Distrito de Irrigação Nilo Coelho pede celeridade no novo sistema de captação do Lago de Sobradinho

por Carlos Britto // 08 de abril de 2015 às 08:00

captaçao de águaNo mês de março passado, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), em Petrolina, protocolou uma carta junto ao Ministério da Integração Nacional. A medida é para mostrar a preocupação dos produtores da região e pedir que o governo tome medidas cabíveis para tentar sanar o problema de captação de água no Lago de Sobradinho, norte da Bahia. No documento o DINC pede que o Ministério uma esforços com outros setores do governo para que a “instalação de bombeamento sobre flutuantes seja adotada com a urgência”, e que o governo dispense da licitação pública.

De acordo com o documento, “no Perímetro Nilo Coelho há, estimados, 120.000 empregos diretos gerados pela agricultura irrigada que estão na iminência de serem extintos. Há que se considerar, sobretudo, o prejuízo imposto aos irrigantes, considerando valores estimados das culturas implantadas e em produção da ordem de R$ 1,05 bilhão (DINC, 2015), além de valores absurdos dos investimentos realizados na infraestrutura interna (parcelar) por cada usuário, e do prejuízo por lucro cessante em caso de perdas por falta de água que podem ser mitigadas e até evitadas com a instalação de sistemas de bombeamento sobre flutuantes com capacidade de captação e bombeamento de 18 metros cúbicos por segundo, que, apesar de não termos os valores definitivos, apontam para uma monta de R$ 80 milhões.

Vale ressaltar que, desde o último dia 1º de abril, o Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) autorizaram à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) a praticar vazão de 1.000 metros cúbicos por segundo, do Lago de Sobradinho, mesmo o nível da barragem tendo aumentando um pouco esta semana. A íntegra da carta enviada ao Ministério da Integração você confere acessando aqui. (foto: Ilustração)

Distrito de Irrigação Nilo Coelho pede celeridade no novo sistema de captação do Lago de Sobradinho

  1. Jorge Almeida disse:

    Já disse: Vão chorar pra Dilma, já que vocês votaram nela. Enquanto isso o governo comunistas brasileiro patrocina obras de companheiros em outros países de ditadura vermelha.

  2. Romoaldo disse:

    O distrito confia tanto nessa gestão da Codevasf que acionou judicialmente a 3SR para colocar os flutuantes.
    Hoje o Negócio da Codevasf e ser cabide de emprego e fazer obra em granito.
    Acaba não mundão !!!!

  3. simplicio disse:

    Os problemas maiores do Nilo coelho não têm origem no governo Dilma, tão pouco no de Lula. O dinc aciona a codevasf por conta de falha na construção da barragem e do canal de chamada que serve a estação principal do Nilo coelho. Os defeitos da codevasf sempre existiram. O empregues mó sempre existiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários