Variante Delta já circula em Pernambuco, diz governo

por Carlos Britto // 18 de agosto de 2021 às 17:35

Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (18), que as investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios indicam que a variante Delta da Covid-19 já circula no território. Na última quinta-feira (12), o sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) revelou duas amostras com a cepa originária da Índia: dois homens, de 24 e 49 anos, residentes em Abreu e Lima e Olinda, respectivamente.

A Secretaria de Saúde declarou que, até o momento, não foi encontrado vínculo epidemiológico dos pacientes positivos, indicando a probabilidade de circulação da variante Delta no Estado – quando não é possível rastrear a origem da infecção, comprovando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para locais onde há registro de casos.

O secretário destacou ainda que a circulação da variante Delta em Pernambuco reforça a importância dos cuidados e, principalmente, da vacinação contra a doença.

Cenário epidemiológico

Na semana epidemiológica (SE) 32, que compreende o período entre 8 e 14 de agosto, Pernambuco observou uma estabilidade nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se mantêm nos menores patamares registrados desde o início da pandemia no Estado. Ao todo foram 420 casos na semana 32, o que representa 21 a mais que a SE 31 (1 a 7/08) e uma queda de 17% na comparação com a SE 30 (25/07 a 31/07). Já a Central de Regulação de Leitos registrou nova queda nas solicitações por vagas de UTI, com 330 pedidos de internação na semana 32, o que representa uma redução de 6% em relação à semana 30.

Variante Delta já circula em Pernambuco, diz governo

  1. Francisco disse:

    Claro, liberaram tudo. Os bares e distribuidoras de bebidas, que não deixam mais as pessoas dormirem à noite e que geram meia dúzia de empregos, problemas de saúde decorrentes do consumo de álcool, que o estado terá que bancar futuramente às nossas custas a recuperação de cachacheiros, que não têm compromisso com a autoreflexão. Hoje vivemos em um Estado outeiro, sem ordem e onde o malandro e aqueles que querem ganhar dinheiro a todo custo não estão nem aí para os demais cidadãos. A polícia e conivente, uma vez que o 190 do Bies p e 5 BMM não agem quando solicitados. A desgraça da Guarda Municipal, dominada por políticos, só pensa em votos e também não age. Caminhamos para o caos social.. A hora de agir se chama agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *