Comunitária lamenta disputa por água da Adutora do Caititu e questiona direito sobre uso nas comunidades

por Carlos Britto // 17 de abril de 2016 às 09:25

AdutoraApesar do alívio trazido pela chegada de uma adutora, os moradores da comunidade de Caititu, na zona rural de Petrolina, não escondem os problemas com o abastecimento d’água. Em artigo enviado ao Blog, a comunitária Cláudia Marques critica a disputa pela água na região e questiona o porquê de apenas algumas comunidades terem direito sobre o uso da água.

Acompanhem:

Venho aqui mostrar minha indignação quanto ao abastecimento de água da adutora de Caititu. No ano de 2013, foi inaugurada nas regiões que liga Petrolina à Caititu uma adutora, que teria como principal papel levar água ao “homem do campo”. Ao menos era isso que se ouvia nos discursos políticos.

Seria muito bom se isso fosse verdade, seria muito bom se aquele agricultor que vive ano após ano enfrentando terríveis secas pudesse desfrutar dessa água. O que era para representar um verdadeiro alívio aos moradores está causando um verdadeiro transtorno a outros.

O sonho daqueles sertanejos de um dia deixarem de ser humilhados para ganhar um pipa de água para abastecer seus reservatórios foi frustrado. Pior que isso é ver uma adutora passando nas suas terras, para melhor dizer nas portas de suas casas, e não ter o direito de desfrutar. É isso que está acontecendo naquela região, mais precisamente em “Carretão”. Tem a água do Rio São Francisco na sua porta, mas não podem pegar um balde de água para seu consumo porque essa água só pode ser distribuída em povoados. 

Qual a justificativa de dizerem que a água não chega a Caititu por culpa dos moradores de Carretão, sendo que temos um pouco mais de 38 quilômetros de adutora passando inclusive em outros povoados. Por que motivo só os moradores de Carretão não podem usufruir dessa água? Será uma perseguição? Ou acham que em Carretão não existe seca? Não existem pessoas que, assim como todos os outros moradores dos povoados de Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu, precisam de água para sobreviver?

Por que só quem mora nos povoados tem o direito de usufruir da água e aqueles que moram fora deles não? Quer dizer que na hora de escavar as terras desses pobres agricultores para a implantação da obra eles foram vistos, mas na hora de desfrutar dela não? 

Será que isso é justo, caros políticos? Vocês concordam que esses moradores não têm o mesmo direito daqueles que moram nos povoados? Olhem para essas pessoas que estão sendo injustiçadas, lembre-se que além de agricultores que lutam dia a dia para sobreviver em meio a uma seca terrível, também são seus eleitores. 

Caros representantes da CODEVASF, não estou falando de bandidos e sim de cidadãos, pais de família que apenas estão lutando pelo seu direito. Fiscalize e identifique quem está usando de forma indevida, outras medidas podem ser tomadas para que isso deixe de acontecer, só basta cada um assumir sua responsabilidade. O que não pode é deixar os moradores que não pertencem aos povoados morrerem de sede com a água na sua porta.  Direitos iguais a todos. Não é isso que prevê a Constituição brasileira?

Claudia Marques/Comunitária

Comunitária lamenta disputa por água da Adutora do Caititu e questiona direito sobre uso nas comunidades

  1. Cidadão disse:

    Vários povoados antes de Caititu, onde passa essa tubulação da adutora está localizado praticamente “na frente” das casas dos agricultores da ÁREA DE SEQUEIRO. Eles tiveram as suas águas bloqueadas através da intervenção forçada e até mesmo acompanhada da Polícia a mando de um “tal” de Sr Leonardo da CODEVASF. A água é direito de todos, e a população de lá não pode deixar de ser beneficiada ainda mais dessa forma IMPOSTA como “alguns ” estão fazendo.

    Antes, Sr da CODEVASF analisem a realidade de lá e saibam resolver o problema com inteligência e humildade

    1. Trabalhador disse:

      Além da estrada de terra de acesso Uruás-Caititu encontrar-se em estado de extremamente precária, vêm essas autoridades sem noção mandar tirar a água do sertanejo que já não tem quase nada para continuar sobrevivendo.

    2. Estou de Olho disse:

      Já basta a burrada desse Leonardo da CODEVASF com o projeto dos Flutuantes em Sobradinho que desperdiçou muito dinheiro e agora vem com essa de levar a polícia para cortar a água do agricultor.

  2. pofressora disse:

    Concordo com a comunitária. E parabenizo ela pela coragem de falar a verdade.

  3. justo disse:

    é em parte as reclamações da comunitária esta correta, porém as pessoas estão usando de má fé essa água que era pra ser para consumo humano e animal e fazendo projetos de irrigação e enquanto isso nós de caititu não recebemos uma gota de água. E preciso que se tome providências serias em relação a essa adutora que já esta virando até caso de policia, pois infelizmente consciência não ficou pra todo munod e hj em dia principalmente uqe são pouco que tem. O nosso problema era os pipeiros porém agora nem a caixa enche mais. porque será? fica a pergunta para reflexão.

  4. Cidadã indignada disse:

    Vale lembrar que o abastecimento de Caititu foi comprometido mais ainda depois que um operador de bomba chamado Edvaldo que deixa de exercer a sua função para estar infernizando os moradores da margem da adutora. Como se só quem precisa de agua seja os moradores dos povoados.

    1. Carmem Lúcia disse:

      Eu não sei pq esse Leonardo ainda continua gerenciano essas coisas na 3 SR (CODEVASF). Ele só faz besteira. Não tinha necessidade nenhuma de chamar Polícia para resolver isso com aquelas pessoas humildes.

  5. Maria disse:

    Nunca vi falar de chamarem a Polícia para prender água. Bonito isso para vcs heim CODEVASF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários