Coluna do Blog

0

Vereadores de Lagoa Grande cobram informações sobre gastos do gabinete municipal

Vereadores de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, estão de olho nos gastos do gabinete do prefeito. Carlinhos Ramos, Alvanir Gomes, Nêna Gato, Professor Vavá, Lindaci Amorim, Rosa de Erasmo e Iara de Joaquim, entraram com pedido de acesso às informações sobre os gastos públicos realizados pelo prefeito Vilmar Cappellaro, em seu gabinete.

Na solicitação, que foi recebida pelo gabinete do Executivo no dia 8 de maio, os vereadores solicitaram acesso ao caderno de registro de licitações, bem como a cópia de contratos estabelecidos entre a prefeitura e a empresa “Nutricash Serviços LTDA”, fornecedora de cartões-convênio para uso dos funcionários municipais em estabelecimentos parceiros.

Na solicitação, os vereadores ainda pediram acesso à lista de estabelecimentos prestadores de serviços como postos de combustível, lojas de peças automotivas e material de construção. Além disso, foi solicitado a lista das placas de todos os automóveis usados pela equipe do gabinete do prefeito, e as respectivas notas fiscais ou cheques assinados do início da contratação até os dias atuais.

O prefeito Vilmar Cappellaro acabou de romper com vice-prefeito Ítalo de Vilma e foi questionado esta semana pelo pré-candidato a prefeito Henrique Diniz sobre obras paradas e aplicação de recursos públicos.

A força dos testes

A testagem dos casos suspeitos em isolamento domiciliar tem sido uma das principais formas para evitar o rápido contágio da Covid-19 em Petrolina. Dos 34 mil testes comprados, 7.500 já haviam chegado, e nesta semana a cidade recebeu uma nova remessa com mais 10 mil testes o que representa 2.666 dos 2.813 casos já examinados.

Curaçá comemora

O prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, celebrou a atuação dos que chamou “guerreiros da saúde” do município no combate à pandemia. De acordo com Pedro Oliveira, houve boa gestão dos recursos recebidos do Governo Federal, sendo que os R$ 138 mil recebidos foram destinados à compra de EPI’s e adaptação do hospital para atendimentos de urgência.

Endureceu

O Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, em razão do primeiro caso confirmado da covid 19, endureceu as medidas já constantes em decretos anteriores e anunciou a “aplicação de multa e representação ao Ministério Público”, além das outras sanções previstas nos decretos municipais. Com foco centrado nos trabalhadores rurais, o decreto determina o uso obrigatório de máscaras, a serem fornecidas pelas empresas, a manutenção do distanciamento nos refeitórios e veículos de transporte e cuidados adicionais, como fornecimento de álcool e lavatórios. Para todo o território de Casa Nova fica obrigatório o uso de máscaras em todos os veículos, públicos ou particulares.

Vai decidir

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho disse ao comunicador Edenevaldo Alves, na Petrolina FM, que até a próxima segunda-feira (25) vai decidir sobre o protocolo do Governo Federal que libera no Sistema Único de Saúde (SUS) o uso da cloroquina para casos leves do coronavírus. O Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (20) o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.

Para os da saúde

A Prefeitura de Juazeiro está realizando a testagem rápida para covid-19 nos profissionais de saúde, grupo mais exposto à transmissão do vírus, que estão atuando na linha de frente do combate à doença. Os testes rápidos já foram realizados em todos os profissionais que estão atuando na UPA – principal porta de entrada para os  pacientes sintomáticos respiratórios gripais no município, maternidade e posteriormente serão aplicados nos profissionais que atuam no SAMU e na Unidade de Atendimento Pediátrico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome