Águas barrentas da esperança

por Carlos Britto // 22 de fevereiro de 2015 às 12:29

rio são francisco_640x360Ninguém gosta em Petrolina e Juazeiro (BA) quando as águas do Rio São Francisco ficam com a cor barrenta que estão hoje. Mas em tempos de escassez de chuvas, esse fato rotineiro nunca foi tão festejado.

Explica-se: quando isso acontece, é sinal de que as tão esperadas chuvas estão caindo na cabeceira do velho Chico, em Minas Gerais. E se está chovendo por lá, como esperavam todos por aqui, possivelmente o Lago de Sobradinho – que atualmente está com apenas 17% do seu volume – possa reverter esse cenário. As esperanças dos ribeirinhos se renovam.

Águas barrentas da esperança

  1. Walter dos Santos Rocha disse:

    Segundo iboletim, sist. ONS do dia 20/02/2015 a barragem estava com nivel de 16,39%. Se hoje já esta em 17%, otimo, mas não é para sair disperdiçando agua. Dados historicos, eramos para esta nesse mes com 45% e não estamos. Precisamos que chova muito nas cabiceiras para que tenhamos segurança de irrigação para os projetos até Novembro desse ano. Caso contrario corremo o risco de termos racionamento no fornecimento de agua, ate para abastecimento humano.

  2. Comentador, Aquele que Comenta! disse:

    É isso mesmo está chovendo muito em Belo Horizonte e com o isso um dos principais afluentes do Velho Chico que é o Rio das Velhas está com grande volume de água alimento-o. É Minas protegendo o nordeste! Oh! Minas Gerias Oh! Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais…

  3. gabriel disse:

    sera que essa água barreta e chuva na cabeceira do rio ou assoreamento?

  4. Pacato Cidadão disse:

    Em Botirama, está chegando mais de 2 mil m3 de água. Essa água, em 10 dias estará chegando em Sobradinho. Contudo, é muito pouco, principalmente, porque estamos chegando no final do período chuvoso, meados à final de abril. Mesmo que comece a chover forte, dificilmente, chegaremos a 40%. 2015 será um ano difícil para os produtores do Vale.

  5. Pedro Paulo disse:

    Conversando com uma pessoa que acompanha de perto a crise da falta de água, o que ela me relatou é que falta – por parte das pessoas que comandam o abrir e fechar das comportas – um procedimento simples de não deixar a comporta aberta completamente. O que acontece, segundo essa pessoa, é que estão gerando energia a todo custo para suprir as demandas nos centros urbanos, que aumentou consideravelmente. Outro ponto importante é que – se não tivermos chuva e água suficiente – as bombas que mandam água para os distritos irrigados são bombas fixas, ou seja, precisam de um nível de água X para funcionarem. Se o nível não estiver ok, águas não são bombeadas nem para alimentar a zona urbana de petrolina. É caso de se verificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários