Representante de escola estadual em Afrânio rebate críticas de estudantes em relação a Enem 2010

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2011 às 12:01

O assistente administrativo da Escola Estadual Antonio Cavalcanti Filho, em Afrânio (PE), Raimundo Nonato Martins Júnior, pediu direito de resposta para esclarecer algumas informações que considera equivocadas sobre a matéria de ontem (13), referente ao desempenho da escola no Enem.

Vale aqui ressaltar que o texto foi enviado ao Blog por um grupo de estudantes. Portanto, é válida a opinião dos mesmos, porque um Blog jornalístico tem essa característica. Se estão certos ou não, é outra história.

Segue abaixo a resposta dada pelo assistente administrativo:

1 – O saldo da escola não foi negativo, considerando sua nota. A média geral da escola em 2010 foi 516,07. A média nacional, no mesmo ano foi de 511,21, portanto ficamos acima da média nacional. Como isso pode ser negativo? A média nacional projetada para 2028 é de 600 pontos. Estivemos muito próximos já em 2010, o que é positivo. Imagine o que alcançaremos em 2026.

2 – Se o ensino de Afrânio é ruim, como é que tivemos somente em 2009 a formação de quase 200 professores nos cursos de Licenciatura da FTC e no de Física da UFRPE, mais de 70% destes oriundos do Ensino Médio da Escola Antônio Cavalcanti Filho? Os professores que os ensinaram são os mesmos da atualidade.

3 – Por que o senhor, ao apresentar números não cita o SAEPE /IDEPE do mesmo ano (2010) que avaliou a escola com desempenho máximo, obtendo uma marca 9% melhor do que no ano de 2009, saltando de 2,92 para 3,21? Fonte: http://www1.educacao.pe.gov..br/idepe

4 – A gestora da Escola não está na função por apadrinhamento político, antes sim, porque ninguém, dos vários professores consultados, queria a função, uma vez que a escola estava com problemas estruturais que a levaram a interdição, mas também porque na escola a gratificação de diretor não é grande quanto às responsabilidades que este assume. Uma professora anterior começou, não aguentou e desistiu. Em suma, quando estava desorganizada ninguém queria, agora que está se organizando e bem melhor, querem.

5 – A escola funciona em um espaço alugado devido ao prédio oficial estar interditado. É um único local. A escola não está dividida em vários prédios como afirma erroneamente o texto. Além do mais o prédio agrega todos os estudantes, sem problemas.

6 – Não há lama na escola, pois ela se encontra no Centro da cidade. Se o senhor não conhece o Centro de Afrânio, é asfaltado e calçado, portanto é impossível ter lama. O criador do texto está confundindo com a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Irene Maria Ramos Coelho, que por ser afastada do centro sofre durante o período de chuvas com lama. Desde a sua construção prometeram calçamento e até agora, nada.

7 – Quanto aos laboratórios a Escola Antônio Filho tem Laboratório de Informática. Mais uma vez o autor do texto confundiu as escolas, parece que nem conhece Afrânio. É a Escola de Referência que, até onde sei, está sem laboratórios.

8 – “Confundir autoridade com autoritarismo”…já fizeram tanta confusão com esse texto referentes às escolas que nem vou comentar.

9 – A realidade é que a reforma e construção da escola só irá sair para ser utilizada como plataforma eleitoreira. No Brasil sempre foi assim e nunca vai mudar. Quem perde são os que necessitam da maquina pública para estudar, ter uma profissão, ter saúde, etc. Infelizmente dependemos dos políticos e da politicagem. É a vida.

10 – O ensino superior não é para todos, por mais que se queira e o senhor sabe disso, deixemos de utopias. Há uma distância muito grande entre os que terminam seu Ensino Médio e os que entram na Universidade. Os que deixaram de fazer o ENEM assim o fizeram porque não quiseram, pois convivo com esses alunos quase que diariamente e sei dos seus desejos. Procuro os estimular a estudar mais, contudo uma maioria prefere jogar seu Ensino Médio no lixo, não o valorizam na busca pelo nível superior.

11 – A questão do ENEM em Afrânio é que muita gente foi descansada e não fez o ENEM 2010, esperando a oferta da UFRPE por vestibular, o que não houve, mesmo vendo nos noticiários que as federais não iriam mais ofertar seus cursos mediante vestibular.

12 – A UFRPE não oferece Ciências da Computação em Afrânio, e sim, Licenciatura em Computação (Formação de Professores).

Raimundo Nonato Martins Júnior/Assistente Administrativo (Escola Antonio Cavalcanti Filho)

Representante de escola estadual em Afrânio rebate críticas de estudantes em relação a Enem 2010

  1. mel disse:

    Concordo em especie. genero e grau.. de certa forma a cidade possue grandes educadores, porém, devido a questoes politicas sao incapazes de execer seus ocnhecimentos, em relação ao ENEM os alunos se acomodaram e sabemos que todas a federais so aderem a nota do ENEM e si os alunos de outras cidades vizinhas conseguiram entrar foi porque fizeram, portanto alunos de Afrânio não tem do que reclamar em relação a isso.

    1. anônimo disse:

      “Concordo em especie, genero e numero?”
      Que é isso? Um blog é um meio jornalístico e quem posta deve usar a norma padrão da língua, ainda mais quando o assunto é educação!

  2. ACORDOU?????????? disse:

    ATE QUE FIM ALGUM SE PRONUNCIOU, NAS MATERIAS ANTERIORES NINGUEM FALOU NADA, DESTA VEZ FOI DIFERENTE; O PAU COMEU NA RADIO LOCAL

  3. Aluno da UFRPE disse:

    Parabéns Profº Raimundo, suas respostas foram claras e objetivas… Hoje sou aluno da UFRPE e também ainda sou aluno da Referida escola… Somente reforçando suas palavras em relação ao ENEM, os alunos foram equivocados ao citar que estão sendo prejudicados por conta da má qualidade de ensino da escola, isso é mentira. O ENEM está para todos, as inscrições e participações são gratuitas… Não entraram na Universidade, por que não fizeram o ENEM. Sou testemunha disse, no ENEM de 2010 aproximadamente 10 alunos desta escola que o fizeram, sendo que, desses alunos 6 foram selecionados para estudarem na UFRPE, porém só 2 conseguiram ingressar, os que não ingressaram foi devido a não terem o ensino médio completo, e não podiam receber o certificado pelo ENEM por que eram menores de idade…

    Então, falta-se qualidade no ensino ou alunos com visão de futuro?

    Em minha opinião a colocação desses alunos foram equivocadas…

    1. Aluno da UFRPE disse:

      Só corrigindo meu erro, foram 35 alunos da escola que participaram e 22 foram selecionados… Lembrando que os 11 alunos citados foi somente do curso de Licenciatura em computação, se tem ainda o curso de história, pedagogia, administração pública e letras e todos esses cursos tem a presença e participação de AFRANIENSES estudando

  4. anonimo disse:

    Concordo com o professor Raimundo em relação ao ENEM e aos alunos que estão cursando a UFRPE, se esses alunos hoje estão em uma Universidade Federal é porque eles estudaram e tem metas a serem alcançadas, não estudaram apenas para terminar o ensino medio e sim em ir mais além na carreira profissional e pessoal.

    Se quem não sabe lutar pelo o que quer não fez o Enem a culpa não é da Universidade e nem de ninguém e de sí próprio.

  5. Silvio Guilherme da Silva disse:

    Amigos,
    Cabe cada aluno se esforçar, procurar estudar, pesquisar tanto nos livros, como procurar utilizar o laboratório de imformática, aprimorando os seus conhecimentos. Esquecendo, portanto, que, o laboratório de imformática, é para estudos e não acessar sites indesejáveis e pornôs.
    Para aqueles que passaram e quem vai fazer as provas do ENEM, desejo toda sorte do mundo.
    Abraços.
    Silvio Guilherme.

  6. AFRANIENSE disse:

    Bom saber os dois lados da moeda, fica aqui o meu pedido de desculpas a atual gestão desta escola, contudo ainda lamento a situação da educação nesta cidade, falta infraestrutura, melhores salários, capacitações, aos alunos falta ainda merenda de qualidade etc.

  7. jose reges disse:

    Amigos de Afrânio, não moro ai, mas com a polêmica que criou-se ai em relação ao acesso de alunos nas universidades pela nota do enem, percebe-se que alguma coisa está errada na educação de Afrânio, talvez não em relação ao ensino, mas na motivação dos professores para com os alunos não é possível em uma cidade como Afrânio ter apenas onze participantes no enem.. Infraestrutura e educação andam juntas..

  8. Professor... disse:

    Usando as palvras de Amanda Gurgel “Parem de associar qualidade de educação como professor dentro da sala de aula”.

    Alunos estudem independente de qualquer coisa, CONHECIMENTO É A MAIOR VIRTUDE DO SER HUMANO…

  9. critico disse:

    José Reges, percebo que você também não tem uma boa formação.Por quê critica à nossa educação se você também não sabe escrever?…Veja quantos erros comete no texto acima!

  10. verdadeira disse:

    valeu professor Raimundo !respondendo a reposta de jorge regis a culpa nao estar nos professores estao nos proprios alunos ou que nao querem nada com a hora do Brasil ja fui aluna desta escola a quatro anos atras se hoje estou em uma universidade publica agradeço aos professores deste recinto para sermos bons nao so depende de professores mas de se proprio. pelo o que conheço a educaçao estudual em afranio e melhor do que da sua cidade ja que vc nao e afraniense e muitos alunos de outros estados e municipios ja foram ou sao alunos desta escola e estao em universidades.

  11. verdadeira disse:

    respondendo a reposta de jorge regis a culpa nao estar nos professores estao nos proprios alunos ou que nao querem nada com a hora do Brasil ja fui aluna desta escola a quatro anos atras se hoje estou em uma universidade publica upe agradeço aos professores deste recinto para sermos bons nao so depende de professores mas de se proprio. pelo o que conheço a educaçao estudual em afranio e melhor do que da sua cidade ja que vc nao e afraniense e muitos alunos de outros estados e municipios ja foram ou sao alunos desta escola e estao em universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários