Um morador do Itaberaba, em Juazeiro (BA), voltou a chamar atenção para a falta de limpeza em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, localizada na Rua 7. Segundo ele, o problema se arrasta há anos e, mesmo diante da cobrança, nada é resolvido. Ainda segundo o relato, enquanto a prefeitura intensifica ações de limpeza no Centro da cidade por causa do Carnaval, os bairros estariam sendo deixados de lado. Em frente à UBS, a sensação é de abandono.
“Uma semana antes do Carnaval, a gente vê a prefeitura caprichando na limpeza do Centro, mas aqui nos bairros ninguém aparece. Em frente a uma unidade de saúde tem lixo, entulho, árvores sem poda, galhos arrastando no chão. A situação é essa”, contou.
Ele também critica o que classifica como uma “maquiagem” urbana, concentrando os serviços apenas nas áreas de maior visibilidade durante o período festivo. “Fazem a maquiagem limpando por onde a festa vai passar e os bairros ficam nessa situação. A gente também paga imposto e merece respeito, ainda mais em frente a uma UBS, onde circulam crianças, idosos e pessoas doentes”, completou.
A situação preocupa moradores da área, que cobram ações efetivas de limpeza urbana e manutenção dos espaços públicos, especialmente em locais essenciais como unidades de saúde. A Redação encaminhou a demanda para a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro e aguarda um posicionamento em relação à situação.


