Em Juazeiro, prefeitura prepara 10 novos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 no hospital de campanha

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

A Prefeitura de Juazeiro (BA) iniciou, nesta segunda-feira (8), o trabalho de preparação de 10 novos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 no hospital de campanha. O objetivo é desafogar as demais unidades que recebem pacientes com a doença e prestar assistência aos doentes que aguardam por vagas.

Depois do pedido feito diretamente à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na semana passada, pelo secretário municipal de Saúde Fernando Costa, o governador Rui Costa autorizou a medida. Os respiradores para abertura dos novos leitos foram cedidos pelos municípios de Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes – 5 de cada cidade.

Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para tentar salvar vidas. Com esses novos leitos que serão abertos vamos reforçar a estrutura de atendimento em casos de Covid-19 e garantir melhor suporte e atendimento de qualidade para as pessoas que estão precisando“, destacou a prefeita Suzana Ramos.

O secretário Fernando Costa explica que o Estado deu três dias para a montagem das UTIs. “A taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 100% com lista de espera de 12 pessoas. O governador nos deu três dias para montar os leitos. Enquanto a gente aguarda os ventiladores que serão cedidos por Sento-Sé e Campo Alegre, a gente está se movimentando para fazer as modificações devidas no Hospital de Campanha. Vamos tentar colocar ainda mais 7 leitos de suporte ventilatório, sem prejuízo aos leitos intermediários, que também queremos aumentar para 20, porque ficaremos com 6 depois da adequação“, disse Fernando Costa.

Avaliação

Equipes técnicas de engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro visitaram a unidade para avaliar como será feita a adequação dos leitos intermediários, dos leitos de pacientes suspeitos e graves.

A gente veio analisar toda a infraestrutura existente e a capacidade de carga elétrica para a ampliação, bem como a parte civil, para ver drenagem, a nova área que será ampliada, se precisa intervenção de máquinas para nivelamento. Vimos que precisa de pouca intervenção, com a relocação de alguns equipamentos e a preocupação para atendê-la o prazo da Secretaria de Saúde“, explicou o titular da Sedur, Anderson Freire.

Ocupação

O hospital de campanha tem hoje 8 pacientes internados, mas chegou a 14 no último sábado (6). Dos internados regulados somente pela rede municipal na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (Pernambuco-Bahia) é de 96%, com 6 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 97% dos leitos para pacientes com Covid-19 estão ocupados. A rede municipal tem um leito disponível, de acordo com o boletim epidemiológico da Sesau deste domingo (7).

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

11 − 8 =