Guardas municipais de Juazeiro recebem capacitação sobre racismo institucional

0
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de promover discussões acerca do racismo e assuntos correlacionados com a população negra e cumprindo a programação da ações e estratégias elaboradas como proposta para o Plano Municipal de Igualdade Racial de Juazeiro (BA), foram realizadas no quartel da Guarda Municipal, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), várias palestras abordando a temática do racismo institucional, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e a violência contra meninas e mulheres negras. As atividades foram realizadas em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e Rede Sertão do São Francisco de Combate ao Racismo Institucional.

As palestras foram ministradas pela diretora de Diversidade da SEDES, Luana Rodrigues, e pela presidente do Compir, Márcia Guena. Segundo as palestrantes, a receptividade dos profissionais foi marcante. “Foi um momento de formação muito proveitoso, colocamos várias questões ligadas ao estatuto, à política de mulheres e a história do racismo estrutural no Brasil. A aceitação foi fantástica, foram feitas correspondências com a atuação cotidiana e acredito que eles saem daqui tocados por toda temática abordada”, afirmou Márcia Guena.

Para Luana Rodrigues, esse momento é uma avanço para o município. “É uma conquista. Já estávamos tentando construir há muito tempo esse momento com setores de segurança, e a Guarda foi o primeiro a nos contactar. Construímos um debate caloroso que vai refletir diretamente na prática da Guarda Municipal de Juazeiro”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome