Coluna da Folha: Dia decisivo para prefeito de São José da Coroa Grande

por Carlos Britto // 25 de abril de 2022 às 07:00

Foto/reprodução

O dia de hoje será decisivo para Pel Lages (Cidadania), prefeito de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Isso por que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) prevê julgar a cassação do mandato do gestor por suspeita de abuso de poder econômico e político na sessão desta segunda-feira.

Diante do julgamento dos supostos crimes cometido por Pel, que foi reeleito em 2020 com 44,64% e já foi vereador por quatro mandatos, os moradores da cidade estão na expectativa de saber o que acontecerá ao gestor, que, caso condenado, deve perder o mandato.

A investigação começou após uma suposta mensagem de áudio comprometedora enviada pelo prefeito a um servidor público, oferecendo vantagem em troca de seu voto e do apoio político. Não deu outra. O ex-prefeito José Barbosa moveu ação na justiça, que acatou e requereu a instauração de investigação judicial eleitoral para “apuração da captação ilícita de apoio e abuso do poder político”.

A questão vem se arrastando em incertezas desde o último dia 28 de maio de 2021, quando o juiz eleitoral de Barreiros, Rodrigo Viana, já havia determinado a cassação dos mandatos do prefeito e da vice, Bruna de Odacir (Cidadania), além de tornar inelegível o gestor pelo período de oito anos, a contar das eleições de 2020.

Em agosto de 2021, a Justiça Eleitoral de Pernambuco manteve, em Primeira Instância, a decisão de cassar os mandatos do prefeito e da vice-prefeita do município. Os condenados apresentaram os embargos de declaração, alegando que a sentença foi omissa. O juiz eleitoral, porém, manteve a decisão de não acolher o recurso e alegou que as partes usaram dos embargos por estarem inconformados com o julgamento, mas que cabia apelação ao TRE-PE, chegando assim ao dia de hoje, onde todos se voltam para saber o futuro dos gestores e do município. Vamos aguardar.

“Pix eleitoral”

Danilo Cabral, pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco, acusou o presidente Jair Bolsonaro de transformar o Bolsa Família em um “pix eleitoral” para mexer com a “consciência das pessoas” com o Auxílio Brasil. O socialista defendeu o programa de assistência do ex-presidente Lula e também o 13º salário estadual implantado pelo Governo de Pernambuco. As declarações foram dadas durante visita ao município de Capoeiras neste domingo.

Até que se prove o contrário

Diante de inúmeras conversas que surgiram nos últimos dias sobre os nomes do PT para o Senado, e vendo seu nome ser cotado ao cargo de vice-governadora da Frente Popular, a deputada federal Teresa Leitão (PT) foi categórica: só deixa essa pretensão se for para concorrer como senadora, caso contrário continuará sendo pré-candidata a deputada federal.

Reajuste

O prefeito Ângelo Ferreira (PSB), de Sertânia, no Sertão do Moxotó, sancionou o Projeto de Lei nº 1.761/2022, que reformula o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério municipal de Sertânia. A atualização do PCCR foi aprovada pela Câmara de Vereadores na última semana e o reajuste começa a ser pago ainda em abril, com efeitos financeiros retroativos a janeiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários