“Vale Curtas” realiza festa de premiação dos melhores da 5ª edição do festival

por Carlos Britto // 16 de janeiro de 2012 às 18:01

A 5ª edição do “Vale Curtas” realizou no último sábado (14) a premiação dos melhores curtas metragens, em pleno rio São Francisco. Dos 183 curtas inscritos nas mostras competitivas, Nacional e Regional, 13 filmes receberam o trofeu “Cari”, uma criação do artista plástico juazeirense ‘Coelhão’, em homenagem a um dos peixes mais apreciados da região.

O primeiro lugar geral da mostra Nacional ficou com o filme, “Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo”, do cineasta gaúcho Rodrigo John. Já o primeiro lugar da Mostra Competitiva Regional foi para o curta “A Barca”, do petrolinense Leonardo Silva.

Com a premiação, o segurança Leonardo Silva agora se sente motivado para investir na área. “Fiz este filme com um celular e editei no meu computador. Era apenas uma brincadeira sobre o transporte no Rio São Francisco. Agora vou tocar pra frente”, prometeu Silva.

De acordo com Chico Egídio, coordenador do Vale Curtas, a 5ª edição do festival superou todas as expectativas. “Os filmes selecionados estavam com boa qualidade, e a tenda de circo na orla de Petrolina, para a exibição dos filmes foi uma escolha feliz”, declarou Egídio.

O evento teve uma média de 400 pessoas por noite, com um público diversificado, que se renovava a cada exibição. A oficina de Atuação para Audiovisual, programada para atender 15 pessoas, recebeu 22, e a mostra nos bairros de Petrolina e no Centro de Cultura João Gilberto (em Juazeiro) oportunizou a participação de outros públicos.

”Na próxima edição, vamos manter o que  deu certo, corrigir os erros e ampliar as possibilidades”, promete Egídio.

Além do Troféu Cari, os vencedores também vão receber uma premiaçaõ de R$ 15 mil – custeada, via incentivo, pelo 4º Edital de Fomento ao Audiovisual de Pernambuco, Fundarpe/Secretaria de Cultura de Pernambuco. em março próximo (dias 01 e 02), os municípíos de Trindade e Lagoa Grande, no sertão do estado, receberão a mostra itinerante com a retrospectiva do 5º Festival Vale Curtas.

Apoio

O festival é realizado pela Associação Raízes, com a produção executiva da Alegria, Alegria Produções. Neste ano o evento contou com o apoio da TV Grande Rio, Restaurante Flor de Mandacaru, Centro Educacional Vivência, Audisom, Univasf, TV São Francisco e Prefeitura de Petrolina. (Da CLAS Comunicação/fotos: Lizandra Martins/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *