“A luz já chegou no fundo do poço”, diz ex-vereador sobre cenário do Rio São Francisco

0

JuarezPrestes a completar seus 78 anos, o ex-vereador de Petrolina, Juazez Amorim, não faz outra coisa senão continuar clamando pelo Velho Chico. O proprietário da conhecida ‘Travesia do Juarez’ conta que acompanhou durante anos os “pedidos de socorro” do rio, que nunca receberam a devida atenção das autoridades.

Para o ribeirinho apaixonado pelo rio,  a situação drástica não é novidade alguma. Juarez conta que há cinco anos chegou a fazer uma verdadeira campanha nas rádios locais para alertar sobre o problema, mas a bronca dele é que ninguém ouviu.

Eu só lamento muito porque talvez a luz já chegou ao fundo do poço. Eu já batalhei muito por este nosso rio. Há cinco anos  eu corria de rádio em rádio de Petrolina e Juazeiro para reclamar do mau uso da água, mas ninguém me ouviu”, conta.

Juarez diz que ficou bastante preocupado ao observar a grande poluição no rio e que chegou, inclusive, a protocolar um documento no Ministério Público (MP) relatando a situação.

A Chesf é a grande vilã do nosso rio. Eu tenho registrado no MP uma reclamação contra a Chesf. Eu conheci o rio com uma cheia por ano e depois da barragem de Sobradinho passamos a observar uma cheia por dia, e todo dia à tardinha a água começava a subir e ia lá para fora. Quando ia subindo não levava nada, mas quando descia trazia madeira, bagaços e todo tipo de detritos. Eu registrei isso, e saí repetindo em várias rádios. Nosso querido Osvaldo Coelho passou mais de um mês repetindo esta minha mensagem, mas ninguém escutou”, lamentou.

Longe de Brasília

Juarez orgulha-se de ter dado voz à degradação do rio, mas se mostra revoltado diante dos políticos da região, que segundo ele, só olham “para o fundo da casa deles”.

Quando eu apelei pelo Velho Chico, ninguém me aplaudiu para dizer que eu estava de  parabéns, nem me interpelou para dizer que eu era um imbecil. Na verdade, os imbecis estão em Brasília e lá eles não fazem outra coisa senão olhar para o fundo da casa deles”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome