Petrolina perde espaço e Serra Talhada vai ganhar base do Grupamento Tático Aéreo

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2017 às 11:02

Como este Blog mostrou anteriormente, Petrolina estava entre as cidades que poderiam ganhar uma base do Grupamento Tático Aéreo (GTA). No entanto, a cidade perdeu espaço para Serra Talhada, a principal do Sertão do Pajeú. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os estudos para implantação da base na ‘Terra do Xaxado’ já foram iniciados e a previsão de instalação é em 2018. A SDS firmará um convênio com a prefeitura para construção do hangar.

Conforme a SDS, a chegada do efetivo a Serra Talhada faz parte do plano de segurança do Governo do Estado, que prevê a interiorização da unidade. Para o secretário Antônio de Pádua, que esteve no município na última quarta-feira (18), a base do GTA na cidade fortalecerá, prioritariamente, o combate às quadrilhas que atuam em investidas contra bancos e carros-fortes na região.

Pádua revelou que o Governo do Estado já está adquirindo dois novos helicópteros, inclusive aeronaves que possam fazer voos noturnos, para fortalecer o enfrentamento às quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. (foto/reprodução)

Petrolina perde espaço e Serra Talhada vai ganhar base do Grupamento Tático Aéreo

  1. Cego às avessas disse:

    Nada mais estratégico, Serra Talhada se encontra no centro do sertão do estado, pelo método de centro de gravidade é o local perfeito para se instalar uma base para atender com maior eficácia à todos os pontos do sertão do estado. Se colocar uma base em Petrolina, no extremo sudoeste do sertão do estado, eu terei dificuldade em atender à uma ocorrência que acontecer em Arcoverde que se encontra no extremo-leste do sertão do estado, por exemplo. Transformar isso num debate político sem levar em conta às reais necessidades técnicas é de uma imbecilidade sem tamanho, é satisfazer o ego irracional e ignorar o óbvio puramente racional. Mesmo não concordando com essa utilização de helicópteros para atender às ocorrências de assaltos à bancos, já que são vulneráveis pois os assaltantes de banco utilizam de armamento de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras, o que pode implicar em desperdício de dinheiro, no que se refere à instalação da base em Serra Talhada eu concordo plenamente, por uma simples questão técnica pois atende às teoricamente necessidades reais e não políticas. No mais, o choro é livre!

    1. Filósofo disse:

      Além de seu péssimo português, você é fraquíssimo em Geografia ao dizer que Serra Talhada encontra-se no centro do Sertão/PE. Era melhor você ter dito que torcia contra Petrolina. Ficaria mais clara a sua opinião.

      1. Cego às avessas disse:

        Não sei o que eu ganho em torcer contra uma decisão puramente política que seria colocar tal grupamento aéreo aqui. Aliás, não sei qual o ganho que Petrolina teria com este grupamento aéreo.

  2. Crítico Construtivo disse:

    As decisões dos gestores públicos não são técnicas, e sim política. Como o grupo de FBC é oposição, vai ficar de pires vazio de investimento do Estado. Todavia, mesmo dando apoio, o governo estadual nunca fez grandes investimentos aqui. Petrolina é o que é graças aos investimentos federais.

  3. Cicero disse:

    DEPOIS A GENTE TOMA DE SERRA TALHADA E TRAS PARA PETROLINA, A CAPITAL

    1. JN Petrolinense nato disse:

      Capital mesmo. Deveriamos logo decretar independência de Recife tal como fez a Catalunha!

  4. Amaral disse:

    A maior parte dos assaltos a banco ficam por lá mesmo , além de ficar numa região mais central do estado . petrolina fica mais central se fosse algo federal . Perfeita escolha . Gonzaga Patriota queria que fosse em salgueiro , fica pra próxima de novo Gonzaga

  5. Justino disse:

    Grupamento Tático e DECISÃO TÁTICA. É evidente que seria uma incoerência colocar este investimento em segurança praticamente em uma das extremidades de PE, , quando o objetivo é atender as áreas mais atingidas pela ação de grupos que utilizam a caatinga como meio para se evadirem da ação policial. Bom lembrar que deve ser estruturado bem mais próximo do polígono da maconha. Excelente atitude do governo de PE. Agora é só ampliar, com o tempo, este meio de combate à criminalidade. Vejam que essa modalidade de combate é muito utilizado em São Paulo e com muito êxito: os denominados helicópteros águia.

  6. OTSUGUA disse:

    CEGO, VC CONVERSOU MUITO TERMINOU FALANDO BESTEIRA, DE ONDE VC TIROU “EXTREMO SUDOESTE E EXTREMO LESTE DO SERTÃO” , A ESTRATÉGIA É SIMPLESMENTE A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, OU SEJA, DE UM PONTO DE PARTIDA ATINGIR MAIOR RAIO DE CIRCUNFERENCIA POSSIVEL. E ESSE “CENTRO DE GRAVIDADE ” TIROU DE ONDE?

    1. Cego às avessas disse:

      O Google está aí para isso, pesquise sobre método de centro de gravidade e você saberá do que eu estou falando.

  7. Justissiomo disse:

    Tem nada não, vai agora e volta pra Petrolina em 2019.
    Esse Governador é fraco mesmo.
    Petrolina vai dar o troco a ele.

  8. Anderson disse:

    Muito bem decidido. Nada de politicagem e sim tecinico essa conclusão. Tá mais que notório que Serra Talhada é bem mais centralizado na área das ocorrências de assaltos e fugas de criminosos. Parabéns pra iniciativa desta ação.

  9. Pedro Lino disse:

    Petrolina precisa é de tanques de guerra, pra combater a violência e as explosões a carros fortes.

  10. André ribeiro disse:

    Correto lá pois fica mais próximo de cidades que sofrem com assaltos à carro forte e assalto a bancos. Pra Petrolina poderia vim uma cede da polícia federal.

  11. OTSUGUA disse:

    CEGO, “ISAAC NEWTON” AGORA SE CHAMA GOOGLE?

    1. Cego às avessas disse:

      Caro OTSUGUA, se você se dignasse a pesquisar no Google sobre método de centro de gravidade para determinação de localização de instalações, veria que não se relaciona com a física newtoniana, e entenderia sobre o quê eu me referia, mas infelizmente a sua capacidade limitada só te permite vir aqui falar besteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários