Deputada propõe criação de Polícia Penal da Bahia

por Carlos Britto // 16 de julho de 2020 às 15:31

Foto: Alba

A deputada estadual Maria del Carmen (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 160/2020, que estabelece a criação da Polícia Penal do Estado da Bahia. A iniciativa da parlamentar “toma como parâmetro o princípio da simetria, uma vez que em novembro do ano passado foi promulgada a emenda 104 que garantiu a inclusão da nova polícia na Constituição Federal”.

Para Maria del Carmen, a atualização da Constituição da Bahia tornará possível a criação desse reforço no combate à criminalidade. “A Polícia Penal surge como mais uma força estatal para atuar, de forma especializada, no âmbito do sistema prisional e no que for inerente a ele, contribuindo para o enfrentamento do crime organizado que tem ganhado evidência nos últimos anos, especialmente nos episódios bárbaros ocorridos em algumas unidades prisionais do país”, argumentou.

Segundo a matéria, a Polícia Penal da Bahia terá como atividades limitadas, a manutenção da ordem, da disciplina e segurança interna e externa dos estabelecimentos penais, bem como àqueles destinados ao cumprimento de medidas de segurança; as escoltas e custódia de presos e daqueles submetidos à medidas de segurança; atuação para recaptura de foragidos dos estabelecimentos penais e daqueles destinados ao cumprimento de medidas de segurança; além de exercer as atividades de inteligência e contra inteligência prisional, entre outras funções.

Ainda de acordo com Maria Del Carmen, a criação da Polícia Penal pelo Congresso Nacional aconteceu após mais de 15 anos de discussão acerca do tema. A parlamentar Ela espera que na Bahia a proposta seja aprovada. “Espera o povo baiano contar brevemente com a atuação desta essencial força policial no reforço da segurança da sociedade”, afirmou.

Deputada propõe criação de Polícia Penal da Bahia

  1. Defensor da liberdade disse:

    Tem é que diminuir a quantidade de polícias, criar uma polícia penal para ser cabide de empregos como a polícia militar, e continuar com os ridículos 8% de taxa de solução de crimes.

    O Brasil deve adotar o modelo inglês ou norte-americano de polícia, polícia civil e municipal, polícia militar só a do exército. Menos burocracias e mais gente empenhada na prevenção e solução de crimes, em áreas menores de atuação.

  2. fabio disse:

    parabéns Deputaa pela iniciativa. ja passou da hora pra Bahia valorizar esses valorosos guerreiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários