Artigo do Leitor: “Arraial do Gongo, uma tradição dos festejos juninos”

4

As tradições juninas que marcam os festejos nessa época do ano, embora estejam sendo descaracterizadas aos poucos nos grandes centros urbanos, ainda se mantêm muito vivas na zona rural. Exemplo disso é o “Arraial do Gongo”, que acontece na região de Itamotinga, em Juazeiro (BA), e que mereceu destaque do leitor Geraldo Messias.

Confiram:

Quem disse que as festividades juninas perderam as suas tradições de antigamente? Algumas comunidades da zona rural que não têm os holofotes (até porque os organizadores não se sentem bem) das grandes mídias, organizam os seus festejos com o tradicional São João na roça. como diz a música de Luiz Gonzaga:

“A fogueira tá queimando

Em homenagem a São João

O forró já começou

Vamos gente, rapapé nesse salão…”

Foi nesse clima, que pelo terceiro ano consecutivo, os irmãos Juvenal, Ailton e Almir Barbosa dos Santos realizam em sua propriedade rural, no Sítio Lindaraí, distante quase 82 km de Juazeiro, na região de Itamotinga, o “Arraial do Gongo”, que tem este nome em homenagem à cidade-natal dos três, localizada no Sul da Bahia, Gongogi (terra do cacau). A ideia central é de preservar as raízes, ao mesmo tempo de reunir familiares e amigos e cultivar esta manifestação, que ao longo dos tempos, vem perdendo sua originalidade.

O evento aconteceu no último dia 22 de junho, com quadrilha junina, forrozeiro ao vivo (Júlio do acordeom), comidas e bebidas da região. A capelinha, toda decorada, e o tradicional licor somaram-se às várias brincadeiras ao redor da fogueira. Todos os presentes “pegaram “ o sol com a mão, pois o evento começou às 9 da noite e só foi encerrado as 7 da manhã do dia seguinte.

Esta festividade demonstra devoção e homenagem ao santo. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração. Tradições como está não devemos deixar morrer pois a chama viva do São João tem que continuar e ultrapassar gerações. De parabéns todos que procuram preservar as nossas manifestações populares. E viva o Arraial do Gongo!

Geraldo Messias/Radialista

4 COMENTÁRIOS

  1. Estive presente em todas as edições deste evento, confesso que todo ano me surpreende a dedicação, a alegria, o clima e a emoção de todos. Agora é contar os dias para que em 2020 possamos estar todos com vida e saúde na quarta edição.

  2. Foi muito bom participar pelo 3 ano seguido dos festejos juninos tradicional no sitio Lindarai. Muita tradição envolvida com comidas típicas variadas.j já quero que chegue 2020. Festa maravilhosa realmente são João raíz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome