Coluna da Folha: Justiça afasta presidente da Câmara de Timbaúba e polícia age em outros municípios

por Carlos Britto // 16 de setembro de 2022 às 07:00

Foto: Rádio CBN Recife/reprodução

Teve grande repercussão a notícia de que a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a Operação “Hora Extra”, através da 2ª Delegacia de Combate à corrupção, que integra o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO). O objetivo foi de cumprir mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal de Timbaúba (Mata Norte).

Na ocasião o vereador Josinaldo Barbosa, presidente da Câmara Municipal e ex-presidente da UVP, foi afastado do cargo por determinação judicial, juntamente com outros três servidores.

Além de Timbaúba, foram cumpridos também nove mandados de busca e apreensão domiciliar nos municípios de Goiana, Carpina, Camutanga e Recife.

A investigação foi iniciada em agosto do ano passado, após solicitação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) oriunda de auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), e foca na identificação e desarticulação de organização criminosa voltada à prática de peculato. Além do afastamento de função pública, ainda foram determinados mandados de sequestro de bens e valores.

A acusação de peculato deve-se a suspeitas de que servidores recebiam verbas indenizatórias e as repassavam para o presidente do poder legislativo timbaubense.

Carreata do protesto

Os integrantes da Comissão Permanente pela PE-630 estão em contagem regressiva para a grande carreata que acontecerá neste sábado (17), com o intuito de cobrar do governo do Estado a pavimentação da rodovia sertaneja. A mobilização terá como ponto de partida o Distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina. De lá, o grupo promete realizar paradas com atos públicos em frente às câmaras de vereadores de Dormentes, Santa Filomena e Trindade.

Com o governador

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, foi ao Recife e levou até o governador Paulo Câmara (PSB) vários projetos de pavimentação. “Apresentamos demandas de nossa população quanto a obras de calçamento em vários bairros de nossa cidade e também nos distritos do município. Levamos vários projetos que assim que aprovados iremos anunciar a nossa população”, afirmou o prefeito.

Transporte decente

O prefeito de Flores (Sertão do Pajeú), Marconi Santana (PSB), tem mais um abacaxi pra resolver. O MPPE recomendou e ele e à secretária de Educação que adotem todas as medidas necessárias para a completa regularização do transporte escolar no município, de forma que atenda às exigências legais. Os gestores devem providenciar fornecimento de transporte escolar a todos os alunos que dele necessitarem e por intermédio de veículos e condutores que apresentem as características exigidas pela legislação para o percurso do trajeto, conforme critérios de segurança.

Energia com bandeira

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) cobrou solução rápida para o impasse entre União e estados, que têm travado a implementação da lei federal que determinou a alteração da base de cálculo do ICMS, o que deixaria a conta de luz mais barata. Bandeira antiga de Dudu da Fonte, ele acionou o Ministério Público para apurar denúncias de que a Celpe não está repassando o desconto nas tarifas. Estados e União discutem sobre compensação das perdas de arrecadação com a alteração do cálculo. A discussão já chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.