5ª Feira de Pinhões pretende reunir mais de 5 mil pessoas

por Carlos Britto // 08 de julho de 2012 às 14:36

Já considerada sucesso em toda região, a Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões,  que este ano está em sua quinta edição, acontece de 20 a 22 de julho, no Jorrinho, localizado às margens da BR 235, a 72 km da sede do município de Juazeiro. O evento inclui em sua programação exposição e comercialização de animais, palestras, cursos, concursos, leilões e serviços voltados ao setor.

Segundo os organizadores, a feira tem mudado a realidade dos produtores em vários aspectos, desde a comercialização considerada ‘gargalo’ da cadeia, o melhoramento genético dos animais, o aumento da autoestima do produtor e a inserção dos jovens na atividade. “O distrito tem sua economia voltada para agricultura de subsistência e a criação de animal, e destaca a caprinovinocultura como seu grande sustentáculo. Acredito que a feira tem proporcionado avanços para os produtores da região, que a partir do evento buscaram se aperfeiçoar cada vez mais”, destacou José Wilson Chaves, coordenador da feira.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Seadruma), em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Curaçá (Aprovic). “O nosso objetivo é proporcionar aos caprinovinocultores da região, especialmente do distrito de Pinhões, oportunidades de negócios que englobem todo segmento comercial local, melhorando assim a renda e a qualidade de vida desses trabalhadores”, afirmou o secretário interino da Seadruma, Josival Barbosa.

Este ano, a organização da feira aguarda a participação de 60 expositores, com aproximadamente 500 animais (entre caprinos e ovinos), com exemplares de vacas de leite – atividade que surge como mais uma alternativa de geração de renda em propriedades isoladas, porém com expectativa de crescimento. Estima-se um público de cerca de 5 mil pessoas durante os três dias de evento. Vale destacar que a feira também conta com o apoio da Adab, EBDA, Sebrae, Codevasf, Uneb, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), DNOCS, Mineração Caraíba, Agrovale e comércio local.

5ª Feira de Pinhões pretende reunir mais de 5 mil pessoas

  1. Dedicação e compromisso disse:

    Estudei com Chaveco na FAMESF, em 1990, desde aquela época, o Chaveco já defendia essa atividade com muita garra, enfatizava a importancia dessa atividade na economia regional, e várias vezes nos levou para conhecer a área de sequeiro produtora de caprino do municípo de Juazeiro na sua famosa marajó, uma vez que o unico transporte o famoso BORORÓ estava quebrado. Ricardo

  2. Jardel pereira disse:

    A feira de caprinos e ovinos de Pinhões hoje é uma realidade, e fortalece mais ainda o pequeno produtor no sentido de organização e melhoramento genético do seu rabanho, parabéns APROVIC e comissão organizadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *