Entrevista de Osvaldo Coelho: “Com a diferença, senti em São Paulo que deveria ter pedido passaporte, é outro país”

por Carlos Britto // 14 de maio de 2014 às 17:02

Eu e Osvaldo CoelhoO ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM) recebeu o Blog em sua residência . Sem poupar críticas à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), Dr.Osvaldo falou, entre outras coisas, sobre as obras da transposição do Rio São Francisco e suas expectativas para as eleições deste ano. Como a conversa foi longa vamos dividir a matéria e publicando por partes. Ele responde se votaria ou não em seu sobrinho Fernando Bezerra para senador, se o seu filho Guilherme será candidato e como avalia o governo Julio Lossio. Ele respondeu até mesmo como viu o episódio da Policia Federal na Prefeitura de Petrolina.

Sobre a visita da presidente Dilma nesta terça (13) no Sertão Pernambucano, para vistoriar as obras da Transposição, ele disse que a obra é um atraso e por isso recebe  críticas dos sertanejos. “O presidente do Banco Mundial anunciou nessa semana que a alteração atmosférica é uma verdade e que daqui a cinco, 10 anos, já vai ser encarniçada a luta por alimentos e água. E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas na maior escassez de todas e todo mundo tem que bater palmas?”, comentou.

Segundo ele, a forma como o Governo Federal trata a região Nordeste – mais especificamente o Sertão – ainda reflete preconceito e desconhecimento da riqueza natural existente aqui.

O canal do Sertão se assemelha ao Canal do Arizona. São 500 km pra gerar cerca de 200 mil hectares, o que equivale a 200 mil empregos. Se você somar os 600 mil empregos do Canal do Sertão – concluído por Fernando Henrique e parado por Lula e Dilma – esse canal percorreu terras irrigáveis, ensolaradas e banhadas pela água do rio São Francisco”.

E continuou:

Você somando o que tem de emprego hoje, com o baixio do Irecê – 90 mil hectares – mais o Salitre e Santa Maria, isso daria mais de um milhão de empregos. Mas só quem sabe disso somos nós, do semiárido. A Califórnia era um semiárido, hoje é uma riqueza assim como algumas partes do México, Israel e a Espanha, que fez isso com algumas regiões. E nós, do semiárido, continuamos esperando o brilhante da Coroa Imperial para salvar a região”.

O atraso nas obras da transposição e perdas financeiras dos produtores da região são, de acordo com o Dr.Osvaldo, culpa do Governo Federal. “Os governos da União têm sido de uma indiferença enorme com o semiárido. Eles não sabem que um hectare de feijão, em 10 anos, produz 500 kg e no Sul, uns 30 mil. O prazo é o mesmo, os juros os mesmos, mas a indiferença é enorme. Precisamos reagir em relação a isso. Estive em São Paulo há pouco tempo, senti que eu deveria ter pedido um passaporte para visitar, porque parece outro país, são outras oportunidades”.

Entrevista de Osvaldo Coelho: “Com a diferença, senti em São Paulo que deveria ter pedido passaporte, é outro país”

  1. Atento disse:

    “Osvaldo Coelho comentando a visita da presidente Dilma, nesta terça (13) no Sertão Pernambucano, para vistoriar as obras da Transposição disse que a obra é um atraso e por isso recebe críticas dos sertanejos. “O presidente do Banco Mundial anunciou nessa semana que a alteração atmosférica é uma verdade e que daqui a 5 a 10 anos, já vai ser encarniçada a luta por alimentos e água. E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas na maior escassez de todas e todo mundo tem que bater palmas?”, comentou.
    Carlos Britto: veja o primor da afirmação deste ex-político: ” E Pernambuco se dá ao luxo de ser doador de águas…” Como doa? O São Francisco, por acaso, é “produção” de Pernambuco? Que país é esse pernambuco, que tenta afirmar, que conhecemos? Pernambuco (com maiúscula) é BRASIL. Não somos doadores de água, SEREMOS COMPARTILHADORES DA ÁGUA SÃO FRANCISCO. E pensar que ele fez parte de Congresso Nacional Brasileiro.

  2. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    E A PREFEITURA AVANÇOU EM QUE?
    POLICIA FEDERAL PELA PRIMEIRA VEZ NA PREFEITURA DE PETROLINA,O QUE ELE TERIA A DIZER?
    PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA PETROLINA TEM UM PREFEITO CASSADO O QUE ELE TERIA A DIZER?
    PODENDO HAVER SUPERFATURAMENTOS NOS SÃO JOÕES DE 2012 E 2013,O QUE ELE TERIA A DIZER?POR ENQUANTO.PORQUE SEGUNDO DIZEM TEM INVESTIGAÇÃO NO SÃO JOÃO DE 2011.

  3. Luis Fernando disse:

    Não sei até quando essa gente de mentalidade retrógrada ainda vai merecer ser ouvida por aqui. Por favor, parem com essa mania ufanista de chamar Petrolina de “Califórnia Brasileira”. A Califórnia não começou a gerar riqueza com essa mentalidade atrasada. A Califórnia não vive só de agricultura. A Califórnia é extremamente cosmopolita, recebe gente de várias partes do mundo e dá incentivos a criação de startups de tecnologia. Enquanto isso, este Sr. fica por aí dizendo que a UNIVASF deveria dar prioridade apenas aos alunos da região, e os incentivos a implantação de empresas de outras áreas (que não dependam da agricultura) é praticamente zero.
    Esse cidadão cultiva a prática do “Venha a nós…” e “…ao vosso reino” nada. Quer exclusividade nas vagas da UNIVASF e agora quer intitular Pernambuco como “doador de águas”. É mesquinho, como a maior parte da politicalha brasileira. Sugiro ao Ilmo. Sr. ex-deputado (que, por sinal, deve receber uma polpuda aposentadoria do congresso) que aproveite essas benesses para viajar mais a fim de se manter informado sobre o que acontece mundo afora. Acho que a Califórnia (USA) seria uma boa pedida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários