Após certificado no Ensino Médio, interno do Conjunto Penal de Juazeiro sonha em fazer Direito

1

interno CPJ certificado ensino médioA rotina de José Martins de Almeida Neto no Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ) não é como a dos demais internos. Pelo contrário. Decidido a mudar de vida, ele começou a trilhar seu futuro ainda na unidade prisional, onde cumpre pena desde 2011. E já colhe os primeiros resultados. Ele conseguiu, através do Enem, o certificado de conclusão do Ensino Médio e agora sonha com voos ainda mais altos. A meta, segundo ele, é cursar Direito.

O belo exemplo de José Martins pode ser conferido nesta carta, reproduzida na íntegra por este Blog. Confiram:

Meu nome é José Martins de Almeida Neto, estou preso no Conjunto Penal de Juazeiro desde 2011. Venho falar um pouco da oportunidade que tive através dos estudos, com o qual venho me destacando.

Quando fui preso comecei a estudar, não tinha noção do quanto era importante, estudei até a 6ª série e logo desisti. No ano de 2013, voltei a estudar com novos pensamentos e o sonho de um dia conseguir me formar e fazer faculdade de Direito. A partir desse sonho, consegui concluir o ensino fundamental em 2014. Nesse mesmo ano fiz a prova do ENCCEJA, e fui aprovado. Meses depois fiz a prova do Enem, obtive uma boa nota e recebi o certificado de conclusão do ensino médio.

Neste ano de 2015, no projeto estruturante do colégio estadual Polivalente, com o tema homenageando a cidade de Juazeiro, tive a ideia de fazer uma escultura em sabão do Nego d’água, representando uma lenda da cidade, e tive a agradável surpresa do meu trabalho  concorrer a nível estadual.

Com essas superações, me senti um homem com novas esperanças e me fez sonhar mais alto.  Hoje, quero fazer Faculdade de Direito, porque não vou desistir dos meus sonhos e, enquanto eu viver haverá sonhos a serem realizados.

Os estudos mudaram os meus pensamentos e por isso vou em frente, vencer os meus obstáculos, atrás dos meus sonhos e com certeza eu vou conseguir. Vou mostrar para o mundo que uma pessoa quando erra e vem parar atrás das grades, muda os pensamentos com os estudos, e que esta pode ser uma transformação na vida de qualquer ser humano. Para mim, o meu passado não vai interferir nos meus sonhos.

Tenho que agradecer muito aos professores que se dedicaram a ensinar o que eles aprenderam, pois se não fossem vocês, eu não teria chegado aonde cheguei. Agradecer também ao Conjunto Penal de Juazeiro e às secretarias de Educação do Município e do Estado, por manter salas de aulas dentro de um presídio. A educação é a chave da liberdade para quem quer realmente mudar de pensamento e de vida. O conselho que eu dou a cada um dos internos é que estude para a sua mente abrir para um futuro melhor e uma vida brilhante. A minha vida hoje é iluminada de esperança de um futuro melhor. Dedique-se aos estudos, leia muito, reflita coisas maravilhosas, faça dos estudos um caminho de sabedoria e pensamentos positivos. Agradeço a todos que contribuíram para o funcionamento dessa escola, que para mim é uma faculdade de ensino capaz de transformar uma mente ruim em uma mente brilhante.

José Martins de Almeida Neto/Interno-CPJ

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome