Unimed reforça cuidados e orientações contra surto de doenças respiratórias

por Carlos Britto // 04 de junho de 2025 às 20:43

Foto: CLAS Mk/divulgação

A Unimed Vale do São Francisco (VSF) está reforçando cuidados e ampliando orientações para enfrentamento a um surto que vem sobrecarregando às UTIs pediátricas com doenças respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza e casos persistentes de Covid-19. Operando com alta demanda de atendimentos, o Hospital Unimed Petrolina (HUP), principal unidade de saúde da cooperativa médica, registra diariamente um aumento de quadros respiratórios, com maior incidência entre crianças, que muitas vezes necessitam de internação em unidade de terapia intensiva devido a complicações como bronquiolite e pneumonia.

É um momento que exige atenção redobrada da população. Estamos diante de um cenário que sobrecarrega o sistema de saúde e torna ainda mais importante a prevenção. O cuidado começa em casa, nas escolas e nos ambientes compartilhados”, destaca o médico infectologista, Rodrigo Videres.

Com o agravamento da situação, a Unimed orienta seus clientes e a população em geral a adotarem medidas preventivas e a procurarem, sempre que possível, unidades alternativas para casos leves e moderados, como Teleconsultas utilizando o SOS Unimed (0800 772 3772) Consultório dos pediatras assistentes, no HUJ (Hospital Unimed de Juazeiro) ou Ambulatório do NASP (Núcleo de Atenção à Saúde) da Unimed Petrolina.

Cuidados simples

 – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, especialmente após tossir, espirrar, assoar o nariz ou cuidar de crianças.
– Evitar enviar crianças com sintomas respiratórios (tosse, coriza, febre, dor de garganta) para creches, escolas ou atividades coletivas.
– Manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações.
– Adotar a etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar.
–  Atualizar a caderneta de vacinação, especialmente com as vacinas contra gripe (Influenza).

Atenção aos Sinais de Alerta

Pais e responsáveis devem procurar atendimento médico imediato diante de sintomas como: dificuldade para respirar ou respiração rápida, cansaço extremo e prostração lábios ou dedos arroxeados, recusa alimentar ou ingestão reduzida de líquidos. “Medidas de prevenção, especialmente em ambientes escolares e domiciliares, ajudam a frear a cadeia de transmissão e evitam complicações. A responsabilidade é de todos nós”, reforça o infectologista.

Unimed reforça cuidados e orientações contra surto de doenças respiratórias

  1. Sempre Atento disse:

    Mentira tem Covid ainda,cadê o Gabiru e as ratazanas e seus jumentos eleitores que toda hora estavam na mídia, Globo, Uol, Folha de São Paulo todos calados, bando de hipócritas e demagogos só servem para meter a mão no dinheiro da nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários