Colégio Dom Bosco tem maior média de Petrolina no Enem de 2016 e fica entre os melhores do País, diz direção

57
Colégio Dom Bosco. (Foto: Divulgação)

O Colégio Dom Bosco (CDB) de Petrolina é uma das melhores escolas do País no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, de acordo com levantamento do APP APROVA, que assim como o jornal Folha de S. Paulo, também utiliza os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cálculo é feito observando o código do Inep que o aluno informou no ato da inscrição no Enem.

O Colégio Dom Bosco tem dois códigos legais com as notas dos alunos que informaram o código do Inep do CDB Extensão e outro com notas do CDB Matriz. De acordo com a direção da unidade de ensino, “na hora de escolher o código do Inep, os alunos do CDB Extensão acabaram escolhendo, não intencionalmente, o Inep do CDB Matriz e outros o Inep Colégio Dom Bosco Extensão”.

A empresa APP APROVA, que tem reconhecimento nacional, fez os resultados do Dom Bosco Matriz e demais escolas de Petrolina. A direção do Dom Bosco entrou em contato com a empresa, que enviou o resultado:

– Colégio Dom Bosco Matriz: 671,56

– Colégio Dom Bosco Extensão: 559,99

– Média aritmética: 615.77 (maior média de Petrolina)

Vale ressaltar que esse cálculo é feito somando as duas notas e dividindo por dois.

O jornal Folha de S. Paulo também fez esses cálculos e não há divergência com os resultados apresentados pelo APP APROVA, mas a Folha não calculou o ranking dos alunos que se cadastraram com o Inep do CDB Matriz. Sempre nos orgulhamos de todas as conquistas dos nossos alunos e alunas e agradecemos a Deus por mais um bom resultado em 2016”, esclarece a direção do Dom Bosco, agradecendo aos professores, coordenadores e ao pessoal de apoio.

57 COMENTÁRIOS

  1. Quantos alunos erraram a inscricao e colocaram dom Bosco matriz? Por que o motivo naovaparece em terceiro lugar nesse aplicativo? Por que a nota do auxiliadira esta diferente da nota da Folha de São Paulo?

  2. Parabéns Pe. Antonio por seu empreendedorismo, sua iniciativa de implantar de inovar, sempre buscando o melhor para seus alunos!!
    Sucesso para a família CDB… Que o Senhor Jesus nos abençoes sempre!!!

  3. Esse resultado abaixo foi o divulgado pela Folha de São Paulo. Não encontrei na pesquisa nenhum Colégio Dom Bosco Matriz, mas apenas Colégio Dom Bosco Extensão, cuja nota geral foi 559,99. Enquanto a nota geral do Plenus foi 612,17. Portanto, gostaria que esclarecesse para os consumidores que APP APROVA é esse? De onde vem o respaldo dessa fonte? Foi criada apenas para forjar dados?

    Posição Brasil: 786
    Posição Estado: 19
    Estado: PE
    Município: Petrolina
    Escola: PLENUS COLEGIO E CURSO
    Dependência administrativa: Privada
    Número de participantes no Enem: 142
    Alunos do 3º ano do ensino médio: Maior que 90 alunos
    Indicador sócioeconômico: Alto
    Nota – ciências da natureza: 595.12
    Média – ciências humanas: 627.68
    Média – linguagem: 587.96
    Média – matemática: 637.92
    Média da escola (provas objetivas): 612.17
    Média – redação: 736.62

    Posição Brasil: 3251
    Posição Estado: 69
    Estado: PE
    Município: Petrolina
    Escola: COLEGIO DOM BOSCO EXTENSAO
    Dependência administrativa: Privada
    Número de participantes no Enem: 136
    Alunos do 3º ano do ensino médio: Maior que 90 alunos
    Indicador sócioeconômico: Alto
    Nota – ciências da natureza: 540.35
    Média – ciências humanas: 582.06
    Média – linguagem: 559.24
    Média – matemática: 558.31
    Média da escola (provas objetivas): 559.99
    Média – redação: 651.95

    • O Colégio Dom Bosco Matriz, você vai encontrar nos resultados do AppAprova ou como lá está cadastro é dessa forma: COLÉGIO DOM BOSCOMATRIZ. Veja a nota desse também que faz parte de uma única instituição, some e divide por dois. No qual você conseguira ver a média aritmética que corresponde a 615,77.

      Colégio Dom BoscoMatriz = 671,56
      Colégio Dom Bosco Extensão = 559,99

      Total de 1.231,55/2 que corresponde a 615,77

      O AppAprova é a plataforma oficial e responsável por esses microdados. Até 2015 era o Inep que fazia, mas, a partir do ano 2016 essa plataforma é a responsável pela contabilização desses dados.

      • Rapaz, pelo pouco que entendo de matemática, nunca vi calcular-se média aritmética onde se deveria calcular média ponderada. O número de alunos da extensão e da matriz são iguais? Pois só assim essa média poderia ser calculada desse jeito!!! Contra a matemática não há argumentos!!!
        Cabe a escola mostrar que os dados são verdadeiros mostrando o total de alunos da extensão e da matriz e, assim, provar que fala a verdade através do cálculo da média ponderada.
        Sou recém chegado em Petrolina e estou procurando escola para o meu filho. Mas como posso confiar em dados que não são claros e que podem contradizer a matemática?

  4. Quanto bobagem com o essa mania de avaliar se o colégio é bom só pelo curso de medicina. Nos países desenvolvidos ninguém quer ser médico! Pq o médico em pais desenvolvimento tem a mesma dignidade de um motorista de ônibus. Já morei no exterior e tenho conhecimento disso. Acho uma bobagem essa hiper valorização de medicina…

  5. O Colégio Dom Bosco está no caminho certo. Mostra que é competitivo e tem se destacando. Inclusive nas Olimpíadas de Astronomia estudante ganhou medalha de prata. Valeu!

  6. Parabéns Dom Bosco. Reportagem clara, coerente.
    Se a Folha de São Paulo mostra apenas uma mostra, o Dom Bosco tem que mostrar o resultado total que outro instituto altamente confiado fez.
    Parabéns!

  7. Colégio Dom Bosco evoluiu muito!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  8. Contra fatos não há argumentos. Basta analisar o resultado na folha pra perceber que lá eles só consideraram parte do resultado, ou seja, apenas um Inep. Dai a divergência existente.
    Parabéns aos professores e gestão do colégio Dom Bosco pela excelente resultado.
    Estudei nesse colégio, na minha juventude e me orgulho de vê-lo sempre crescendo.

  9. Para criticar vocês precisam ler a matéria na íntegra,conheço a equipe do Dom Bosco e sei que tão o máximo para chegar num resultado final favorável para seus alunos,que muito se empenham para ter sucesso.
    Em relação ao código do inep da matriz não vejo nenhum problema pois o colégio realmente tem os dois códigos cadastrados à disposição.
    Parabéns alunos e equipe Dom Bosco pela linda conquista,continuem empenhamos cada vez mais.

  10. Parabéns , Colégio Dom Bosco. Esse resultado só comprova o belíssimo trabalho que vem sendo feito. Não sei por que as pessoas criticam e não acreditam que o Colégio Dom Bosco não tenha a capacidade de está numa posição de primeiro lugar, que é tão almejado por tantos colégios. Parabéns a todos os fera CDB/2016..

  11. Britto, até o teu blog podem dizer que não tem credibilidade qdo diz o que não querem ouvir. Algo subjetivo. Pq só o Plenus aprova? Pq só a folha SP está certa? Lhe digo que uma parte significativa dos bons profissionais que fazem Petrolina ou que brilham em outros lugares do país e do mundo, foram alunos do CDB.

  12. Aqueles que entendem, sabem que o aluno ou aluna, tem liberdade para declarar o código do INEP no momento da inscrição no ENEM.

    Eu é que não entendo o motivo do espanto ou desconfiança, pois em TODAS as edições anteriores o Colégio Dom Bosco sempre teve os resultados dos alunos que declararam Dom Bosco Matriz e dos alunos que declararam Dom Bosco Extensão.

    Inclusive outros Colégios da nossa região quando divulgavam seu ranking (em edições anteriores) no ENEM, sempre incluíram os resultados dos dois (MATRIZ e EXTENSÃO).

    E já aviso que ano que vem teremos a mesma situação, pois alguns alunos nossos, ao ler a matéria, já nos informaram que ao declarar o código do INEP, uns escolheram Matriz e outros Extensão na edição do ENEM de 2017.

    A Folha de São Paulo não está errada, mas não postou o resultado do Dom Bosco Matriz. Basta ler os critérios que ela, a Folha, mesma declarou no texto da matéria publicada.

    (O texto dessa matéria é muito explicativo).

    Não pedimos ou pagamos por nenhuma informação da empresa APP APROVA (que nos mostrou ser bem organizada e presta serviços a várias escolas de renome no Brasil).
    Dias atrás tivemos contato com um representante e ele nos mostrou a capacidade que empresa tem.

    A empresa (APP APROVA) nos enviou várias soluções oferecidas para gerir uma escola e junto com esse pacote veio a informação da classificação do CDB Matriz pelos microdados do ENEM.

    Acredito também que uma sociedade se faz com vários profissionais em vários setores, por isso todas as aprovações são importantes para o colégio Dom Bosco, pois sabemos que fornecemos uma educação de qualidade com valores que fazem a diferença.
    Medicina é um curso excelente e temos alunos aprovados em todas as áreas.

    O Colégio está de portas abertas para pais, alunos, interessados em conversar e obter esclarecimentos, pois não fazemos nada na escuridão.

  13. NÃO TEM PRA NINGUÉM. NEM MOTIVO, NEM AUXILIADORA, NEM D. BOSCO. O PLENUS É EXCELÊNCIA EM QUALIDADE DE ENSINO EM PETROLINA E REGIÃO. PROFESSORES COMPETENTES E COMPROMETIDOS. PARABÉNS! AMO!

  14. Se os dados do APP Aprova e da Folha de São Paulo não coincidem como afirma essa reportagem, por que o CDB Matriz, com a nota 671,56, não existe nos dados brutos do INEP tabulados pela Folha de São Paulo e Estadão. Qual a verdade?

    Posição Brasil: 39
    Posição Estado: 1
    Estado: PE
    Município: Recife
    Escola: COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE
    Alunos do 3º ano do ensino médio: De 31 a 60 alunos
    Média da escola (provas objetivas): 685.78
    Média – redação: 848.15

    Posição Brasil: 47
    Posição Estado: 2
    Estado: PE
    Município: Recife
    Escola: COLEGIO FAZER CRESCER – ENSINO MEDIO
    Alunos do 3º ano do ensino médio: De 31 a 60 alunos
    Média da escola (provas objetivas): 682.2
    Média – redação: 744.12

    Posição Brasil: 69
    Posição Estado: 3
    Estado: PE
    Município: Recife
    Escola: COLEGIO COGNITIVO
    Alunos do 3º ano do ensino médio: De 31 a 60 alunos
    Média da escola (provas objetivas): 671.25
    Média – redação: 861.09
    Posição Brasil: 101
    Posição Estado: 4
    Estado: PE
    Município: Recife
    Escola: ESCOLA DE APLICACAO DO RECIFE – FCAP UPE
    Alunos do 3º ano do ensino médio: De 31 a 60 alunos
    Média da escola (provas objetivas): 662.54
    Média – redação: 848.78

    Posição Brasil: 120
    Posição Estado: 5
    Estado: PE
    Município: Recife
    Escola: COLEGIO EMINENTE – CENTRO EDUCACIONAL LTDA
    Alunos do 3º ano do ensino médio: De 1 a 30 alunos
    Média da escola (provas objetivas): 659.54
    Média – redação: 747.62

  15. Não entendo porque tanta polêmica em torno de um resultado do Enem dos Colégios de Petrolina. Questionamento de credibilidade dos dados e exaltando a credibilidade da Folha de São Paulo. A folha tem os mesmos dados. Só que ela mesma definiu critérios para considerar somente o resultado de Escolas com mais de 90 alunos. A Escola com um número de estudantes menor de 90 ficou de fora. Isso foi critério definido pela Folha. Acontece que só existe um Colégio Dom Bosco com dois INEP: Extensão e Matriz. O resultado da Mariz não foi considerado pela Folha. Como só há uma instituição Colégio Dom Bosco e os alunos desta instituição fizeram com a inscrição com dois INEP. São, portanto, alunos do mesmo Colégio Dom Bosco. O resultado juntando Matriz e Extensão coloca o Dom Bosco com a maior Média em Petrolina. Os alunos que usaram o INEP da Matriz são alunos que estudaram no Colégio desde o fundamental, dai o quando fazem a inscrição entra o INEP da Matriz. Portanto, não há má fé em o Colégio Dom Bosco divulgar o resultado como Maior Média.

    • Não se trata de polêmica, e sim a busca da verdade. O CDB MATRIZ não está na lista de escolas disponibilizada pelo INEP. De acordo com a Folha de São Paulo o COLÉGIO EMINENTE – CENTRO EDUCACIONAL LTDA (RECIFE), que tem de 1 a 30 alunos aparece na classificação do INEP com nota 659,54 e é o 5º na classificação em Pernambuco, e por que o CDB Matriz não está nessa lista se o mesmo tem média 671,56? Perguntas sem resposta. A VERDADE é que buscamos!!!

  16. Não sei o motivo da polêmica. Fiz uma pesquisa e constatei que o Dom Bosco sempre teve dois resultados com dois INEPs.

    Pra mim está óbvio o que aconteceu.

    Nesses anos anteriores mesmo realizando uma média aritmética não faria tanta diferença, mas em 2016 a média aritmética das notas dos dois INEPs deixa o Dom Bosco em primeiro lugar.

    Resultados dos anos anteriores (Dom Bosco Matriz e Extensão entre as escolas de Petrolina)

    2009
    Matriz: 9° posição
    Extensão: 5° posição

    2010
    Matriz: 10° posição
    Extensão: 7° posição

    2011
    Matriz: 4° posição
    Extensão: 5° posição

    2012
    Matriz: 5° posição
    Extensão: 6° posição

    2013
    Matriz: 3° posição
    Extensão: 6° posição

    2014
    Matriz: 6° posição
    Extensão: 5° posição

    2015
    Matriz: 4° posição
    Extensão: 6° posição

  17. Para acabar com esta celeuma, mostrem a lista dos aprovados e seus devidos cursos!?
    ESPEREMOS SENTADOS!
    Mesmo se fosse verdade, seria frutos do trabalho de 2014 e 2015.

  18. Parabéns aos dois colégios,,Plenus e Dom Bosco e demais colégios de Petrolina que buscam o melhor para seus alunos. Eu fui estudante do Dom Bosco e meu filho vai para o Plenus, após uma análise e desejo pessoal e não por avaliação de notas de institutos brasileiros que na minha opinião não me passam credibilidade e são passíveis de corrupção e interesses

  19. Mais uma vez esta direção causa polêmica ao tentar passar ao público coisas pouco esclarecidas. e ainda coloca funcionários(as) para contradizer a verdade.Lamentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

20 − 3 =