Assassino confesso de Beatriz estava preso em Salgueiro

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2022 às 19:45

Foto: reprodução TV Globo

O DNA encontrado na faca usada pelo assassino da menina Beatriz Angélica, segundo o laudo pericial, é de Marcelo da Silva, de 40 anos, que está preso por outros crimes. Nesta terça (11), após ser ouvido por delegados, ele foi indiciado após confessar o crime.

Na noite de 10 de dezembro de 2015, a menina participava da formatura da irmã, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Ela saiu do lado dos pais para beber água e desapareceu. É o que mostram as últimas imagens em que ela aparece com vida.

Desde a data do assassinato, foram realizadas sete perícias. O inquérito acumulou 24 volumes, 442 depoimentos e 900 horas de imagens analisadas.

Em dezembro de 2021, os pais da criança percorreram a pé mais de 700 quilômetros, entre Petrolina e o Recife, para pedir justiça. O ato durou 23 dias e contou com apoio de autoridades municipais e dos moradores das cidades por onde eles passaram.

Laudo pericial

A TV Globo teve acesso exclusivo ao laudo final do Caso Beatriz. Concluído na segunda (10), o documento foi enviado, nesta terça (11), para a Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O documento da perícia técnica não esclarece a motivação do crime. Também não informa quais outros crimes são atribuídos ao homem que está preso.

A peça-chave para o esclarecimento do caso foi a faca usada pelo criminoso Marcelo da Silva, que está preso em Salgueiro, também no Sertão pernambucano.

Os peritos coletaram o DNA no cabo da arma, deixada no local do homicídio. A partir da análise, foi possível comparar com o perfil do assassino. O DNA dele fazia parte do Banco Estadual de Perfis Genéticos. Segundo informações obtidas pela TV Globo, o DNA da faca foi comparado com o material genético de 125 pessoas, consideradas suspeitas.

Todas essas amostras foram coletadas pelos peritos pernambucanos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, desde 2015.

Foi justamente o Banco de Perfis Genéticos que revelou que entre esses suspeitos estava o assassino de Beatriz Angélica, que já está preso por outros crimes. O laudo mostra, ainda, que o perfil genético obtido a partir da amostra é compatível com o DNA da menina e do suspeito. As informações são da TV Globo/G1-PE.

Nota da SDS

A Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado emitiu a seguinte nota à imprensa:

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio do trabalho conjunto das forças estaduais de segurança pública, chegou, nesta terça-feira (11), ao autor do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, ocorrido em 2015, em Petrolina. Por determinação do governador Paulo Câmara, a força-tarefa (criada em 2019 para investigar o caso) foi mantida mobilizada até a elucidação deste crime. A equipe revisitou todo o inquérito e realizou novas diligências. A identificação do suspeito se deu por meio de análises do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, realizadas no dia de hoje, que identificou o DNA recolhido na faca utilizada no crime. Em confrontação de perfis genéticos do banco, chegou-se ao DNA do suspeito, que se encontra preso por outros delitos em uma unidade prisional do Estado. Ao ser ouvido pelos delegados da Força Tarefa, confessou o assassinato e foi indiciado.

Outras informações serão fornecidas na coletiva que será realizada, nesta quarta-feira (12), às 9h, no auditório da SDS, com representantes da Polícia Civil, Polícia Científica e Ministério Público de Pernambuco.

SDS-PE

Assassino confesso de Beatriz estava preso em Salgueiro

  1. Queremos a verdade sobre a menina Beatriz disse:

    Sei não. Está me lembrando o caso de Maria Maga, em que a polícia tentou incriminar também um preso. Vamos ver se alguém, que esteve no local do crime, possa fazer o reconhecimento.

  2. helga sofia disse:

    Muito estranho, uma prova tão simples dessa e levar esse tempo todo?Não será pra incontornável alguém não ?

  3. ESPEDITO RODRIGUES disse:

    Assassino. Espero que pague na prisão o que os pais da criança vem passando, tanta dor, sofrimento.

  4. Komiko Sujiro disse:

    Se o crime ocorreu aqui por qual motivo a coletiva vai ser em Recife? Tem que ser no local dos fatos: Petrolina. Estado mega proviciano esse nosso!

  5. severino santos disse:

    Só falta agora ele arranjar uma desculpa esfarrapada para justificar a motivação

  6. critico disse:

    6 anos sem explicação e de repente após o caso vir a tona em imprensa nacional escrachando pra todo Brasil o quanto é fraco o governo de PE, o caso é resolvido……. Se for um bode expiatório só mostra mais ainda o quanto esse governo é um atraso para todos nós e se for realmente culpado também mostra isso e de toda forma o colégio foi meio covarde com os pais da Beatriz e com a sociedade.

  7. Josias disse:

    Acho que o maior reconhecimento é o DNA no cabo da faca, e que ele já confessou o crime acredito que não existe uma prova mais contundente que essa.

  8. Tibério Leandro da Silva disse:

    Estar estranho de mais, incriminar um presidiário no sistema, isso cheira a bode espiatorio.

  9. Gercino disse:

    Espero que essa notícia seja verdadeira e que os país de Beatriz consigam descobrir o real motivo dessa barbárie.

  10. luiz disse:

    Se teve um mandante pra isso que ele revele o maldito.

  11. José Ventura disse:

    Foi um crime bárbaro contra uma criança indefesa, logo, é preciso saber que motivo o levou a tamanha barbárie. A) Foi encomendado? B) Por quem? C) Quando lhe fora pago? D) Se não houve mandante, como ele a escolheu para realizar o crime.
    Todos nós, país, avós, ficamos chocados com o acontecido e solidário aos pais da Beatriz. Agora que tudo seja esclarecido e que haja paz no coração dos familiares da criança. Justiça seja feita. As Instituições de ensino devem tomar como exemplo este fato e quando fizerem um evento, façam com um planejamento de segurança bastante criterioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!