Uneb fará workshop sobre educação contextualizada com o semiárido

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2021 às 21:35

Imagem: Divulgação

Pelo décimo ano consecutivo, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), em Juazeiro (BA), irá promover o Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro a ser realizado entre os dias 16 e 19 de novembro no formato online.

Nesta edição, o evento discutirá o tema “Educação contextualizada, diálogos e conflitos interculturais: entre o local e o global”, numa articulação ampliada entre o Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade de Pádua (Itália), cujo convênio e parceria datam de décadas, em especial através do intercâmbio de estudantes da graduação e da pós-graduação.

Este ano é proposto um diálogo do local para o global, do nacional para o internacional (e vice-versa), numa amplitude potencializada pelos novos/outros modos de interação e construção, para a (re)formulação e/ou elaboração, durante o período da Pandemia do Covid-19, com toda a complexidade que envolve a crise sanitária e de distanciamento social. No dia 17, o evento inclui o 2º Cyber Encontro Internacional de Estudantes Universitários, em colaboração com o programa Scholas Chairs, aberto a estudantes do mundo inteiro. O objetivo é ampliar as discussões intercontinentais e interculturais.

Para isso serão realizadas mesas temáticas, sessões coordenadas, conferências, seminários e grupos de trabalho, com vistas a promover aos participantes a reflexão e aprofundamento do atual momento, a contemporaneidade, a pandemia da Covid-19 e os seus desafios, em especial no contexto educacional das relações, inter-relações e formações dos povos, grupos e instituições. Mais informações no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *