Estudo aponta grupo mais vulnerável a contrair dívidas

0

sair-das-dividasFamílias de baixa renda, idosos e jovens são os mais vulneráveis a se endividarem. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE),  o motivo está na falta de suporte do poder público e fatore emocionais que atingem esse grupo.

O estudo revela ainda que famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 3.620) apresentam o maior percentual de endividados, atingindo 31,1% dos devedores no estado.

Outro dado curioso da Fecomércio-PE diz respeito às classes A e B. Eles são o grupo que mais mantém dívidas atrasadas. Os índices chega a 26,1%. Um dos motivos para as pendências financeiras desse grupo é o padrão de vida – quanto mais se ganha, mais se gasta.

Inadimplência

A inadimplência do brasileiros reflete também no crescimento da devolução de cheques sem fundos. Somente no primeiro mês de 2014, foram devolvidos 1.380.144 cheques. Esse número representa aumento de 2,11% em comparação a dezembro do ano passado e é a maior taxa desde 2010.

De acordo com a Serasa Experian, o aumento de cheques devolvidos é reflexo da dificuldade dos brasileiros em pagar os gastos das festas de ano, viajem de férias e impostos como IPVA e IPTU. (Fonte: JC Online e O Globo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome