Crime: PRF resgata aves silvestres dentro de ônibus no Interior da BA

por Carlos Britto // 13 de novembro de 2022 às 17:34

Foto: PRF/reprodução

Policiais rodoviários federais resgataram sete pássaros silvestres no Km 408 da BR-242, trecho do município de Seabra (BA), na Região da Chapada Diamantina, no Interior da Bahia. A ação aconteceu na manhã da última sexta-feira (11).

Ao abordar um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para João Pessoa (PB), a equipe da PRF flagrou o crime ambiental. As aves estavam aprisionadas em gaiolas pequenas, em compartimento escuro e sem ventilação. São das espécies conhecidas popularmente por canário-da-terra e trinca-ferro.

O responsável pelos animais foi identificado e não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que ‘pegou’ as aves no Estado de São Paulo e estava levando-as até a cidade de João Pessoa.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o passageiro de 47 anos, o qual responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Denúncias

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza. A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.