Carlos Augusto e o ‘Repórter Somassa’

por Carlos Britto // 03 de abril de 2015 às 18:11

carlos augusto reporter somassa_640x480As várias homenagens recebidas pelo saudoso Carlos Augusto, que faleceu no dia de ontem (2) aos 74 anos, vítima de uma parada cardíaca, foram reforçadas pelo músico e compositor Maurício Dias Cordeiro, o ‘Mauriçola’.

Ele enviou ao Blog um registro ímpar do radialista, nos tempos de Emissora Rural (início dos anos 70), quando comandava o antológico ‘Repórter Somassa’, noticiário radiofônico mais ouvido da região à época.

O detalhe é que antes de ir ao ar, Carlão colocava a música “in the year 2525”, com a orquestra de Frank Pourcel, que criava grande expectativa entre os ouvintes. Inesquecível.

Carlos Augusto e o ‘Repórter Somassa’

  1. Rapadura... disse:

    A música, tema de abertura, do Repórter Somassa não era essa…. Não lembro o nome, mas essa não era !

  2. GUILHERME VITOR disse:

    RAPADURA….SE NAO LEMBRA QUAL ERA DEVERIA SABER QUAL ERA!.
    EM SENDO ASSIM DEVERIA DEIXAR QUIETO.
    ASSIM DIZIA SÓCRATES=do corinthians

  3. Maurício Dias - Mauriçola disse:

    Senhor rapadura a história não é mole não!

    https://www.youtube.com/watch?v=aWzG2p7He5w

    1. Rapadura... disse:

      Prezado Mauriçola:

      Quem sou eu para dá um veredicto se a “história é mole ou não ” … Também não sei o nome da música tema do Repórter Somassa , mas era um ouvinte assíduo e devo ter escutado esse tema milhares de vezes para que o mesmo ficasse registrado na minha memória auditiva…. Como ficou , quase três décadas passadas, sua voz cantando a simplicidade contidas nos versos de:
      ” Quero levar a vida…como se a vida fosse um chá de erva doce….”
      ou no jogo de palavras de: ” Se Picasso pintasse por aqui, pintava uma aquarela…Chama dali Salvador Dali ….”.
      Boa sorte e paz.

  4. Lourinaldo Cavalcanti Andrade disse:

    Ontem no fim de tarde, acompanhei à distância, pela internet, com saudades as celebrações da sexta-feira santa e o cortejo pelas ruas de Petrolina, do sepultamento do nosso Carlos Augusto. Quantas saudades deixará! Referencial no radiojornalismo de Petrolina, desde criança acompanhava sua voz firme, numa época sem internet, em que a cidade só dispunha do sinal da TV Aratu de Salvador, cheia de chuvisco, o Repórter Somassa, todos os dias ao meio dia, era uma fonte única e importantíssima de informações! as notícias do mundo afora e também as locais, informando o progresso de Petrolina que chegava célere! Forró na Cuia Grande, Missa do Vaqueiro, Jecana! Petrolina sentirá sua falta, sua voz inconfundível e marcante! Missão cumprida Carlos Augusto! e com méritos! Que Deus o receba em paz!

    Lourinaldo Cavalcanti Andrade

  5. Lourinaldo Cavalcanti Andrade disse:

    Sobre a música que antecedia o Repórter Somassa, ela tocava antes dele entrar informando a hora (meio dia) e também tinha um som, tipo um tambor bem forte, que interrompia a música e aí ele entrava rangando com aquele vozeirão! No meu tempo de criança, acho que até meus 14 anos, a música pode não ter sido essa que o Mauriçola postou e depois ele, Carlos Augusto, deve ter mudado para esta In the Year 2525 – Franck Pourcel, muito bonita e mais adequada para o noticiário.

    Não tenho certeza, mas acho que, por um certo tempo, a música era essa:

    Jane Birkin et Serge Gainsbourg – Je T’aime,…Moi Non Plus

    https://www.youtube.com/watch?v=k3Fa4lOQfbA

    Pesquisem aí por Petrolina, vamos tirar a dúvida! Nos arquivos de áudio da Emissora Rural deve ter a resposta. Carlos Brito recupere esse áudio e poste aqui, para matarmos a saudade!

    Lourinaldo Cavalcanti Andrade

  6. ana maria disse:

    Não era essa meesmo não. Não sei dizer o n8me mas não era mesmo, de jeito nenhum.

  7. Maurício Dias - Mauriçola disse:

    Polêmica enorme! Publiquei por que tenho certeza absoluta e muita gente esta confundindo o conteúdo – a música antecedia o “repórter”,lembro bem que Carlos Augusto dizia:em Petrolina …e.entrava a “vinheta” depois.

  8. Lourinaldo Cavalcanti Andrade disse:

    Polêmica enorme, mas saudável e legal, pois recordar essa época é muito bom! Obrigado por responder, Mauriçola!
    Veja, eu tenho a idade da Emissora Rural, ela é de outubro de 1962 e eu nasci em dezembro de 1962. A fascinação pelo rádio definiu inclusive o que cursei na universidade, gosto muito de rádio, principalmente das AMs… inclusive vão todas migrar para FMs, logo, logo não é?
    Esta música que citei, “Jane Birkin et Serge Gainsbourg – Je T’ aime,… Moi Non Plus”, também é da mesma época e pode ter ficado a mim, a impressão que fosse essa que tocava antes dele, Carlos Augusto, entrar rasgando o éter com seu vozeirão! Mas não tenho certeza, só curiosidade. Ouvindo novamente, “In The Year 2525” (linda música!) que você postou do Youtube, logo no início dela, bem no começo mesmo, tem o som, tipo estampido, que lembro que havia antes dele anunciar “Em Petrolina, 12 horas!”, acho que ele usava o estampido como marcador para entrar com as notícias.
    Será que existe toda uma edição, ou partes dela gravadas do Repórter Somassa? Se existisse e se digitalizasse este acervo, seria uma grande aquisição para a história de Petrolina, Juazeiro e região, pois tudo que aconteceu nessa época foi narrado no Repórter Somassa na voz do inesquecível Carlos Augusto!

    Lourinaldo Cavalcanti Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários