Governo de PE e OPAS validam Kit para detecção do câncer de colo do útero

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2022 às 17:58

Foto: Miva Filho/SES-PE

O Governo de Pernambuco lançou, na manhã desta segunda-feira (12), em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), os testes de validação do Kit Nacional de Biologia Molecular para detecção do câncer de colo do útero. O exame, de baixo custo, com a capacidade de identificar o DNA do Papilomavírus Humano (HPV) – enfermidade que vitima, em média, 300 mulheres por ano no Estado -, foi realizado em 16 pacientes que se submeteram à coleta do material ginecológico na Upinha Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife.

Atualmente, no Brasil, a maioria das coletas preventivas para detecção do câncer de colo de útero é feita nas mulheres por meio do exame citopatológico, conhecido popularmente de Papanicolau. A nova plataforma utiliza a mesma tecnologia utilizada nos exames de detecção da Covid-19, por meio do RT-PCR. Esta análise que identifica o HPV através do DNA tem resultados mais rápidos (os do Papanicolau saem, em média, em 30 dias, e os por PCR Teste, em 15). Além disso, o Kit é mais sensível e eficaz no diagnóstico. Tudo isso com um valor que poderá ser absorvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo teste faz parte do Programa “Útero é Vida”, que tem como meta reduzir os números de câncer de colo do útero no Estado. Para a validação do Kit na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será feito um total de 1.500 testes nos próximos dias. Outras oito unidades dos Distritos II e VII do Recife, mais a Upinha Fernanda Wanderley, participam dessa fase de trabalhos. Na segunda etapa, a partir da liberação da Anvisa, o Kit poderá ser usado em larga escala em Pernambuco.

Foto: Miva Filho/SES-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…