Via Sacra de Cristo recebe releitura de dois poetas nordestinos e de artesã paranaense

0
Foto: divulgação

Um dos mais belos modos de se fazer a meditação sobre a Paixão de Nosso Senhor consiste em rezar a Via Sacra. Também chamada de Via Crucis – se refere ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário, onde faleceu.  Essa história cristã já inspirou abordagens em várias linguagens da arte: cinema, música e literatura.

Com todos seus simbolismos, ganhou novos contornos poéticos com o recém lançado livro “Via Sacra – O Caminho da Luz” (Ed. Nova Alexandria), dos poetas nordestinos Aldy Carvalho, sertanejo de Petrolina radicado em São Paulo, e do também poeta e professor João Gomes de Sá, alagoano de Água Branca. A obra em forma de versos se completa com o belo trabalho de xilogravuras distribuídas em 17 páginas, assinalado pela artesã paranaense Regina Drozina.

A Via Sacra pelos olhares poéticos  de Aldy e João Gomes, como observa o ensaísta Ely Veríssimo, no prefácio da obra, “retoma uma longa tradução da tradição da mensagem contida nos evangelhos, em palavras compreensíveis, como se faz o sacerdote, traduzidas, mais uma vez, para a fixação na memória do povo, em imagens“. Ao longo de mais de 40 páginas, o leitor vai se debruçar sobre um obra que atravessa todos os horizontes da trajetória de Jesus Cristo através das 14 estações até a ressurreição.

Na primeira estação, os autores  descrevem com singeleza poética e uma linguagem clara e palpável aos olhos e compreensão do leitor, por meio de suas métrica e rima, o momento em que Jesus é condenado à morte. “E pediram sua morte/ Na presença de Pilatos/ Que lavando as mãos lhes disse não ver culpa nos seus atos: – Se este homem é problema/ É só vosso esse dilema. Não me importo com os fatos/”.

A saga prossegue nos versos da Via Sacra com o cenário bíblico de cada estação, que inclui Jesus carregando a cruz, sua primeira queda, a ajuda de Simão no momento de dor, a presença de Verônica a enxugar o rosto de Cristo, e lá pela oitava estação em diante, o instante em que Jesus consola as mulheres de Jerusalém. Nas etapas finais, os poetas alinham com detalhes a pregação de Jesus na cruz, sua morte, sepultamento e ressurreição. E arrematam: “Naquele instante uma voz/ No momento anunciou que Jesus estava vivo/Para seu povo, voltou/. Como era registrado no grande livro sagrado: – Cristo ressuscitou”.

Olhar poético 

Para o ensaísta Ely Veríssimo, em toda estrutura da narrativa poética  Aldy Carvalho, João Gomes e Regina Drozina “recriaram uma das mais  icônicas cenas acerca da vida de Jesus. E fazem de maneira a recompor o seu sentido originário, traduzindo na forma  e no conteúdo, tanto a história de fé e da Igreja, quanto o simbolismo  mais profundo desse caminho, isto é, de que a verdadeira Via Sacra ocorre no interior de cada um, na simplicidade dos gestos e das ações que nos tornam divinamente humanos“.

O leitor que se interessar em adquirir o livro  Via Sacra o Caminho da Luz,  pode obtê-lo através do site da editora Nova Alexandria (www.novaalexandria.com.br/ (11) 2215-6252)  ou pelo e-mail de Aldy Carvalho (pazinko@gmail.com).

Emanuel Andrade/para o Blog  

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome