Aposta do PCdoB no Sertão, Socorro Lacerda diz ter chances reais de emplacar cadeira na Alepe

2
Socorro Lacerda. (Foto: Alieny Silva/Blog do Carlos Britto)

Professora, escritora e militante feminista de Petrolina, Socorro Lacerda é a única representante sertaneja do PCdoB que lutará por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nas eleições deste ano. Em entrevista a este Blog, ela mostrou-se esperançosa com sua pré-candidatura, destacou sua atuação na defesa das mulheres e da cultura e disse ter chances reais de ser eleita.

Nós compreendemos a questão da mulher e a necessidade da participação feminina ativamente. O PCdoB não hesita, não coloca as mulheres lá só para preencher, nós levamos a sério. Nossa atuação é cotidiana na defesa dos projetos culturais. É a primeira vez lançamos uma chapa própria com chances reais de ter uma candidata eleita – no caso, eu – aqui no Sertão. Nós nos pautamos muito na condição de ocupar um espaço na Alepe no sentido de fortalecer políticas públicas que possam tirar a mulher do confinamento doméstico”, declarou, ressaltando que a União Brasileira de Mulheres (UBM) será a base do PCdoB no estado.

Socorro Lacerda destacou que os direitos somente serão iguais com políticas públicas que funcionem. “O mandato parlamentar tem uma capacidade impar de conquistar políticas públicas, de exigir, de aprovar projetos que sirvam para que a gente possa promover as pessoas, fazer com essa igualdade que tanto a sociedade debate venha para a vida real”, pontuou. “Precisamos ter uma política de valorização dos profissionais de Educação. Em Pernambuco, demos um salto quando histórico desde o governo Eduardo Campos quando as escolas de tempo integral começaram a surgir”, reforçou.

Elogios e críticas

Socorro elogiou o governador Paulo Câmara (PSB), mas não poupou críticas ao presidente Michel Temer (MDB). “Nós reconhecemos no Paulo Câmara um governo hesitoso, uma pessoa que tem capacidade de governar. Em relação a muitos Estados do país, ele se saiu bem, com maestria, soube controlar as contas públicas. Podemos avançar mais, mas nós achamos que essa aliança com o PSB é muito importante. Com relação a Temer, consideramos um governo golpista porque ele não foi eleito. Ele congelou os gastos públicos por 20 anos. Por conta disso, nós, do PCdoB, exigimos que as pessoas que entram para se candidatar digam de que lado elas estão. O PCdoB está do lado do povo. Esse projeto do Temer está servindo somente às grandes elites. O brasileiro está indo ao desespero”, afirmou a pré-candidata.

Para finalizar, Socorro Lacerda disse que seu partido não quer apenas eleger qualquer mulher, quer eleger mulheres competentes. “Não queremos escolher mulheres apenas pelo fato de elas serem mulheres, queremos mulheres com respaldo. E o PCdoB enxergou isso na minha pré-candidatura. Sou filiada há quase 30 anos ao partido, entrei ainda no movimento estudantil. A luta em defesa dos direitos das mulheres é uma paixão que me movimenta para sempre estar na luta. Que o povo seja técnico não só no futebol, que seja técnico também na política”, concluiu.

Encontro

Como este Blog já havia adiantado, a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, estará em Petrolina e Juazeiro neste domingo (10), oportunidade em que Socorro Lacerda lançará oficialmente sua pré-candidatura. Manuela chegará a Petrolina por volta das 8h30 e concederá uma entrevista coletiva no Petrolina Palace Hotel, na Orla. De lá, a comitiva seguirá para a quadra do Colégio Dr. Edson Ribeiro, ao lado da Prefeitura de Juazeiro, no Centro, onde acontecerá um ato público. A deputada federal e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, também estará presidente.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome