Barragem na Zona Rural de Parnamirim sofre ação de vândalos

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2021 às 17:58

(Foto: Ilustração)

Situada na Zona Rural de Parnamirim (PE), Sertão Central, a Barragem do Chapéu foi alvo de atos de vandalismo e depredação na última semana. Algumas pessoas invadiram a estrutura e quebraram as grades e cadeados para ter acesso à sala de válvulas, local onde é feito controle da vazão e do volume da água do reservatório. Em seguida, abriram a descarga de fundo da barragem.

A investida prejudicou os moradores que residem à montante da estrutura (na parte de cima), que tem capacidade para acumular 144.993.516 metros cúbicos (m³) de água, porém, atualmente, devido à escassez de chuvas, encontra-se com apenas 5% desse total. A abertura aleatória da descarga e a consequente diminuição do volume de água no lago da barragem dificulta, sobretudo, o trabalho das pessoas que dependem da atividade pesqueira naquela região.

Diante do ocorrido, o Conselho Gestor do Açude do Chapéu acionou a Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, que registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil (PC) para investigação do fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *