Waldemar Borges critica Estado por falta de dispensas de licitação em merenda escolar

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2025 às 13:54

Foto: Roberta Guimarães/Alepe

O deputado oposicionista Waldemar Borges (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na reunião plenária de ontem (25), para criticar O Governo Raquel Lyra em razão da aquisição de merenda escolar por meio de dispensas de licitação. O deputado afirmou que o Estado realizou, desde 2023, três compras emergenciais e, até o momento, não demonstrou interesse em realizar a licitação de gêneros alimentícios para as escolas. Segundo levantamento apresentado pelo parlamentar, as aquisições por dispensa totalizam cerca de R$ 200 milhões.

Borges ainda denunciou que, no segundo processo de dispensa, houve a inabilitação da empresa vencedora por decisão do secretário de Educação, Gilson Monteiro. “Essa estranha inabilitação resultou em um acréscimo de mais de R$ 9,5 milhões para o Estado. A empresa vencedora chega a ter a liminar deferida pela Justiça Estadual. É fundamental que essa decisão monocrática tenha as suas razões publicizadas”, afirmou.

Em aparte, o líder da oposição, Diogo Moraes (PSB), acrescentou que há atrasos na entrega de kits escolares. “É inimaginável que o governo comece uma licitação em fevereiro de 2024 e, um ano depois, não consegue finalizar o processo”, observou o parlamentar.

No mesmo sentido, Rodrigo Farias (PSB) repercutiu o caso dos estudantes selecionados para o Programa ‘Ganhe o Mundo’, que estão sem passagens e passaportes. “O contraponto vemos aqui na capital. João Campos fez do Recife a primeira cidade a mandar os jovens da rede municipal ao exterior”, comparou.

Waldemar Borges critica Estado por falta de dispensas de licitação em merenda escolar

  1. Antônio Marreco disse:

    São graves constatações de manobras que causam prejuízos ao erário, principalmente, quando se sabe que através da merenda escolar muitos gestores recebem significativos percentuais. A licitação é instrumento de controle da movimentação de recursos públicos. Quando o Estado recorre a dispensa de licitação, de forma espúria, deixa margens para corrupção e evasão do dinheiro do povo. Aplique-se a lei ou feche o TCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários