode ser acionada. O gasto com combustível num sobe e desce de viatura pelas avenidas da cidade, é um absurdo. Guarda Municipal sim, mas no patrimônio do município.
    Se liga Durando

  34. Sem lado disse:

    A Guarda Municipal tem que proteger o patrimônio público e não fazer o papel da PM. Numa ocasião especial ela pode ser acionada. O gasto com combustível num sobe e desce de viatura pelas avenidas da cidade, é um absurdo. Guarda Municipal sim, mas no patrimônio do município.
    Se liga Durando

  35. Snoop disse:

    Reclamam dos crackeiros na praça mas quando vão resolver não querem? Tomara que tomem de conta!

  36. Adorador da ação da justiça disse:

    Nós respeitos a quem merece não a quem usa uma farda paga pelo contribuinte e se acha no poder de agredir o cidadão!!!

  37. Lopes disse:

    Na realidade são pessoas extremamente agressivas

  38. Marcos Macedo disse:

    Complicado. Deve-se ouvir as partes, antes de se fazer julgamentos precipitados.

  39. Magalhaes disse:

    Respeito a autoridade e uma coisa nobre como um parceiro la em cima comentou, eu acho que ele é militar pelo lo jeito que se expressa , mais o abuso da autoridade é isso é inaceitável ja que estamos falando de vida das humanas, o cara entra na polícia pra proteger a sociedade e não virar o pai ou carrasco alheio, todoa nos temls.o direito de expressão e naonfoi nada de mais perguntar se ele não estava vendo o machucado, desmoralizou ele ou sua testosterona corporativa, tem mais é que ser apurado.

  40. Joselito granja disse:

    Votou 17 em 2018 não resolveu

    Em 2022 vota 22 vai q muda

  41. bruno disse:

    Engraçado que nim foi atrás né pra saber quem é o anjinho que vcs estão defendendo. Simplesmente o noia roubou e agrediu um Sr de idade para roubar a mangueira que está na mão do GCM isso os blogs de merda que defende marginal foi atrás né. O único erro do guarda foi não ter quebrado os dentes desse marginal. E interessante que essas pessoas não têm coragem de filma os traficantes atuando aí na catedral né pq será? Mas filma uma parte isso esse povo hipócrita sabem. Estou com o GCM e era pra ter dado uma surra pra levar pra trauma o vagabundo. Esse noia fica na praça extorquindo e roubando o povo isso ninguém vai atrás.

  42. studiomcabeleireiros2@gmail.com disse:

    Indepedente del ser cracudu oi nao nao tema mara a ver

  43. Adriano Souza disse:

    A verdade é que o agente de segurança precisa aprender a trabalhar, ou seja, não fazer nada. A mesma pessoa que pede a presença é a mesma fica no sofá de casa filmando e criticando anonimamente. Sigam as determinações do stf, parem de fazer o serviço de vocês e deixem o circo pegar fogo! A sociedade gosta mesmo é de bandido e se tiver 9 dedos então, ela idolatra!

  44. Fabio disse:

    Esses guardas normalmente não tem formação educacional tanto em casa como no treinamento, são pessoas para mim sem prestígio também não vejo por que ter guardas municipal já temos polícia o mundo sempre funcionou dessa forma, uns despreparsdos mal sabem escrever o nome e a prefeitura da emprego, tudo que é do estado ou município não presta serviço ruim, esse ambulante deve mover uma ação cível e crime contra esse animais, se ele estivesse em um carro de luxo isso não acontecia, quero dizer e a baixa cultura desse tipo de gente, mente pequena e visão nenhuma

  45. Edilmasouzaa@ Yahoo.com.br disse:

    Absurdo esses guarda municipal , a cidade diz que eles preservam os petrolinense, uns guarda desse quero distância não tem postura ele nem respeito e não sabem abordar uma pessoa principalmente os ambulantes que vivem trabalhando nos locais públicos por falta de oportunidades de emprego e tentam ganhar seu sustento honestamente mas são tratados pelos guardas municipais com arrogância e ignorância.
    Devido o analfabetismo funcional , treinamento psicológico e educação de bons modos esses guardam municipais aproveitam do seu poder o título de guarda sentem como um poder de agredir e tratar mal e até na fala das abordagens tratam mal ,prenseciei já isso no centro de Petrolina como eles viram que eu estava gravando e falando eles diminuíram o tom de voz com um rapaz não foi com esse que foi agredido fazem uns três meses achei um absurdo.
    Petrolina cidade bonita temos. Excelente prefeito Miguel e agora está sendo Simão admiro administração de vcs , mas precisa colocar esses guarda municipal e também alguns policiais fazerem acompanhamento psicológico e ter aulas de modo e costumes , porque uma farda um cargo deles não dão direito de serem mal educados.
    Façam seu papel mas com educação modos na maneira de falar e abordar .

    Nós

  46. Antonio disse:

    O que acho errado é a prefeitura requerer do guarda a cobrança de nota fiscal de algum bem portado, comprado ou vendido no comércio, acho que isso é função da fazenda municipal. Mas, como brasileiro gosta do seu jeitinho, paciência.

  47. Marco Antônio Ramos disse:

    Quero aqui aproveitar e solicitar das autoridades locais, medidas urgentes em relação ao tráfico de drogas em todo o centro, sendo os principais focos a praça Dom malan aqui apontada e a praça do bambuzinho, pessoas traficando e utilizando livremente, sem qualquer tipo de receio, respeito ou pudor. Já presenciei pessoas usando e vendendo na frente na guarda r nada foi feito, pelo contrário, se retiraram para não atrapalhar.

  48. Clesio disse:

    Infelizmente o descrédito das pessoas aos poderes públicos leva a isso, desacatar os agentes que é óbvio e a parte dos poderes mais próximos da sociedade. No momento em que os agentes são acionados por lei são obrigados a buscarem uma solução. E óbvio que protocolos de atendimento devem ser observados e os agentes frequentemente treinados para atender as ocorrências.

  49. Anonymous disse:

    Ôôô “A verdade”, errado o guarda! Pois não merece respeito, quem não se dá primeiramente o respeito, ou o meu direito termina quando o do outro começa! É melhor todos irem se acostumando com o fato de que já estamos numa ditadura, que pra sê-la escancarada de vez só falta o energúmeno, o sacripanta mor da nação, o bozo, decretar oficialmente o golpe. Isso se a sociedade civil organizada não se organizar propriamente dito pra se evitar assim esse e outros casos do tipo, mostrando a esses sacripantas do tipo quem é que manda neste país, e continuarem esses mosca morta, bunda mole de sempre. Que enquanto o correto ambulante reage, outros pamonhas ficam passivamente assistindo na expectativa, com cara de bundão, como assim também aconteceu no caso do doente mental Genivaldo, que o povo só fazia assistir abestalhadamente os cachorrões da polícia federal de Sergipe trucidarem o cara no camburão com gás de pimenta. Como disse Martin Luther King: o que me assusta não é o atrevimento dos maus, mas a omissão dos bons. Pois se os omissos de sempre forem nessa de que não é com eles, ou de que poderia ser pior, que fiquem atentos para que a próxima vítima não seja eles com algum cachorrão desses batendo à porta da casa pra levá-los pro porão!

  50. Foi errada abordagens mais os gudas tão certo em fazer essas abordagens nas praças emas escolas o povo tem que dá apoio e não falar mal dos guardas eles tem que punir e colar no seu ligar e muitas pessoas vindo de fora envadindo as praças principalmente de Petrolina tem que botar pra corre eles fazem muitas bagunças na praça uso de drogas e outras casas mais tem que botar moral.e muitos petente pedindo na nossa cidade pra usar drogas .os guardas tá certo.

  51. Foi certa a abordagens tem que botar moral na pracas Tem muitos vagabundos pedindo pra compra intorpecete para usar .e muitas pessoas de fora tem que abordar mesmo os guardas tão certo.tem que fazer a limpeza.tesdes meliantes.aida tem mente que dá apoio.ta de parabéns o secretário.e os agentes. Bote pra correr esses meliantes das nossas praças só cego não vê.

  52. Karlo nascimento disse:

    Esses caras querem fazer papel de policia, quem da arma e lega poderes para uma pessoa despreparada como esse elemento é tao errado quanto ele, a maioria é arbitrários tem comportamento marginal, precisa entender ninguem tem direito de bater em ninguem, se sentiu ofendido? Da voz de prisão algema e conduz a delegacia, agindo assim estará mostrando q é um cumpridor da lei, vao assistir video da policia federal e vejam como é q eles abordam..pois do jeito esse elemento abordou o cidadão mostrando toda a covardia q so um marginal pode mostrar..lamentavel.

  53. Daniel disse:

    A notícia está totalmente errada esse rapaz não é ambulante e sim um morador de rua e ladrão, ele tem esse costume, quando as autoridades vem abordar ele reage desta forma para que gente aos arredores se comovam. O povo só criticam. Mais qualquer outra autoridade que disse abordar e fosse recebido com esse tom agiria de tal forma.

  54. Helena Dantas da Silva disse:

    Humanidade, devemos cobrar da saúde, educação, igreja,já da polícia conversar com desordeiros é com paulada e bala,todos sabemos que quando se chega nessa área não há diálogo.

  55. Richard disse:

    Sociedade hipócrita, se almejam respeito. Dá-se o respeito. Vejamos e convenhamos. O rapaz pediu!!!! Kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.