Vereadora Cristina Costa defende que merenda escolar não deveria ser terceirizada

por Carlos Britto // 10 de maio de 2011 às 11:02

A vereadora Cristina Costa (PT) não se conteve e soltou o verbo ontem (09), durante sessão ordinária na Casa Plínio Amorim contra o escândalo da merenda escolar, mostrado no último domingo (08) pelo Fantástico, da Rede Globo.

Educadora da rede estadual, A petista chamou de “bandidos” os prefeitos e/ou donos de empresas terceirizadas que se envolvam nesse verdadeiro crime contra o dinheiro do contribuinte.

Ela aproveitou para reforçar que a merenda das escolas – inclusive nas de Petrolina – não deveria ser terceirizada, a fim de que os recursos públicos fossem fiscalizados mais de perto.

Vereadora Cristina Costa defende que merenda escolar não deveria ser terceirizada

  1. SEM TERRA disse:

    É verdade não devia mais isso em Petrolina é praticado e não é fiscalizado como deveria ser. E por falar em merenda escolar cadê o resultado do projeto absurdo de autoria de Dr. Percio e da senhora vereadora Cristina, que se tratava da adição de 10% a 20% de farinha de mandioca na merenda escolar. Em que ficou?.

  2. jorgilson cabral disse:

    enquanto esses politicos nao tomerem vergonha na cara e dar um basta na roubalheira isso nao tem jeito.

  3. nffm disse:

    Oxi Britto, ela é EDUCADORA da rede estadual?????????????? então ela deveria pedir pra deputada dela dar uma olhadinha na merenda das escolas do estado aqui em Petrolina. Pois eu já vi muita coisa parecida com aquela do fantástico.

  4. joao paulo almeida disse:

    só para esclarecer a nobre vereadora, que é a mesma empresa que está em petrolina, e ela faça o requerimento do contrato e se aprofunde mais nas fiscalizações municipais que é o dever da camara.

  5. Desconstituidor de Discurso disse:

    Não concordo com a vereadora. É preciso introduzir o dinamismo da iniciativa privata no setor público. Cabe a Câmara fiscalizar os contratos. Se não o fazem é por pura negligêncial

  6. LOCUTOR IVO JÚNIOR (SALGUEIRO-PE) disse:

    MERENDA ESCOLAR DE PÉSSIMA QUALIDADE
    DE ACORDO COM MATÉRIA VEICULADA NO PROGRAMA “FANTÁSTICO” DA REDE GLOBO, NESSE DOMINGO ,08/05/2011, MOSTROU, EM PARTE, O DESCASO DE AUTORIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO PARA COM OS ALUNOS DE VÁRIAS ESCOLAS DO PAÍS NO QUE SE REFERE À PESSIMA QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR.
    AS CENAS NOS CAUSARAM UM MISTO DE REVOLTA E REPUGNÂNCIA. BARATAS, SAPOS, FORMIGAS, GORGULHOS, ALÉM DE OUTROS, MISTURAVAM-SE AOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DESTINADOS À MERENDA EM MUITAS ESCOLAS DO PAÍS.
    NÃO BASTASSE TUDO ISSO, A REPORTAGEM INVESTIGATIVA DA GLOBO DESCOBRIU QUE EXISTEM ESQUEMAS FRAUDULENTOS ENVOLVENDO EMPRESAS FORNECEDORAS DE ALIMENTOS E SECRETARIAS ESTUDUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM ESTADOS COMO GOIÁS, MINAS GERAIS, BAHIA, RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA E SÃO PAULO.
    PREFEITOS, VEREADORES, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E ATÉ GESTORES DE ESCOLAS, SEGUNDO A REPORTAGEM, RECEBEM PROPINAS DE EMPRESAS FORNECEDORAS DE ALIMENTOS.
    É PRECISO QUE O MEC, A POLÍCIA FEDERAL, A VIGILÂNCIA SANITÁRIA E O MINISTÉRIO PÚBLICO APUREM OS FATOS E PUNAM OS CULPADOS.
    O QUE NÃO PODE E NÃO DEVE EM HIPÓTESE ALGUMA É POR EM RISCO A VIDA DE MILHÕES DE ESTUDANTES. É HORA DE DAR UM BASTA NESSA VERGONHOSA SITUAÇÃO.
    LOCUTOR IVO JÚNIOR (SALGUEIRO-PE)

  7. Desconstruidor de Discurso disse:

    O que eu acho engraçado é que a saúde pública bancada pelo Estado de Pernambuco foi terceirizada para o IMIP, no entanto, a turma do PT, nada fala. Cadê a coerência.

  8. Bom senso... disse:

    Cara Edil,

    Deperto ou de longe,
    Vc possui instrumentos mais eficientes para fazer valer o que acredita diante do que discursa…
    Solicite os contratos, veja as dispensas de licitação, veja as atas de preço, cartas convites etc etc, veja as empresas que vem sucessivamente fornecendo… Vá a Junta comercial, veja quem são os que compõem a sociedade… Investigue, indague, questione !!!

    Por último, acredito piamente na sua competência se quiser esclarecer de fato essa situação para a sociedade Petrolinense !!!

    Esse é o papel do vereador…

  9. Bom senso... disse:

    De perto…

  10. santana disse:

    EU TENHO UMA FILHA DE OITO ANOS MAIS NUNCA TIVE CORAGEM , DE COLOCAR, EM ESCOLAS MUNICIPAIS E SIM PARTICULAR NÃO É PORQUE TENHO DINHEIRO SUFICIÊNTE NÃO É PORQUE MUITAS COISAS NÃO ME AGRADA UMA É AMERENDA, Á OUTRA É AQUELE VELHO DITADO EU PAGANDO ,TENHO COMO COBRAR ALGUMA COISA QUE ESTÁ ERRADO, E QUANDO É DO ESTADO NUNCA TEM UMA PESSOA COM QUEM DEVE RESOLVER NADA.

  11. Pe. Antonio disse:

    Aprimorar a fiscalização e o controle social

    As noticias sobre escândalos de fraudes no fornecimento de alimentação escolar no país é prova de que por trás dos desvios se esconde um esquema de terceirização dos serviços públicos na maior prefeitura do país. Como todos sabem existem vários mecanismos utilizados para repassar ao setor privado serviços que deveriam ser prestados pelo Estado. O mais escancarado é a venda de uma empresa ao setor privado, como foi largamente feito no período FHC.
    É possível privatizar também precarizando a oferta pública e liberalizando a oferta privada. Exemplo disso é a oferta do ensino superior em nosso país. Creio que se possa dizer o mesmo do setor da saúde. Porém, existem formas menos evidentes, mas não menos eficientes. Temos o processo de terceirização de funções e serviços que eram executados diretamente pelo poder público. Assim foram terceirizados os serviços de limpeza urbana de nossas cidades, a vigilância e a limpeza das unidades de saúde e de muitas redes escolares. Como regra os trabalhadores terceirizados ganham menos do que os servidores públicos, mas não há economia para os cofres públicos, sendo direcionado grandes recursos para as empresas gerenciadoras do serviço. A terceirização da Merenda Escolar é o final da linha de um processo que já foi centralizado no governo federal, foi descentralizado para os estados e depois para os municípios. Não é de hoje que se ouve falar em escândalos de corrupção nesse setor.
    O governo federal repassa às prefeituras aproximadamente R$ 0,22 por aluno de creches e ensino fundamental, para a compra da merenda, por meio do Pnae. Nas cidades em que o serviço é terceirizado, as prefeituras usam recursos próprios para complementar os gastos. Na maioria das vezes, a justificativa apresentada pelos gestores para a terceirização é a redução das despesas. Na prática, porém, o MP verificou aumento substancial nas despesas. Em alguns municípios há variação de até 525% no preço das refeições antes e depois da terceirização, segundo dados da promotoria. Então por que terceirizar se isso aumenta as despesas!
    A coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação afirma que a merenda fornecida pelo Estado sai muito mais barata para os cofres públicos do que a fornecida por empresas terceirizadas. Se Constituição diz que a merenda escolar é papel do Estado não deveria haver terceirização no setor. Além disso, segundo a coordenadora, a alimentação escolar tem um caráter pedagógico, pois a escola não pode ser apenas um refeitório, e sim um local onde as crianças aprendem como é feita a alimentação saudável. Por isso, a merenda não pode ser terceirizada da mesma forma como ocorre em indústrias.
    Existe uma rede de cooperação formada pelo FNDE em parceria com Ministério Público e o Conselho de Alimentação Escolar é responsável por acompanhar, fiscalizar e receber denúncias relacionadas à merenda. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados também deve debater o assunto e investigar contratos de terceirização da merenda escolar no país. E as Câmaras Municipais qual é o seu papel em relação a essa questão no município? E o papel do Conselho de Alimentação Escolar na fiscalização e controle social? Esse dinheiro é nosso e precisa ser bem empregado.

  12. Bom senso... disse:

    Um pouco de memória… vejam o que merendas, tranportes e obras podem fazer…

    Notícia I

    Os refugiados do lulismo”
    A Folha confirma hoje que familiares do ex-prefeito Celso Daniel (Santo André-SP), assassinado há seis anos, foram reconhecidos, de fato, como “refugiados políticos” na França.

    Um irmão e uma cunhada do ex-prefeito petista de Santo André (SP) Celso Daniel, morto há quase seis anos, foram reconhecidos pelo governo francês como refugiados políticos. Bruno Daniel, Marilena Nakano e três filhos deixaram o Brasil em março de 2006. A família informou que vinha recebendo ameaças de morte por insistir na elucidação do assassinato do prefeito, até hoje sem resposta na Justiça. O casal reuniu reportagens e relatos de amigos sobre as ameaças para apresentar ao Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas (OFPRA) – a Folha ligou para o órgão, que informou que os casos são mantidos em sigilo. Bruno e Marilena disseram que escolheram o país pela tradição da França em dar abrigo a perseguidos políticos. A pedido da família, Hélio Bicudo, membro da Fundação Interamericana de Direitos Humanos, irá apresentar hoje duas cartas escritas pelo casal, que pede um maior empenho do Judiciário. No documento, a família informa que sua maior preocupação é a ação que está no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a legitimidade de os promotores conduzirem uma investigação. Advogados do ex-segurança e empresário Sérgio Gomes da Silva, apontado pelo Ministério Público como o mandante do crime (o que ele nega), dizem que só a polícia pode investigar. A família pede aos ministros que se sensibilizem e votem de forma favorável à Promotoria. O processo sobre a morte está na primeira instância -as testemunhas de defesa estão sendo ouvidas. Celso Daniel foi seqüestrado no dia 18 de janeiro de 2002, quando estava em um carro blindado conduzido por Gomes da Silva. O corpo foi localizado dois dias depois. Para a Promotoria, o crime foi encomendado e está relacionado a um esquema de propina montado para financiar campanhas eleitorais. A Polícia Civil, porém, concluiu que foi crime comum.

    Em 17 de janeiro do ano passado, publiquei aqui e no Blog Celso Daniel um texto exatamente com este título: “Os exilados da era Lula”. Cito o trecho final:Numa república que merecesse o nome, não pairariam dúvidas sobre esta sucessão de crimes, nem a investigação sofreria embaraços. Mas o que se viu? O que se viu foi que os próprios familiares de Celso Daniel foram ameaçados, perseguidos, intimidados – e, sem amparo, muitos deles estão no exílio. São os exilados da era lulo-petista. O governo Lula, amigo das Farc e do castrismo (leia editorial do Estadão: “O diploma honoris causa das Farc”), até hoje não tomou qualquer medida para proteger os familiares de Celso Daniel.

    Notícia II

    Uma herança bendita?
    Da coluna do jornalista Cláudio Humberto:

    22/02/2008 0:00

    Celso Daniel, falecido: no paraíso
    Ao abrir o inventário, Bruno Daniel, irmão do prefeito assassinado de Santo André (SP), Celso Daniel, descobriu a existência de contas bancárias em paraísos fiscais, mas com o detalhe particularmente petista: o falecido assinou cheques depois de morto. Bruno, exilado em Paris temendo pela sua vida, receberá dia 4 o passaporte de refugiado político e planeja uma entrevista coletiva explicando a razão do asilo

    Notícia III

    Anotem esse nome: Norma Cunha
    Do blog do jornalista Cláudio Humberto:

    29/02/2008 0:00

    Rocha Mattos: ex-mulher abre o bico
    Em liberdade após quatro anos de prisão por envolvimento na Operação Anaconda com o ex-marido, juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, que está preso, Norma Cunha diz ter revelações no caso do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel. A primeira: era sócia oculta da agência de câmbio e turismo Havaí, investigada na CPI dos Bingos por suposta lavagem de dinheiro das contas da prefeitura no exterior.

    Laços de família
    Acusada de ser tesoureira da quadrilha de Rocha Mattos na venda de sentenças e lavagem de dinheiro, é cunhada da dona da Havaí, Neuma.

    Mistério das contas
    Neuma Kodama negou na CPI conhecer o suposto “esquema de Santo André”, mas Norma teria provas de quem as movimentou e sacou.

    Mistério do morto
    Seriam US$ 48 milhões para a campanha de Lula, de “caixinha ilícita”, movimentados mesmo após a morte de Celso.

    Verdade ou blefe?
    Promotor de Santo André, Roberto Wider desconhece a movimentação pós-morte, que a família de Celso confirma, mas Norma diz ter provas.

  13. Pe. Antonio disse:

    Todos os fatos e outros que não divulgados mas os cidadãos de cada muni´cipio conhecem só reforçam a necessidade e a urgência de maior atenção, acompanhamento, fiscalização e denúncia do que acontece nos município brasileiros com os recursos públicos para transportes, merenda escolar e obras públicas. Assim como se cobra na Escola Particular, devemos cobrar e acompanhar o que acontece nas escolas públicas, pois tudo o que acontece lá é com recursos do provo brasileiro. Pagamos impostos, portanto, temos direito de receber serviços públicos de qualidade como educação, saude, saneamento e outros.

  14. Roberto disse:

    Quando se trata de tercearização, devemos sim fiscalizar ,pois sempre alguem sai ganhando com isto !
    Aqui em SP, tem uma empresa chamada TB multiserviços, que esta em todos os seguimentos de prestação de serviços , metro, hospitais, rodoviarias,estradas, transporte,cptm etc…sob comando do Gov. Geraldo Alquimim,isto sim é muito estranho , como é possivel uma empresa abraçar todos os seguimentos sozinha em SP , por tanto tempo ?
    A nobre vereadora Cristina Costa deveria abrir uma CPI nesta empresa para que não tenhamos duvidas, em que nossos impostos estão sendo pagos realmente para tercearizadas merecedoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Belissimas palavras, dirigidas paraceste grande homem!! Para quem experimentou esta exiatencia com o Raphael... Nossa eterna gratidao !!!