Exclusivo: Lucas Ramos avalia ações de mandato em 2017 e vê possibilidade de candidatura a federal exitosa

24

Numa entrevista exclusiva concedida a este Blog, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fez um balanço completo de sua atuação nos últimos 12 meses de trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O socialista também destacou a liderança na defesa do Rio São Francisco e da Chesf e, principalmente, as expectativas e desafios que irão se colocar em 2018.

Disposto a entrar no embate por uma cadeira no Congresso Nacional, Lucas tem o nome consolidado entre as prováveis candidaturas que surgirão dentro do PSB, e conta com o apoio do governador Paulo Câmara para chegar a Brasília. Sobre o primeiro ano de mandato do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), o parlamentar disse ter visto apenas “Carnaval e São João”. Também voltou a cutucar o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ao afirmar que sua saída do PSB “foi oportunismo” em busca de “um projeto individual” (o Governo do Estado).

Confiram os principais trechos da entrevista:

BIEsp e Compaz

Acredito que o ano de 2017 foi determinante para entregarmos os resultados que os pernambucanos exigem de nós. Mas gostaria de dar um destaque às ações em Petrolina, nossa cidade, onde viabilizamos obras, serviços e projetos estruturadores em diversas áreas e que farão a diferença na vida das pessoas. Na Segurança Pública, fizemos a indicação e fomos relatores do Projeto de Lei que criou o Batalhão Especializado Integrado de Policiamento, o BIEsp. Apresentamos ao governador a necessidade urgente da implantação da unidade como forma de combater a violência e não descansamos até obter o atendimento do pleito. Agora, iremos trabalhar para que o novo batalhão comece a operar já no primeiro trimestre de 2018 e, assim, mais de 300 novos policiais cheguem para reforçar a segurança do Sertão do São Francisco. Vale destacar também a conquista de 12 novas viaturas e 40 policiais para o 5º Batalhão da PM. Por entendermos que promover a Cidadania e a Cultura da Paz é trabalhar pela segurança de forma preventiva, fomos autores da indicação para que o primeiro Centro Comunitário da Paz, o Compaz, fora do Recife seja implantado em Petrolina. Fomos até Brasília buscar recursos para garantir esse projeto inovador de fomento à cidadania, que afasta as comunidades do crime, especialmente crianças e jovens. Ainda na promoção de Cultura de Paz, inauguramos a tão esperada Praça da Juventude, no bairro João de Deus, após intenso trabalho para destravar recursos e dar celeridade às obras.

Água

Para ampliar o acesso da população à água, conseguimos retomar, através de nossa emenda parlamentar, as obras do Serrote do Urubu, garantindo água tratada para 450 famílias. Também através de emenda parlamentar, conseguimos dar início às obras do sistema de distribuição de água do Loteamento Park Mandacaru, beneficiando 200 famílias. Trabalhamos muito para garantir os sistemas simplificados de abastecimento de água de Porteiras, Ponta da Serra, Água Viva, Poço da Cruz e Mirador. Em Rajada, na Zona Rural, articulamos junto à Compesa a ampliação do sistema de abastecimento que beneficiará 70 famílias.

Saneamento

Na área de saneamento, também em Rajada, as ruas Professor Benedito Rodrigues e Professor João Humberto Mendes ganharam uma nova rede coletora e condominial de esgoto. E comemoramos a conclusão do sistema de saneamento e esgotamento fluvial do bairro Vila Eulália.

Educação

Na Educação, fizemos indicação, em abril de 2015, para instalação da Escola Técnica Estadual de Petrolina, aprovada por unanimidade na Assembleia, e vibramos com a notícia do Ministério da Educação de que os recursos para instalação da ETE estão garantidos. Também destinamos recursos, por meio de emenda parlamentar, para que a Escola Evangélica continuasse a atender crianças e famílias do bairro Henrique Leite, medida necessária, uma vez que a Prefeitura anunciou a suspensão dos repasses para a instituição. Em infraestrutura viária, viabilizamos a conservação da Estrada do Aeroporto e das rodovias que dão acesso à Tapera e Pedrinhas, que receberam a operação tapa-buracos, além das sinalizações horizontal e turística para os balneários. Promovemos ainda o Jogo da Solidariedade e arrecadamos mais de 4 toneladas de donativos para as famílias atingidas pelas enchentes na Zona da Mata Sul e Agreste. E também atuamos junto à Fundarpe para iniciar o processo de tombamento do Palácio Diocesano, patrimônio histórico e religioso da nossa cidade que precisa ser preservado.

Outros municípios

Garantimos investimentos importantes para o atendimento à Saúde em Lagoa Grande, destinando recursos de emenda parlamentar para aquisição de uma nova ambulância. Conseguimos, através do DER, a realização dos serviços de conservação do asfalto da Estrada da Uva e do Vinho, a PE-574, e trabalhamos em sintonia com o Prodetur para realizar a urbanização da Enoteca no distrito de Vermelhos, em fase de conclusão. Atuamos para agilizar o início dos serviços de requalificação da orla de Santa Maria da Boa Vista, obra orçada em R$ 1,3 milhão e em andamento. Articulamos com o governador Paulo Câmara a construção da tão esperada PE-499, a Rodovia da Cebola que liga Terra Nova e Cabrobó. Contribuímos para a perenização do Riacho Grande, em Cabrobó, a partir da abertura das comportas de barragens do Eixo Norte da Transposição. Em Afrânio, lutamos pela recuperação da PE-635, que liga o município a Dormentes. E atuamos com muita disposição para entregar, ao lado do governador Paulo Câmara, as escolas estaduais Cláudio Galindo, no distrito de Cachoeira do Roberto, e Antônio Cavalcanti Filho. E ainda promovemos a destinação de emendas para reforçar os orçamentos do Fundo de Apoio aos Municípios (FEM) de Lagoa Grande e Afrânio, para execução de obras de infraestrutura urbana e mobilidade.

Frente Parlamentar em Defesa da Chesf

Essa é uma batalha que lideramos por sabermos da importância do Rio São Francisco para o povo nordestino e da Chesf para o desenvolvimento socioeconômico da região. Nossa Frente Parlamentar foi a primeira criada no Brasil. Fizemos o que o Governo Federal se nega a fazer, ouvimos o povo sobre essa proposta desastrosa de privatizar o setor elétrico. Promovemos e participamos de 14 audiências públicas em todas as regiões do Estado e no Nordeste e, em todas elas, nenhum defensor da privatização esteve presente para apresentar argumentos favoráveis à venda da estatal. O que enxergamos é o comprometimento do uso múltiplo das águas do Rio São Francisco e o risco ao abastecimento humano e à produção agrícola nos projetos de irrigação, aumento na conta de luz e consequentemente aumento do custo de produção nas indústrias, o que acaba gerando desemprego. Nossa pressão foi suficiente para que a proposta de privatização não fosse editada por Medida Provisória, como desejava o Ministro de Minas e Energia, mas enviada como Projeto de Lei para ser debatido no Congresso Nacional. No apagar das luzes de 2017, o Governo Federal ainda publicou uma MP, sobre a qual já nos debruçamos e estamos ingressando com as medidas judiciais cabíveis para derrubá-la, como uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). Além das audiências e atos, estivemos no Ministério Público Federal e na Justiça Federal, recebemos o apoio de entidades representativas de classe, movimentos sociais, religiosos e sindicais que se uniram à nossa luta pelo fortalecimento da Chesf. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas temos confiança de que a Companhia sairá maior dessa tentativa açodada de venda de um patrimônio tão importante para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil.

Governo Miguel Coelho

Petrolina se inseriu de vez no calendário de eventos de Pernambuco. Foram realizadas duas grandes festas: Carnaval e São João, ambas com apoio do Governo do Estado. Só. O que se pregou em 2016 durante a campanha eleitoral – o alinhamento entre os governos municipal, estadual e federal – veio por água abaixo logo nos primeiros meses do ano, quando o grupo do prefeito rompeu com o governador Paulo Câmara (PSB), esquecendo que foram eleitos neste time. Tudo aquilo que foi anunciado com apoio do governo federal não passou de ilusão para o povo de Petrolina, até então. O que vimos foram unidades do Nova Semente serem fechadas, sementeiras e professores demitidos.

FBC no MDB

É claramente um movimento oportunista em busca de um projeto individual, familiar. Até meses atrás, na avaliação do senador FBC, o governador Paulo Câmara era um dos melhores gestores do País. Diante dos elogios é de se estranhar uma mudança de opinião tão brusca e em tão pouco tempo. Não nos restam dúvidas de que tal postura só reforça a intenção pequena de construir um projeto de poder centrado em apenas um grupo familiar, sem demonstrar compromisso com o progresso do nosso Estado, iniciado há 10 anos com o governador Eduardo Campos.

Desafios para 2018

Pegar no serviço ainda mais, dia e noite, para entregar resultados e, com isso, justificar a escolha que os pernambucanos fizeram em 2014, ao nos indicarem como um dos seus representantes no Legislativo Estadual. Queremos superar as expectativas e fazer muito mais. Sabemos que seremos cobrados e é bom que isso aconteça. As pessoas precisam e devem participar mais da vida política. Seguiremos com o pé no chão, vontade de trabalhar, olhar para o futuro e compromisso com o desenvolvimento não só de Petrolina, mas de todo Pernambuco.

Candidatura a federal

Está claro que as coisas no Brasil não podem continuar como estão. O brasileiro quer a renovação no Congresso Nacional. É urgente a mudança de atitude e de comportamento dos agentes públicos que exercem mandato. A política vem se tornando um assunto de polícia e o país não suportaria mais quatro anos de uma Câmara emaranhada em denúncias, delações e prisões. Existem, em Brasília, deputados que honram as tradições pernambucanas e acreditamos no nosso potencial para contribuir com a construção de um país melhor para se viver.

(Foto/divulgação)

24 COMENTÁRIOS

  1. Bom trabalho para uma primeira gestão, são ótimos os resultados. Apoiamos a iniciativa da luta pela manutenção da CHESF. As barragens, em número de 49, foram feitas nos Governos Militares, obras realmente necessárias e estruturadoras, não podem ser vendidas simplesmente para tapar o rombo feito por políticos desonestos, o que deve ser feito é confiscar todos os bens desses desonestos e aí sim, vender para cobrir o rombo. Essas vendas trata-se de compromissos já feitos de entregarem o Brasil, ainda no Governo Dilma foi feito um tratado de poderem vir para o Brasil 300 milhões de chineses e a venda dessas Estatais nada mais é do que isso.

    • fazendo política suja junto a compesa atendendo apenas pessoas indicadas por um ou alguns que se diz líderes tentando vender os votos do povo das comunidades

  2. Amigos, é muito trabalho. Em todas as áreas. Nunca tive tanto orgulho de um voto! Parabéns deputado. O Sr. fez com que o futuro da Política chegasse agora. Rumo a Brasília! Lucas Ramos para mudar esse País!

  3. DIZER AO DEPUTADO QUE ELE NÃO INDICOU NADA DE NOVO BATALHÃO DE POLICIA PARA PETROLINA. QUEM SEMPRE BRIGOU FOI O EX-VEREADOR BETÃO JUNTO COM O DEPUTADO MIGUEL COELHO. E NÃO VI E NEM VEJO UMA AÇÃO PARLAMENTAR DE LUCAS RAMOS EM PETROLINA. A PRAÇA DA JUVENTUDE FOI GONZAGA PATRIOTA DEPUTADO. NO MAIS ACHO QUE O CARO DEPUTADO TEM MESMO É CIÚMES DA FAMÍLIA COELHO PELO O SUCESSO DA FAMÍLIA. DEPUTADO SAI MESMO CANDIDATO A FEDERAL PORQUE ESTADUAL OS 15 MIL VOTOS QUE O SENHOR TEVE NÃO VAI TER MAIS NEM PARA FEDERAL

  4. Parabéns Lucas Ramos, sempre muito compromissado e firme nas ideias, demonstrou postura de gente grande como deputado Estadual! Mais uma vez estarei contigo, seja pra Federal ou qualquer outra candidatura.

  5. Difícil encontrar nos dias de hoje um político tão consciente como o deputado Lucas Ramos. Este trabalha para o povo e não para si mesmo! Este ano esperamos muito mais e sabemos do seu compromisso em melhorar nossas vidas! Obrigado deputado pelo empenho e pode contar com nosso voto!

  6. No cenário político que o sertão pernambucano tem, orgulha ver um jovem político fazendo tanto em tão pouco tempo. Obrigada deputado por tudo que vem fazendo pelo povo sertanejo, agora sim temos um representante (VOCÊ) na ALEPE e teremos você em Brasília ano que vem. Pq são de políticos que pensam no povo que o Brasil precisa.

  7. Lucas está preparado, vai chegar em 2018 com força, valeu a pena em 2014 e ano que vem, pra federal, pode vir!

    Vai trabalhar ainda mais!!!

    Parabens Lucas Ramos

  8. Meu Deus, quanta asneira, esse aspirante a líder comunitário tem que fazer política com “P” e não ficar budejando de um grupo que faz e não está preocupado em atacar ninguém.

    Faz o teu e mostra ao teu eleitor estagiário, nem que tem couro grosso anda atacando ninguém.

    E tem mais, vai tomar uma piaba, vai ficar sem mandato e sem cargo, sem norte, pois o povim lá da capital, onde vc mora não vão te dar guarida não, o senhor vai ter que comeu o que ganhou atrás.

  9. Isso aí, deputado. Política se faz dessa forma, com trabalho, com serviço a população, e não em benefício próprio e de sua família. Já fez em 03 anos muito mais que outros fizeram em sua vida toda. Conte sempre com o meu voto!

    Lucas Ramos é o meu federal em 2018!!

  10. Parabéns Deputado, pelas ações em prol do nosso Sertão tão sofrido e esquecido, a luta agora tem que ser na Câmara Federal, vamos renovar, chega de parlamentares oportunistas que se preocupam apenas em tirar proveito próprio e familiar e esquece o povo que os elegeu.

  11. Parabéns meu Deputado! Sabemos da sua luta em trabalhar por Pernambuco! Em ter a responsabilidade no Legislativo com a Administração Pública.

    O Povão precisa evoluir sobre a Administração Pública séria!

  12. A politica precisa de renovação e Lucas é um representante da nova política, meu voto para FEDERAL é LUCAS, força meu deputado porque estaremos sempre com você.

  13. O deputado Lucas Ramos é um dos melhores exemplos de trabalho sério por Pernambuco. Em seu primeiro mandato, renovando a política estadual e mostrando um empenho ímpar em busca pelas melhorias para o povo pernambucano, do Sertão à capital. Parabéns, Lucas! Estamos juntos em 2018!

  14. Sério!! Todos os assessores de Lucas escreveram aqui!! Só pode!!!

    O cara não dez NADA!! Vive fazendo politicagem!! Não é coerente em nada e ainda se apossa do feito de outros!!

    Já deu!!!

  15. Estamos juntos deputado, críticas sempre virão, sejam construtivas ou mesmo as que não tem nenhum valor. O importante é seguir a politica de renovação, é disso que o país precisa hoje, deixar de lado velhas guardas que só pensam em ganhar, e em nunca ceder para o bem de todos. Oportunistas sempre existirão e iria criticar, faça sua parte, continue trabalhando pelo povo, mostre isso, pense grande e seja sempre do povo, a política precisa disso.

  16. Lucas Ramos é aquele que ganhou a eleição porque o pai é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e morre de ciúmes e inveja de Miguel Coelho porque esse é prefeito e mais competente que ele ? Conheço não…

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

três × quatro =