11º Aldeia do Velho Chico tem penúltimo dia amanhã e se despede com o esperado ‘Virarte’

por Carlos Britto // 20 de agosto de 2015 às 21:34

aldeia do velho chicoA 11ª edição do Festival de Artes do Vale do São Francisco (Aldeia do Velho Chico), que desde o último dia 1º de agosto movimenta a cena cultural de Petrolina e Lagoa Grande (PE) com espetáculos de dança, teatro, música, artes visuais, cinema e literatura, chega ao fim neste final de semana. E a despedida não vai ser diferente.

Nesta sexta-feira (21), a programação começa às 15h, na Sala de Teatro do Sesc Petrolina com a ação “Tecendo Ideias”. Depois de uma sequência de 10 encontros, com diversificados temas, essa ação se despede do público colocando em discussão a ‘Performance como Linguagem’. Em seguida, as atenções se voltam para o bairro Rio Corrente, onde o espaço cultural CEU recebe às 16h, a Mostra de Cinema de Animação com o filme Zarafa.

Ainda durante a tarde, o Centro da cidade vai receber o Teatro de Retalhos de Arcoverde (PE), apresentando às 17h30, no palco da Praça do Bambuzinho o espetáculo ‘Revolta no País dos Retalhos’. Para o horário das 19h, o Festival tem duas opções: conferir no CEU a Mostra Brasileiras no Cinema, exibindo o filme “Histórias que só existem quando lembradas”, ou seguir para o Jardim da Galeria de Artes – no Sesc Petrolina – e  conferir o projeto ‘Poesia no Jardim de Ana’,  com o tema “E hoje em dia como se diz eu te amo?”, uma conversa com os professores Alexandre Reis, Vlader Nobre e o músico Zuza. E a sexta se completa às 20h, no Teatro Dona Amélia com a Cia Brincantes de Circo (Recife-PE), apresentando o espetáculo ‘Tapioca’. Na sequência, terá na Sala de Dança o ensaio aberto ‘Mendigo ou o cão morto’.

Virarte

No sábado (22), a maratona cultural – mais conhecida como ‘Virarte’ – começa às 16h, no Teatro Dona Amélia com o grupo Clareira de Teatro (Porto Alegre–RS), apresentando o espetáculo do projeto nacional do Sesc Palco Giratório, “Nina”, o monstro e o coração perdido. Sem pausa para a próxima atração, o Aldeia segue na Rua Dr.Pacífico da Luz,  com o grupo Laboratório de Encenação Performativa (de Juazeiro do Norte-CE), mostrando  a intervenção ‘Encarnada’.

Depois, a Cia de Teatro de Retalhos volta à rua com a Revolta no País dos Retalhos, e nos corredores o público poderá conferir os bailarinos Clara Isis e Fernando Pereira com a performance Luamar.

Das 18h20 até às 20h, o Virarte continua, seja na rua ao lado ou em qualquer outro espaço do Sesc Petrolina. Nesta sequência, fazem parte da programação a Intervenção de Palhaçaria com a Cia Brincantes de Circo (Recife-PE) e várias performances com artistas de Petrolina e região, além  do Grupo de Performance da Univasf. Para completar este bloco de atrações, a Cia Casa de Orates vai apresentar na Cantina o espetáculo ‘Entre a feijoada e o x-burger’.

Sucesso

Promovido pelo Sesc Petrolina, o festival, que mobilizou cerca de 1.000 artistas e reuniu um público estimado em mais de 70 mil pessoas durante 22 dias, vai encenar às 21h, na escada lateral do teatro o espetáculo ‘Palavras Andantes’. Após a montagem da Trup Errante (de Petrolina), todos serão convidados ao Teatro Dona Amélia para o show da cantora mineira Ceumar, que vai mostrar composições do novo álbum, “Silencia”, e algumas canções já conhecidas. Uma hora depois, o Salão do Sesc vai dar lugar ao Festival de Coreografias de grupos de Petrolina e dos municípios baianos de Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Daí em diante, o Virarte entra na madrugada, com mais música, desta feita, pelo violão e a voz da cantora paraibana Cátia de França.  A também compositora e instrumentista vai apresentar, a zero hora, o show ‘No Bagaço da Cana de um Brasil Adormecido’.  Para encerrar a 11ª edição do Aldeia, a Cia de Dança do Sesc  levará ao palco do Teatro Dona Amélia o espetáculo Tatudobrega, e depois, às 2h10, no Salão, o cantor Allan Carlos e a  Última Tribo (de Jaboatão dos Guararapes-PE)  fazem as honras da última atração do Virarte 2015, prometendo “um encontro com poesia para os ouvidos e música para a alma”. (fonte/foto: CLAS Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários