Comportas da Usina de Três Marias em Minas Gerais são abertas parcialmente

1
Foto: divulgação

A Companhia energética de Minas Gerais (Cemig) informou que na tarde de ontem (28) as comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias foram abertas parcialmente, para evitar que o limite de armazenamento seja atingido, causando transtornos e inundações as comunidades ao longo do Rio São Francisco.

Por conta das fortes chuvas no início desse ano e a previsão de mais pelos próximos dias, as comportas ficarão abertas pelo prazo de 15 dias. A gestão de armazenamento da barragem vem sendo monitorada pela Agência Nacional das Águas (ANA), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes dos estados e usuários da bacia do Hidrográfica.

A Companhia disse ainda que, atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, mas que tem capacidade de “segurar” vazões maiores. E esse foi o maior volume registrado em fevereiro nos últimos oito anos.

Sobradinho

Em seu site a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que vem acompanhando as vazões e os níveis dos seus principais reservatórios durante o atual período úmido, quando ocorrem as chuvas nas bacias hidrográficas.

Nesse carnaval, a afluência (água que entra) ao reservatório de Sobradinho (BA) variou entre 3200 m³/s e 3000 m³/s, enquanto a defluência (água que sai) ficou em torno de 800 m³/s, conforme programação prevista. Até o dia 26 deste mês, o volume útil do referido reservatório atingiu 45,86%.

No último dia 13, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou a expectativa de que as chuvas elevem o nível de Sobradinho para 63% do volume útil, até abril, final do período úmido. A última vez que Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade foi no ano de 2009.

O reservatório de Itaparica (PE/BA) tem registrado vazões afluentes em torno de 800 m³/s, com volume útil no dia 26 de fevereiro de 44,79%. Já o reservatório de Boa Esperança (PI/MA) acumulou, até o dia 26, volume útil de 49,03%, com vazões afluentes da ordem de 400 m³/s. Ressalta-se que as condições hidrológicas atuais são de normalidade.

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho a impressão que o redator errou feio na língua portuguesa ao digitar que “as comportas ficaram abertas pelo prazo de 15 dias”.O tempo verbal correto seria: as comportas ficarão abertas. Ficaram é passado. Mas, se eu estiver errado peço desculpas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome