Belém do São Francisco: PRF apreende aves silvestres transportadas ilegalmente

por Carlos Britto // 13 de outubro de 2022 às 18:43

Foto: PRF/reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, nesta quarta (12), cinco passarinhos da espécie Sporophila nigricollis, popularmente conhecidos como “Papa Capins”. As aves estavam sendo transportadas de forma ilegal em um Toyota Hilux, que foi abordado pelos policiais na BR-428, em Belém de São Francisco (PE), Sertão de Itaparica.

Ao iniciarem a fiscalização do veículo, os PRFs notaram uma gaiola e um alçapão onde os pássaros estavam sendo levados. As aves não possuíam anilha, lista de passeriformes ou qualquer outro documento de autorização ambiental. Aos policiais o motorista disse ter comprado as aves numa feira livre em Juazeiro da Bahia e os levaria até a cidade de Jericó, na Paraíba.

Como a conduta se enquadra na legislação ambiental, que diz ser crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, o motorista terá que se apresentar à justiça. Os papa capins foram entregues à CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.