Mudança de voto de Gonzaga Patriota sobre a PEC 37 é alvo de críticas

por Carlos Britto // 26 de junho de 2013 às 19:05

gonzaga patriotaA mudança de comportamento do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) em relação à PEC 37, que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos estaduais e federal, tem dado o que falar nas redes sociais. O deputado, que era a favor do projeto e votou contra na sessão de ontem (25), tem sido alvo de críticas pela mudança repentina de opinião.

Uma das críticas vem da professora e jornalista Teresa Leonel. Em artigo enviado ao Blog, ela questiona por que o parlamentar mudou o discurso após as manifestações que vêm acontecendo no país. De acordo com a professora, a derrubada da PEC foi o resultado das efervescências sociais. Para ela, muitas outras conquistas – do povo – estão por vir.

Confiram:

Depois vocês dizem que eu pego no pé de Gonzaga Patriota (PSB), mas não tem como não fazer. Impressionante como o deputado muda de opinião rápido demais.

Primeiro ele defende com vigor, “patriotismo” (perdão pelo trocadilho), bravura e segurança que a PEC 37 era um avanço para democracia e fundamental para estabelecer limites ao Ministério Público. Uii!!

Depois do reclame da sociedade nas ruas, quando o povo respondeu em letras garrafais, “políticos não nos representam”, Gonzaga muda o discurso e num momento de pura lucidez das ideias, nega o que disse e levanta a bandeira: “Ninguém de bom senso poderia continuar defendendo a sua aprovação”.

Não é espantosa a cara de pau de Patriota. A sensação que tenho é que ele pensa que o povo é besta e dotado de uma inocência contínua, a ponto de não perceber as reais intenções dos deputados e senadores com a derrubada da PEC 37.

As ruas foram tomadas pelos ativistas de 1968, que lutaram por “abaixo a ditadura” nos Anos de Chumbo, por senhores e senhoras que viveram numa geração atuante, por trabalhadores, por jovens universitários, pelos nativos digitais (que já nasceram na época da tecnologia das redes sociais), pelos insatisfeitos com os desmandos, corrupções e ausência de políticas públicas de interesse da sociedade.

A pressão das ruas entrou como eco pelas portas do Congresso e o “povo bravo retumbante” destampou os ouvidos dos tais representantes da sociedade.

O movimento das ruas é a contrapartida da inércia em que vivia a sociedade brasileira nos últimos anos. É o grito calado dentro do abismo que separa o cidadão das representações políticas.

O movimento das ruas pode (espero que sim) fazer uma divisão de tempo: o Brasil de antes da ocupação das ruas e depois da efervescência social.

E como ficam os tais políticos nesse processo? Espero que de fora. De fora das eleições, reeleições, apadrinhamento, conluios, negociatas, fatiamento de cargos, troca de favores, benesses partidárias, Caixa 2, cartões corporativos, auxílios-paletó e moradia, avião da FAB, imunidade parlamentar (tradução: impunidade parlamentar) e tudo que estiver associado ao desmando e desvio de função pública.

Espero ansiosa por estas mudanças.

Avança, Brasil!

Teresa Leonel/ Jornalista e professora

Mudança de voto de Gonzaga Patriota sobre a PEC 37 é alvo de críticas

  1. eu sei disse:

    ELE COMO POLÍTICO NÃO QUER SE SUJA COM O POVO APOIA A MAIORIA POR ISSO A MUDANÇA REPENTINA AS ELEIÇÕES VEM AÍ POUCO QUEREM ESTÁ SE SUJANDO OU SEJA QUE MOSTRAR QUE ESTÃO COM POVO…..AGORA ESTEJA POLÍTICOS TODOS IGUAIS SÓ PORQUE O POVO SE MANIFESTOU MUITOS VÃO MUDAR PARA NÃO PERDER NA POLÍTICA NÃO PORQUE CONCORDE.

  2. CLAUDIA disse:

    NÃO ENTENDO??????
    DEIXA MUDAR O COMPORTAMENTO TEREZAAA.
    NÃO FOI PARA ISSSO AS MANIFESTAÇÕES???????/
    VAMOS CRITICAR OS QUE NÃO MUDARAM AINDA.
    ASSIM ELES APRENDEMMM.
    QUERIDAAA

    1. Rosangela disse:

      O que vc não entende Cláudia?
      Será que a linguagem da Prof. Teresa Leonel está “técnica” demais? Vamos traduzir: o Gonzaga é um dos piores exemplares da nossa política
      Não reconhece ideologia… não reconhece partido… não reconhece amigos… tem conta bancária. Só isso.

      1. Coco Seco disse:

        Verdade Rosângela! E vou falar num português mais chulo: Gonzaga é muito fraco!

    2. Daniel Capeta disse:

      Mudou agora, apenas por oportunismo. Nos bastidores, ele não mudou nada.

  3. Joselmo disse:

    Realmente uma posição equivocada, mais antes tarde do que nunca. Os políticos precisam escutar o povo nem que seja na marra. Isso que o deputado sentiu e como tal mudou de lado ou seja, escolheu o verdadeiro lado: o lado do povo. Parabéns deputado que me lembrar o glorioso Raul Seixas, ♫♫♫ “prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que uma opinião formada sobre tudo” ♫♫♫♫

    1. Contador disse:

      Joselmo, você também está equivocado. Ele mudou o voto dele apenas porque senão seria crucificado e perderia a chance de continuar no poder. O grande filósofo Raul disse essas palavras quando realmente entendemos que comentemos um erro, ou que pensávamos de forma errada, assim uma nova ótica é visualizada eassim mudamos de opinião. O que não é o caso de Gonzaga Patriota, ele é muito esperto, no sentido pejorativo da palavra!

  4. francisco disse:

    Esse dedputado Gonzaga Patriota é como qualquer outro que está lá em Brasilia,só pensa nele. vamos dar o troco o ano que vem.

  5. Sacomé-né disse:

    É hora de observar quem realmente está a favor do povo. AS ELEIÇÕES ESTÃO AI !!!

  6. Contador disse:

    Dizer o que?!!
    Antes odiava FBC e no ano passado passou a amar!! Acho que hoje ele odeia!
    Normal para quem quer com certeza no ano que vem ele vai falar isso em seu palanque: “Defendi a democracia e a vontade do Povo (Zé Povinho!) que me deu a honra de ocupar uma cadeira no Congresso Nacional mais uma vez. Aqui estou novamente para pedir ao Povo (Zé Povinho) que me recoloque lá sentado, representando assim os interesses de Petrolina (a cidade muda de acordo onde está sendo feito o comício) e do nosso Brasil!!”
    Espera só para ver!

  7. Olivia Petrolina disse:

    Mudar de posição não deve ser visto como algo do outro mundo.Ouvir o clamor das ruas deve ser considerado como fator preponderante, mas nunca deve ser visto como sinal de ‘fraqueza’. O nobre Deputado é experiente na arte de perceber a dinâmica da opinião pública.
    Uma coisa é certa, dos deputados federais de Petrolina, Gonzaga ainda é de longe o mais acessível. Das vezes que encontrei nas ruas da nossa cidade sempre mostrou simpatia, pude como uma simples cidadã trocar algumas palavras e aparentemente ser ouvida. E não era período de eleição. Já do Dep. Fernando Filho eu nunca consegui chegar perto, parece que ele anda sempre ocupado, ao telefone e com muita gente perto, parece um superstar…
    Já os estaduais Odacy Amorim, Cristina, Adalberto são como arroz de festa sempre andando pela ruas e presentes na câmara de vereadores, acessíveis a todos os eleitores.
    Enfim, não acho que seja o momento de trocar todos os políticos, acho que tem muita gente boa nos representando.

  8. cacia disse:

    Politico muda de opnião rapidinho por espontânea vontade ( que dizer por pressão do povo nas ruas) KKKKKKKKKK.

  9. Zé Castro disse:

    Atos, palavras, posicionamentos, ações politicas e promessas; O que é confiável em Gonzaga mesmo???? Pra mim nada nesse futuro ex-deputado inspira confiança.

  10. betania disse:

    OLIVIA VOCÊ DEVE SER IRMÃ OU PARENTE DE GONZAGA PARA ESTAR DEFEDENDO ELE MOSTRE QUAL O BEM ELE TROXE PARA SALGUEIRO SUA TERRA NATAL OU MESMO PARA SUA NOBRE CIDADE ACORDA PARA REALIDADE.

  11. Mauricio Dantas disse:

    Nesse caso especifico não foi uma “mudança de posição” do deputado mais sim um “oportunismo” claro e escancarado! Sabendo que estamos em véspera de eleição, o povo cada vez mais esta “enraivecido” com esses políticos que “dizem” que nos representam e quando eleitos votam contra o povo o deputado mudou o discurso e o voto para “agradar” a massa para ter alguma chance nas próximas eleições. Politico é igual a artista de TV, fala “coisas bonitas” na frente da câmeras para “ludibriar” o povo enquanto que sua história pessoal as vezes deixa a desejar!

  12. Pacato Cidadão disse:

    Que bom que o citado deputado mudou de opinião! Acho que isso deveria ser mais comemorado do que repudiado, pois como já dito aqui, a mudança de opinião dele foi por causa das manifestações – então, conquista nossa! Independentemente dele concordar ou não com a PEC 37, votando NÃO o mesmo votou como a maioria da população brasileira desejava.

  13. P3 disse:

    O Deputado Gonzaga Patriota em matérias vinculadas sobre a questão da PEC 37, o deputado demonstrou convicção em defesa da PEC e foi taxativo em sua decisão. Um político sério não muda sua convicções em um dia, as mudanças que parte de determinados políticos, ocorrem por oportunismo, para enganar a população visando a próxima eleição. O deputado pensa que a população vai esquecer facilmente, isso não vai acontecer, vc foi um dos vilões desse momento marcante da nossa história, fique certo que deputado deu um tiro no pé, errou quando foi a favor da PEC e quando mudou suas convicções

  14. Manu disse:

    Estamos de olho nos que votaram a favor, nos que absteram e nos que mudaram o voto de última hora. Estão pensando que as coisas vão ficar assim e só.

    O Deputado Gonzaga é apenas mais um como falaram em comentários anteriores, eles estão percebendo que não faz bem a repercussão tomada depois de tantas manifestações e tanto clamor da população. Só sendo muito bobo mesmo para continuar com essa sandice.

  15. Teógenes disse:

    A noite de São Bartolomeu

    Essa frase “Noite de São Bartolomeu” foi dita pelo próprio deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) em 1987, no restaurante da Câmara dos Deputados.

    Se referia ao atual ministro FBC (PSB-PE) que, segundo Patriota, dormiu favorável aos 4 anos para Sarney e acordou a favor dos 5 anos. Na véspera saiu no DOU um empréstimo da Sudene para empresas do grupo da família do Ministro.

  16. HUGO disse:

    NORMAL ELE COMO UM dePUTAdo TENHA MUDADO DE OPINIÃO. SOMENTE NOVE NÃO MUDARAM. O QUE ACONTECEU FOI QUE A SITUAÇÃO INVERTEU, SE NÃO FOSSE PELAS MANIFESTAÇÕES A COISA SERIA INVERSA: 9 CONTRA E O RESTANTE A FAVOR. CABE A NÓS ELEITORES NÃO VOTAR MAIS NESSES BANDIDOS E APROVEITAR AS MANIFESTAÇÕES PARA REIVINDICAR UMA MUDANÇA NO SISTEMA POLÍTICO DO PAÍS. DESVIAR DINHEIRO PÚBLICO É NORMAL PRA ELES E QUEM SE MANTÉM HONESTO É UM TROUXA. A COISA TEM QUE MUDAR E RÁPIDO.

  17. Andrea Antunes disse:

    TÁ NA HORA DESSE HOMEM SE ASPOSENTAR E IR CUIDAR DA VIDA ]A. JÁ NÃO SABE MAIS O QUE DIZ, JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZ…. ANTES DE PASSAR MAIS CONSTRANGIMENTO, GONZAGA, APOSENTE-SE DE LUGAR A QUEM TEM IDEOLOGIA, A QUEM QUER DEFENDER OS INTERESES DO POVO E NÃO SER MARIA VAI COM AS OUTRAS. SEMPRE FUI E SOU CONTRA A PEC 37 POIS LIMITARIA A FISCALIZAÇÃO. QTO MAIS PESSOAS E INSTITUIÇÕES FISCALIZANDO MELHOR PARA NOS BRASILEIROS MAS ACREDITO QUE ISSO INCOMODA AOS POLITICOS CORRUPTOS. FICOU FEIO DEPUTADO .

  18. Daniel Capeta disse:

    Esse, com certeza, é um político que jamais irei lembrar nas eleições.

  19. Maria das Graças disse:

    Não considero a derrubada da PEC 37 um avanço!!

  20. Graça disse:

    Nós não precisamos de políticos que vivem nas ruas se abraçando com o povo não… aí temos o resultado….Julio Lóssio, populista sem fututo….!

    Queremos político com atuação fortes e o Gonzaga deu mostra QUE É LEVADO por situações que lhe são convenientes.

    Gonzaga não adianta mais querer ser nada não… Vc não vai mais eleito, ficamos de olhos…. desista!.

  21. luiz disse:

    MORALIDADE POLITICA, ISSO E O Q O BRASIL PRECISA, POREM DEPENDE DA NOSSA CONSCIENCIA NAS URNAS. ESPERO QUE TUDO QUE ESTA ACONTECENDO NAO SEJA EM VAO, E HORA DE ENCARAR A REALIDADE…

  22. Professor Aristóteles Seixas disse:

    Cara Teresa Leonel, parabéns pelo artigo.
    Apenas alerto-lhe que não há RECLAME da sociedade e sim RECLAMO da sociedade.

  23. PENSANTE disse:

    Eu não sou a favor da PEC 37, mais meu pai sempre dizia que a “PALAVRA DE UM HOMEM, VALE MAIS QUE UM BAÚ DE TESOUROS”. Pois bem! Gonzaga não é nenhum menino para ser manipulado facilmente, sua mudança foi para atender unicamente seus próprios interesses e nada mais, não me venham com essa conversa de que ele ouviu o povo e decidiu mudar, até parece, agora os “alienados” claro vão acreditar nesse justificativa.

    São pessoas assim como Gonzaga que não são dignos de sentar em nenhuma cadeira de representação pública.
    Boa noite a todos. Falei e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários