Cooperativa Mista de Afrânio pode estar encerrando atividades depois de 50 anos de funcionamento

por Carlos Britto // 15 de março de 2013 às 20:28

1leite-300x208Um dos mais significativos símbolos do sertão do estado pode estar com os dias contados. A Cooperativa Agrícola Mista de Afrânio, com mais de 50 anos de atuação está quase fechando às portas.

A cooperativa já chegou a produzir mais de 13 mil litros ao dia e hoje não passa de 2 mil e 500. A falta de matéria prima é o principal problema enfrentado.

Com a seca o gado não se alimenta e, consequentemente, não produz.

A cooperativa ainda conta com 174 cooperados, destes apenas 45 são ativos.

Cooperativa Mista de Afrânio pode estar encerrando atividades depois de 50 anos de funcionamento

  1. Osvaldo Cavalcanti disse:

    Carlos
    O Município de Afrânio era o terceiro maior criador de ovinos, o décimo sétimo criador de caprinos do Estado de Pernambuco, possuidor de uma bacia leiteira com uma produção diária em torno de 25.000 litros de leite/dia,e hoje talvez com uma produção de 5.000 litros/dia com um rebanho de bovinos em torno de 26.000 cabeças em sua maioria gado leiteiro, e hoje o que vemos é um desastre natural que é a seca destruindo a tudo e a todos. Sabemos e somos muito gratos aos Governos Municipal, Estadual e Federal tentando ajudar no que é possível, mais somos conhecedores também que mais de dez milhões de nordestinos do semi árido estão no mesmo barco. Sou um pequeno agricultor e o que vemos, falo de Afrânio porque estou convivendo dia a dia com os agricultores, é que praticamente todos estão endividados tanto nos bancos quanto no comércio local sem terem nenhuma alternativa a mais a não ser vender se isso podemos chamar de vendas aos aproveitadores da miséria dos outros, gado sendo vendido a preços de banana podre em fim de feira. ´´É DOIDO o que estamos vendo, nosso rebanho bovino sendo vendido para os Estados do Maranhão e Pará por preços irrisórios de 100,00, 150,00 por cabeça.QUE DEUS ESTEJA DO NOSSO LADO E POSSA FAZER ALGUMA COISA.

  2. Anônimo disse:

    Carlos! A ceca é muito grande,mas teve erros na parte interna,com isso o pobre sofredor da roça é quem paga,tem gente que deve de ração animal a cooperativa, se quer nunca foi nem sóçio e nem vendeu um litro de leite,quen vendeu? Porque vendeu?e hoje ainda está lá? Acho que não, deixou só a bomba e se foi pq?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários