Artigo: Padre Antonio externa pesar pela morte de servidor da Chesf assassinado no DF

por Carlos Britto // 18 de agosto de 2013 às 17:32

Neste artigo enviado ao Blog, o padre Antonio Moreno (foto) externa seu sentimento de pesar pela morte do servidor da Chesf, Luiz Manoel Gonçalves, o ‘Luizinho’, assassinado na última sexta-feira (16) numa tentativa de assalto na cidade de Planaltina (DF). Padre Antonio lembra Luizinho como um exemplo de figura humana, pai e cristão.

Confiram:

padre antonioAtribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; abatidos, mas não destruídos. Porque Deus é fiel!

Lamentavelmente, com a morte cerebral, humanamente falando, nada mais se pode fazer! Estamos, desde o dia da festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, em profunda união e solidariedade com toda família de nosso querido irmão e amigo. Com uma notícia tão triste e inesperada é normal que cause a todos o sentimento de solidariedade. É um sentimento humano e cristão.

No caso de Luizinho, como era carinhosamente conhecido na Paróquia São José Operário e, mais especificamente, na Comunidade de Palhinhas, onde era católico engajado, ativo e admirado por todos, como exemplo de pai, esposo e de leigo cristão, a notícia tomou a todos de surpresa e encheu-nos a de grande consternação.

Na Paróquia, Luiz exercia com dedicação e amor os seguintes Ministérios: Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Pastoral do Batismo e na comunidade de Palhinhas Luizinho exercia influência positiva em todos os aspectos da vida eclesial e pastoral da comunidade.

Em nome da Paróquia e da Diocese de Petrolina, como pároco e coordenador diocesano de Pastoral, creio expressar nosso profundo pesar pela grande perda que representa a morte de nosso amigo e irmão Luizinho. Não faz ainda sequer um ano que estou na Paróquia São José, mas posso dizer, sem medo de errar, admirei a pessoa e o trabalho do nosso irmão desde o primeiro dia que o encontrei na comunidade!

Estou realmente e sinceramente “triste”. Triste, sim. A tristeza é um sentimento humano, expressão de vínculos de amizade e fraternidades, neste caso, desfeitos pela morte. A nossa tristeza, porém, é iluminada pela esperança da feliz Ressurreição.

Rezávamos na Festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos com as palavras do Papa Francisco e pedíamos que Nossa Senhora nos ajudasse a confiar-nos plenamente a Deus, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer!

Esta oração se repete em meu coração e pensamento nestes dias de tribulação e de cruz para a Paróquia São José e, como não dizer, mais ainda para Glorinha, seus filhos e para todos da família de nosso amigo e irmão Luizinho! É nesta encruzilhada, onde se encontram de um lado, as tribulações (dor e tristeza) e, de outro, nossa experiência cristã, que a nossa fé é chamada a amadurecer!

Ainda ontem, nas exéquias do Sr. José de Souza Araújo, esposo de D. Lurdinha, das filhas de São Francisco de Sales, que me dizia: “estou dilacerada”. Pensei nestas palavras de São Paulo bem apropriadas também para os familiares de Luizinho e para nós, da família dele também, a Igreja: “Somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal” (2 Coríntios 4, 8-11). E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos, como escreveu São Paulo.

Se o espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou, a Jesus habita em nós; aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo vivificará nossos corpos mortais, pelo seu espírito que habita em nós. É o que nos recorda São Paulo. É o que nós esperamos e acreditamos! E Deus é fiel!

Padre Antonio Moreno

Artigo: Padre Antonio externa pesar pela morte de servidor da Chesf assassinado no DF

  1. GUILHERME VITOR disse:

    LAMENTAVEL…..!!!.

    DEVERAS LAMENTAVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!