Gonzaga Patriota mantém viva esperança de tirar interligação do São Francisco com Tocantins do papel, após aprovação de projeto arquivado

por Carlos Britto // 30 de junho de 2019 às 17:50

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) renovou as esperanças em relação a um antigo projeto de lei de sua autoria, propondo a interligação das bacias do São Francisco e Tocantins. Esta semana a matéria recebeu parecer favorável do relator do PL, o deputado federal Pastor Eurico (PATRI).

O PL 538/19 refere-se, na verdade, é uma reapresentação de outros anteriores, a exemplo do 6.284/2013, 250/1995, 4.797/1990 e do 6.569/2013 (este último aprovado na Câmara, mas arquivado no Senado).

O PL 6.569/2013 foi aprovado nesta Casa parlamentar e, por ter sido arquivado no Senado Federal, estamos o reapresentado, nos termos da legislação vigente. Essencialmente para um país como o Brasil, e num cenário cada vez mais próximo de escasseamento de recursos energéticos e aproveitamento racional das vias navegáveis interiores, representa condição inarredável para o desenvolvimento econômico e social equilibrado e melhoria de suas condições de competitividade no intercâmbio internacional”, declarou.

Ao Programa Carlos Britto, na Rural FM, Gonzaga disse que continuará brigando por sua proposta, especialmente porque a interligação do São Francisco com outros Estados garantirá a navegabilidade do rio. Sem contar, segundo ele, que o projeto representa a sobrevivência dos grandes perímetros irrigados de Petrolina e região. “Por isso fiquei muito feliz pelo meu projeto ter sido novamente aprovado”, avaliou. Para iniciar a obra, Gonzaga já garantiu R$ 600 milhões no Orçamento da União para viabilizar o projeto, que já dura 20 anos no papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários