Codevasf promove peixamento com 50 mil alevinos no Rio São Francisco

por Carlos Britto // 05 de junho de 2020 às 15:35

Foto: Ascom

Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) introduziu nesta quinta-feira (4), 50 mil alevinos das espécies piau e curimatã, na orla do Rio São Francisco em Petrolina (PE). O ato simbólico teve a participação do diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira. 

“Participar desse ato de soltura de peixes no Rio São Francisco não é só um gesto simbólico nesse período, mas a confirmação do nosso compromisso com a revitalização e o cuidado com esse importante manancial”, afirmou Moreira. “A Codevasf continuará cumprindo sua missão institucional de desenvolver bacias hidrográficas de forma sustentável, com ações como as de oferta de alevinos, de equipamentos e de orientação técnica, para que o meio ambiente seja sempre compreendido como um ativo renovável que merece sempre nossa atenção”, acrescentou.

As espécies usadas no evento são nativas do São Francisco e foram produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, da Codevasf. Ele tem capacidade de produção anual de oito milhões de alevinos de diversas espécies.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a expectativa para este ano é de que sejam produzidos no centro cerca de quatro milhões de alevinos. “No primeiro semestre deste ano nós entregamos algo em torno de dois milhões de alevinos para povoamento de diversos corpos d’água, como açudes, barreiros e barragens nos municípios pernambucanos da nossa área de atuação no estado”, informou Cordeiro.

Projeto de Irrigação Pontal 

Após o evento na orla do Rio, o diretor-presidente e o superintendente seguiram para o setor 15 do Projeto de Irrigação Pontal – primeiro setor do empreendimento ocupado por produtores. Local em que foi acionada a bomba que leva água aos lotes familiares da área sul do projeto. Atualmente os agricultores estão preparando suas áreas para produção. São 77 lotes individuais, cada um de seis hectares.

Ainda no Pontal, Marcelo Moreira participou da entrega de cinco retroescavadeiras, quatro tratores agrícolas, três grades aradoras, três arados reversíveis e quatro sulcadores, distribuídos aos municípios de Bodocó, Parnamirim, Carnaubeira da Penha, Belém de São Francisco, Barra de Guabiraba e Orocó — investimento de mais de R$ 1,3 milhão. O que deve fortalecer a agricultura familiar nessas localidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários