Coluna do Blog

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2017 às 06:25

Osório quer continuar fazendo história

Depois de muitas expectativas nos bastidores, o presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira (PSB), finalmente acabou o suspense. Ele lançou, na noite de ontem (20), o edital de convocação para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/20.

O pleito vai renovar também os cargos de primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes e secretários da Mesa Diretora, sendo vedada a inscrição de vereadores em mais de uma chapa. Por falar nisso, os pleiteantes na disputa terão esta quinta (21) e amanhã (22), das 7h às 13h, e no próximo dia 25, das 7h às 9h, conforme a Lei Orgânica Municipal, para inscreverem suas chapas. A eleição deverá acontecer na sessão plenária da próxima terça-feira (26), a partir das 9h.

O atual presidente, Osório Siqueira, quer fazer história. Já tem quatro mandatos à frente do cargo e quer ir para o quinto. Mas tem vereador querendo quebrar essa sequência. Tanto é que, segundo informações repassadas a este Blog, teria ocorrido uma tentativa de protelar a eleição para o mês de janeiro de 2018. Sem sucesso. Favorito na disputa, Osório tem pelo menos 14 vereadores ao seu lado. O edital prevê a realização da eleição somente com a maioria absoluta dos pares. Pelo visto, isso não apenas será possível, como Osório parece mesmo caminhar para um novo mandato. É aguardar.

Retorno à AL-BA

Pelo tom de despedida como superintendente da 6ª SR Codevasf, em Juazeiro (BA), numa carta aberta pela qual avaliou positivamente seu trabalho, Misael Neto tem tudo para correr atrás de um retorno à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas eleições do ano que vem.

Alheio às críticas

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama, afirmou que não vai mais “bater boca” com quem lhe critica. Ele disse que mudou a forma de enxergar os julgamentos negativos depois que passou a ser orientado por sua assessoria jurídica e também pela assessoria de comunicação. “O povo sábio quer ouvir coisas boas, que trate da coisa pública com transparência. Hoje, eu respondo a tudo e a todos com trabalho”, pondera.

Juazeirenses criativos

Estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Juazeiro (BA) integram a lista de selecionados para a 16ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A organização da feira escolheu ideias criativas e inovadoras dos jovens cientistas dos colégios e centros da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de várias cidades baianas, além da principal cidade do norte do estado. Os trabalhos serão apresentados e avaliados na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), de 13 a 15 de março de 2018. O projeto é o ‘Separador alternativo de resíduos: Recycling Truck’.

Dever cumprido

Quem ficou satisfeito com o trabalho realizado este ano na assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi o deputado Rodrigo Novaes (PSD). Das 73 vezes que ocupou a tribuna da Casa, Novaes destaca da sua atuação a CPI das Faculdades Irregulares, a PEC que altera a composição do TCE-PE, a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf e os Projetos de Lei que criam regras para fiscalizar as atividades da Federação Pernambucana de Futebol.

Caminhada pela paz

Diversos líderes comunitários de Petrolina querem promover uma caminhada pela paz. Eles já estão se programando para realizar o evento nesta sexta-feira (22) com saída do Bambuzinho.

Fantasmas à solta

Doze pessoas que estavam presas na Operação ‘Carro Fantasma’, que foi realizada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), em Remanso (BA) no último dia 21 de novembro, receberam liberdade provisória. O relaxamento da prisão aconteceu, mas o processo continua.

Superlotação anunciada

O Hospital Universitário (HU) de Petrolina vive dias de superlotação.  A unidade assume o protagonismo na rede pública interestadual de saúde PEBA (Pernambuco e Bahia). Hoje opera com 129 leitos e atende a uma população de mais de 2 milhões de pessoas, divididas entre os 53 municípios que integram a rede. O hospital bate recordes de atendimento, alcançando a média histórica de 435 cirurgias mensais. Mas a demanda é grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários