Estudantes buscam apoio para implantação de bônus regional no Enem e aumento das cotas para escola pública

0
Foto: Denise Saturnino

A união dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (Uesp) irá promover neste sábado (12) a live “Incluir para Democratizar”, com objetivo de debater propostas para maior inclusão de alunos locais nas universidades públicas e particulares da região do Vale do São Francisco. Em entrevista ao Blog, o representante da Uesp, Paolo Presta, declarou que serão debatidas propostas para criação de um bônus regional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além do fortalecimento de cotas para escola pública.

Para os organizadores do evento, o Vale do São Francisco reúne grandes polos universitários renomados, e por este motivo, atrai muitos alunos de outras localidades, que acabam sendo maioria a ocupar estes espaços. “Precisamos de medidas de inclusão, que garantam o acesso dos alunos locais que vivem uma realidade muito diferente e não têm condições de pagar por uma educação de qualidade. Muitos de nós precisam conciliar trabalho e estudo e precisamos da ajuda dos nossos representantes para lutar por nossa causa”, frisou.

Paolo disse ainda que as medidas de inclusão, como bônus regional e aumento de cotas para escola pública, já foram implantadas em diversas outras regiões do país. “Não é uma medida nova, muitas outras cidades do Brasil já entenderam que precisam valorizar os estudantes locais, compreendendo a realidade de cada um, falta a nossa região despertar para isso também”, complementou.

Irão contribuir com o debate a representante do povo Truká, Cláudia Truká, o professor doutro da Univasf, Edmilson Santos, o representante da União dos Estudantes Secundaristas da Bahia, Uelinton Jorge, e o integrante do Grêmio Dom Malan, Kaio Pereira. A live irá iniciar às 15h, e o link será disponibilizado pela canal do Instagram @uespnalutapnz no dia do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

treze − onze =