Em audiência pública, Gonzaga garante que sobrevivência do Velho Chico passa pela interligação das bacias

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2016 às 16:50

transposição audiencia petrolina gonzaga

Na luta pela interligação das bacias do Tocantins e do São Francisco, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a destacar que a sobrevivência do Velho Chico está atrelada a seu projeto, que tramita há duas décadas na Câmara dos Deputados. O parlamentar foi o principal convidado de uma audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Petrolina. O debate foi proposto por Adalberto Filho ‘Betão’ (PSL).

Em seu discurso Gonzaga lembrou de várias publicações que escreveu sobre o tema, as quais já lhe renderam livros, e também dos debates desse tipo que já participou. Segundo ele, o Rio São Francisco é o único no mundo que “desce para cima”, nascendo no Sudeste de Minas Gerais até chegar a uma região carente de água e de chuvas, que pode num futuro breve viver um cenário ainda mais dramático que o atual.

Gonzaga afirmou que não adiantam mais promessas de revitalizar os afluentes do Velho Chico, nem desassorear o leito do rio. “Muitos afluentes já secaram, e o leito do rio não desassoreia fácil, além de custar caro”, destacou.

Mostrando-se contra o projeto da transposição (que levará água do São Francisco para o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Agreste de Pernambuco), o socialista criticou os R$ 12 bilhões investidos pela União até agora, e defendeu a interligação das bacias. “Não vejo outra saída. Quem for contra, que possamos discutir para ficar a favor (do projeto)”, disse. Sobre a viabilidade da interligação, Gonzaga disse que o Tocantins tem dez ou 12 vezes mais água que o São Francisco. Além disso, dificilmente baixa.

transposição audiencia petrolina gonzaga2

Estudos

Ele também afirmou já existirem estudos preliminares, iniciados pelo falecido vice-presidente da República José Alencar, sobre a qualidade da água dos dois rios, que praticamente é a mesma, e de muitas espécies de peixes comuns às duas regiões, o que não provocaria um desequilíbrio no ecossistema. Gonzaga disse ainda que seu projeto conta com o apoio do ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos (natural da região de Ouricuri, no Araripe pernambucano), além de deputados e senadores da região, os quais também têm raízes sertanejas.

O deputado alertou também para a questão da fruticultura irrigada, que gera ao menos 150 mil empregos no Vale do São Francisco, que ficou seriamente ameaçada pela crise hídrica e não pode ficar sobrevivendo à base de flutuantes. Também lembrou que se o Velho Chico secar, o que pode acontecer, mais de um milhão de pessoas de comunidades ribeirinhas por onde o rio passa “ficarão na rua da amargura”. Gonzaga disse que seu projeto tem a preocupação não só de preservar o rio, mas apoiar os comitês em defesa do São Francisco na Bahia e Pernambuco.

Participaram da audiência os vereadores Dr.Pérsio Antunes, Ailton Guimarães, Geraldo da Acerola, Elias Jardim – além de Betão. O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), João Gnadlinger; do Ibama, Carlos Wanderley Leite; da GRE Sertão do São Francisco, Anete Ferraz; e do ‘Governo Presente’, Professora Franci, também compareceram.

Em audiência pública, Gonzaga garante que sobrevivência do Velho Chico passa pela interligação das bacias

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    COMO EU ESTAVA LÁ E PRESENCIEI TUDO E TAMBÉM PARTICIPEI DO DEBATE, NÃO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZAR O DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA E O VEREADOR BETÃO PELA REALIZAÇÃO DESTE EVENTO, TODOS QUE COMPARECERAM SABEM DA IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE DISCUSSÃO. O DEPUTADO ADACY AMORIM SE COMPROMETEU A APOIAR O PROJETO, EMBORA ELE SEJA FAVORÁVEL AO PROJETO QUE AI ESTÁ SENDO EXECUTADO, PROJETO ESTE, QUE EU PARTICULARMENTE SOU CONTRA, SOU CONTRA PELO FATO DE SER UMA OBRA INCOMPLETA, SÓ PREVÊ TIRAR ÁGUA DE ONDE TEM POUCA SEM SE IMPORTAR COM AS CONSEQUÊNCIAS QUE SERÃO IMEDIATAS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO QUE O RIO JÁ SE ENCONTRA. MAS A PARTIR DO MOMENTO QUE A INTERLIGAÇÃO DA BACIA DO TOCANTINS PASSAR A SER PARTE INTEGRANTE DESSE PROJETO, AI SIM, EU VOU APLAUDIR O GOVERNO SEM DÚVIDA, PORQUE ESTAREMOS SALVANDO O VELHO CHICO, ANEXANDO ESSA OBRA AO PEDAÇO DE PROJETO QUE ORA ESTÁ EM EXECUÇÃO, SEM PREJUDICAR O TOCANTINS E AINDA TEREMOS DE FORMA RACIONAL A REDENÇÃO DO NORDESTE SETENTRIONAL. Continua comentário seguinte

  2. Vitorio Rodrigues disse:

    …MUITOS ALEGAM QUE HAVERÁ IMPACTOS NEGATIVOS E É VERDADE, MAS O PROJETO PRECISA DESTINAR VERBAS PRA ESSA FINALIDADE, UTILIZAR OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE NOSSOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS QUE SABERÃO MOVER AÇÕES PARA PREVENIR E MINIMIZAR TAIS IMPACTOS. EU SOU A FAVOR DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO PARA O NORDESTE SETENTRIONAL, DESDE QUE PRECEDIDA DA INTERLIGAÇÃO PROPOSTA DA BACIA DO TOCANTINS CONFORME ESTÁ ESTÁ ESCRITO NO MEU LIVRO SÃO FRANCISCO DA TERRA, PUBLICADO EM 2008 E TRANSPOSIÇÃOFRANCISCO(PUB. GRUPO DE ARTISTAS) EM SÃO PAULO PELA EDITORA ANNA BLUME TAMBÉM EM 2008. AO CONTRÁRIO, CONTINUO CONTRA E SEREI CONTRA “PARA TODOS OS SÉCULOS SECLORE, SEM FIM, AMÉM…

  3. Ronaldo disse:

    Vitório isso que vc falou é puxar o saco, porque os politicos da região insistem nessa obra pra comer todo dinheiro e destruir mais ainda a natureza, temos que cuidar do São Francisco isso eles sabem como fazer, e não pegar mais dinheiro de um país falido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários