Coluna da Folha

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2021 às 07:22

Foto: divulgação

George Duarte e o desafio para superar os problemas de Santa Maria  

Seguindo a trilha do irmão, o ex-prefeito Leandro Duarte, o atual prefeito de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), George Duarte (PP), que deixar seu nome marcado na história do município. Mas pelas suas recentes declarações à imprensa regional, a tarefa não será nada fácil.

George voltou a cutucar indiretamente seu antecessor, Humberto Mendes (PSB), pelo fato de ter recebido a prefeitura sem as informações que necessitava. Isso porque, garante ele, não houve processo de transição.

O atual prefeito disse ter se deparado com o salário dos servidores, referente a dezembro de 2020, em atraso, além de alguns consignados pendentes junto à Caixa Econômica. Humberto já contestou veementemente essas informações, mas George sabe que não adianta ficar nesse ‘mimimi’ sem fim. A hora é de botar a mão na massa.

Segundo ele, a sua administração já está se organizando para ver como vai quitar essas pendências com os servidores do quadro. Ao mesmo tempo, George já quer priorizar, logo no primeiro ano de mandato, duas questões cruciais em Santa Maria: a pavimentação de estradas e o abastecimento d’água na zona rural, haja vista que o município tem uma faixa considerável da população residindo nessa área.

George foi eleito dentro de uma aliança política que tem o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o estadual Antonio Coelho (DEM). Mesmo com as dificuldades, ele poderá evidentemente contar com a força dessas lideranças para ajudá-lo a viabilizar sua gestão. Mas o essencial terá de ser com ele, ou seja: deixar as reclamações de lado e colocar muito trabalho na pauta. É somente isso que o povo quer saber.

Bronca em Exu

O bicho está pegando em Exu, Sertão do Araripe. Os vereadores de oposição deixaram um ofício no gabinete do prefeito Raimundo Saraiva (PSB), solicitando esclarecimentos por parte do gestor sobre o atraso no pagamento dos salários dos professores da rede municipal de ensino, referentes a dezembro de 2020 e janeiro deste ano. Saraiva, no entanto, ainda não deu uma palavra sobre o fato.

Contra o fechamento

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e demais prefeitos ligados à entidade, participaram na última terça-feira (26), por videoconferência, de uma reunião com representantes dos sindicatos de bancários para debater o fechamento de agências do Banco do Brasil. Ao todo, 22 municípios pernambucanos, segundo informações dos movimentos e sindicatos do Estado, correm esse risco. O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, também participou. A Amupe pretende se mobilizar para minimizar esse cenário.

Empossado

Em Jurema, Agreste do Estado, o prefeito Edvaldo Marcos Ramos Ferreira – mais conhecido por ‘Branco de Geraldo’ (PDT) – foi empossado presidente da Junta de Serviço Militar do município. Pelas disposições legais, ele pode acumular os dois cargos.

Samu em pauta

Atual presidente do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (Cimpajeú) e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB) terá uma missão desafiadora no comando da entidade: a instalação do Samu da III Macrorregião. Ele informou que a nova diretoria tratará do tema em reunião com o MPPE, através do promotor Lucio Luiz. Em seguida a ideia é sentar-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e definir com o governo federal uma agenda propositiva para o Samu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários