Coluna do Blog

por Carlos Britto // 20 de dezembro de 2017 às 06:25

Nota de esclarecimento

O Blog divulgou recentemente uma nota, em que registrou notícia de amplo interesse público, pois tratou de divulgar informação sobre Ação Improbidade Administrativa, movida contra o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, de iniciativa da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, a qual o Ministério Público acusa o ex-gestor de sérias irregularidades no trato da coisa pública e em desobediência às normas ordinárias e constitucionais, as quais se achava vinculado por força do princípio da legalidade.

Após a divulgação do processo, em que está sujeito a diversas penas, tanto na esfera cível quanto na criminal, independentemente do entendimento sobre a matéria de qualquer órgão de controle externo ou interno, como inclusive já informado pelo Ministério Público de Petrolina, ou seja, independentemente da recomendação do Tribunal de Contas ou de deliberação da Câmara de Vereadores, o ex-prefeito e seu filho, Julinho, fizeram divulgar nas redes sociais severas críticas à  matéria, em especial alegando que a notícia era velha, estando agora somente sendo requentada, em razão de que existe possibilidade de deliberação a ser proferida nestes dias pela Câmara de Vereadores de Petrolina, em julgamento de prestação de contas que trata do mesmo assunto.

Esclarecemos que a notícia não é velha, e sim atualíssima, pois desde 2016, data desde a qual Lossio vem sendo processado, jamais tal assunto foi divulgado por qualquer órgão da imprensa, seja local ou regional. Até a semana passada, quando divulgada a matéria em primeira mão pelo Blog, somente ele, Lossio, o representante do Ministério Público, advogados de defesa, o juiz da causa e serventuários da Justiça tinham conhecimento que o ex-gestor estava sendo processado, em razão do entendimento de que havia praticado crime de improbidade administrativa, já que o réu não deve ter divulgado o tal fato para outras pessoas. Pelo menos não se tem registro de que divulgou. A população, a quem devem satisfações os homens públicos, não tinha ideia da existência de referida ação. Sabia-se de outras irregularidades ocorridas na gestão do ex-prefeito, como contratações superfaturadas na Festa do São João, da existência de empresas fantasmas, de visitas da Polícia Federal à prefeitura, etc. Mas não detinham qualquer informação quanto a este fato em particular.

O Blog, ao tomar conhecimento da matéria, e cumprindo o papel que dele se espera, que é o de divulgar notícias de interesse da comunidade, em especial as que envolvem personagens conhecidas da população, veiculou a nota, pois tanto o Ministério Público de Contas, representado pelo procurador geral do órgão no TCE-PE, como o representante do Ministério Público na Comarca de Petrolina, demonstraram, em petição, que crimes de improbidade administrativa haviam sido cometidos e que o responsável deveria ser condenado na forma da lei. Tanto é assim que requer a condenação do ex-prefeito em várias penas além do ressarcimento ao erário do valor de R$3.693.019,83. Dever cumprido. População informada. Jornalista de consciência tranquila. Esperneio desnecessário e descabido.

Mais viaturas da PMBA para Juazeiro e região

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Coronel Anselmo Brandão, voltará a Juazeiro nesta quinta-feira (21). Ele participará de uma parada geral do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN), na Orla II, ao lado da Rondesp Norte, às 8h, onde entregará novas viaturas, que serão distribuídas entre as unidades do norte baiano. Durante o evento ainda haverá a apresentação da Operação ‘Verão Norte 2018’ e a entrega do Prêmio Destaque Operacional.

Petrolândia com INSS garantido

Depois de fechar a agência de Petrolândia por falta de estrutura, o INSS deverá locar um imóvel para implantação da Agência da Previdência Social. A agência local foi fechada no último dia 20 de novembro, por falta de estrutura. A nova sede deverá funcionar na Avenida Auspício Valgueiro, nº 671, no Centro. A informação foi publicada no Diário Oficial de ontem (19).

Bônus para estudantes sertanejos

O líder governista na Casa Plínio Amorim, vereador Ruy Wanderley (PSC), apresentou requerimento à Mesa Diretora solicitando ao prefeito Miguel Coelho (PSB), da mesma forma que o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) e o deputado estadual André Ferreira que intercedam junto ao ministro Mendonça Filho para implantar o bônus regional de 10% na Univasf para alunos que cursam integralmente o Ensino Médio no Sertão pernambucano. Ruy pretende diminuir o número de vagas ociosas na instituição (atualmente mais de 760).

Cadê a água?

A falta d’água todas as noites na Cohab II/Areia Branca, zona leste de Petrolina, tem tirado a paciência dos moradores. No bairro dificilmente o problema acontecia, mas agora passou a ser diário. Menos mal que o precioso líquido chega às torneiras no dia seguinte, ou ainda no início da madrugada. Se comparado com outras comunidades, pode-se dizer que é um grande privilégio.

Fôlego de menino

Nem parece que Gonzaga Patriota (PSB) é um veterano na Câmara dos Deputados. O homem está com fôlego de menino. No último final de semana, cumpriu uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano que incluiu Floresta, Belém do São Francisco, Cabrobó e Petrolina, sem falar Recife. E neste final de semana estará em Tuparetama, Itapetim, Quixaba e Sertânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários